Publicidade

Termogênicos: riscos, benefícios e termogênicos naturais

Termogênicos: riscos, benefícios e termogênicos naturaisSÃO PAULOQuem não quer perder peso de maneira rápida? Os termogênicos parecem estar na moda atualmente e dizem ajudar a queimar mais calorias enquanto a pessoa se exercita. Quem frequenta academia certamente já ouviu falar desses produtos, que normalmente vêm na forma de cápsulas ou em pó. Mas o que na verdade são os termogênicos? Qual a ação deles no organismo? Quais os riscos e benefícios?

Publicidade

O que são os termogênicos e ação no organismo

Os termogênicos são alimentos ou substâncias químicas que aceleram o metabolismo e ajudam a queima de calorias, ajudando no processo de emagrecimento. O nome vem da capacidade dessas substâncias em aumentar a temperatura do corpo através da aceleração do metabolismo e queima de tecido adiposo. Essa aceleração aumenta a velocidade do sangue, causa dilatação dos vasos sanguíneos e aumento da frequência cardíaca (taquicardia). Como consequência, a pessoa se sente mais agitada e com mais energia para realizar exercícios físicos. Devido a isso, os termogênicos são muito utilizados no ambiente da academia, antes do treino de musculação ou treinos aeróbicos.

Composição dos termogênicos

Antigamente, os termogênicos continham efedrina e anfetaminas, substâncias que promoviam a perda de peso, mas causavam severos eventos adversos, como acentuada taquicardia, dores de cabeça, secura na boca, ansiedade, forte dependência, problemas cardíacos, tremores, insônia, dentre outros. Esses compostos químicos estão atualmente proibidos no mercado e os termogênicos atuais possuem outra composição com substâncias legalizadas, como a cafeína, L-carnitina e taurina.

Diferentemente dos produtos antigos, os termogênicos à base de substâncias legais não causam dependência. Entretanto, de acordo com estudos científicos, a cafeína, L-carnitina e taurina queimam menos calorias que as anfetaminas. O aumento da dose desses produtos pode levar riscos de saúde. Uma vez que os benefícios não superam os potenciais efeitos colaterais, o uso de termogênicos artificiais é muitas vezes desencorajado por nutricionistas e profissionais do esporte.

Termogênicos naturais

Embora não exista fórmula mágica para perder peso, alguns alimentos podem ser usados para ajudar na queima de calorias. Esses alimentos podem ser inseridos numa dieta balanceada e combinados com a prática de exercícios físicos. Confira alguns deles:

Pimenta-vermelha: de acordo com estudos, a capsaicina, substância presente na pimenta, tem propriedades termogênicas. Você pode usar a pimenta em pratos salgados e saladas. Além da pimenta-vermelha, outros temperos também são termogênicos, como a pimenta-do-reino, o cominho, cardamomo, etc…

Canela: além dos benefícios no controle dos níveis de açúcar no sangue, a canela também possui propriedades termogênicas. Cerca de 1 colher de chá por dia é suficiente. Combine a canela com pratos doces e salgados.

Chá verde: além do alto teor antioxidante, o chá verde também pode acelerar o metabolismo. O chá verde é rico em polifenóis e catequinas, substâncias com propriedades termogênicas.

Gengibre: o gengibre também pode ser usado como aliado na perda de peso. Estudos mostram que o consumo de gengibre, na forma de chá ou em alimentos, aumenta o metabolismo basal, além de controlar a vontade de comer.

Mostarda: as sementes de mostarda, além de ricas em minerais como selênio e manganês, também possuem efeito termogênico. Você pode temperar saladas ou usar a mostarda em carnes e aves.

Repolho: cru ou refogado, roxo ou verde, o repolho possui substâncias que aumentam o metabolismo, além de terem poucas calorias.

Água gelada: além de hidratar o corpo e repor sais minerais, a água é importante aliado na perda de peso. O consumo de água gelada faz com que o corpo gaste mais calorias para aquecê-la. Embora o efeito seja pequeno, o consumo de cerca de 2 L de água gelada por dia pode fazer o corpo queimar cerca de 200 kcal.

Além de manter uma dieta equilibrada e saudável, a prática de atividades físicas é importante para queimar calorias. Converse com seu nutricionista e educador físico para mais orientação.

Leia também: 11 alimentos para melhorar o desempenho nas atividades físicas – 12 alimentos que ajudam a emagrecer

12 de Janeiro de 2015. Texto escrito por Matheus Malta de Sá (farmacêutico). Fontes: International Journal of Obesity, British Journal of Nutrition, Metabolism, Fotos: Criasaude.com.br

Observação da redação: este artigo foi modificado em 28.10.2015

Publicidade