Publicidade

Home » Nutrição » Dieta da proteína

Dieta da proteína

A famosa dieta Dukan é um tipo de dieta da proteína dividida em 4 fases. Muitas pessoas, entretanto, não conhecem essas dietas, seus benefícios e efeitos para o corpo.   

Publicidade

O que é a dieta da proteína?

Como o próprio nome diz, essa dieta é baseada no consumo de alimentos ricos em proteínas e pobre em carboidratos. Essa dieta, entretanto, não deve ser confundida com dietas pobres em carboidratos (como a dieta Atkins), mas que não possui controle de calorias, contendo, normalmente, alto teor de gordura. A proteína de escolha deve ser pobre em gordura, como alimentos desnatados e carnes magras.

A dieta da proteína é indicada por nutricionistas e fisiculturistas para aumentar a massa muscular (massa magra) e perder gordura. Embora muitas pessoas consigam perder gordura e aumentar a massa muscular com esse tipo de alimentação, há debates em diversos países sobre os riscos e benefícios de alimentação alta em proteína.

Efeitos no organismo da dieta da proteína

Efeitos no organismo da dieta da proteínaO baixo consumo de carboidratos e alto consumo de proteínas faz com que o corpo utilize o tecido adiposo (reservatório de gordura) como principal fonte de energia para as atividades. Com isso, gordura é queimada num ritmo acelerado. Nos primeiros dias, a pessoa pode sentir alguma fraqueza devido ao aporte reduzido de carboidrato, entretanto, esse efeito é passageiro e a pessoa começa a se adaptar ao longo da primeira semana. As proteínas ajudam na formação das fibras musculares, o que causa aumento da massa muscular. Quanto maiores os músculos, maior o metabolismo basal, o que causa aumento do gasto calórico e queima de gordura.

Entretanto, há alguns riscos associados a esse tipo de dieta. O consumo excessivo de proteínas sobrecarrega os rins e causa um efeito chamado de acidose metabólica, mesmo que leve. Existem diversos debates sobre os possíveis riscos da acidose metabólica, incluindo danos aos ossos, músculos e rins. Há poucas evidências na literatura científica sobre os dados em longo prazo de dietas ricas em proteínas, e os debates sobre a validade desse tipo de alimentação não estão fechados. Nutricionistas indicam que essa dieta seja feita por período limitado, não superior a 15 dias, com pausa de alguns dias e, então, retomada.

Alimentos permitidos na dieta da proteína

Alimentos permitidos na dieta da proteínaNesse tipo de dieta, as proteínas têm baixo teor de gordura, e o consumo de calorias é controlado. Poucos carboidratos são permitidos, sendo que alimentos proibidos incluem pão, macarrão, arroz, batata, biscoitos, doces em geral, açúcar (branco e mascavo), refrigerantes, bebidas adoçadas, água de coco, milho, feijão e outras fontes ricas em carboidratos. Os alimentos permitidos são:

– Carnes magras: peixe, frango, frios magros sem gordura.

– Leite desnatado e derivados (queijo branco, iogurte, iogurte grego sem gordura).

– Whey protein.

– Gelatina diet sem açúcar.

– Clara de ovo.

– Alguns vegetais: pepino, tomate, rabanete, alface, cogumelos, folhas verdes, berinjela.

– Algumas frutas: limão, melancia, abacate, melão, laranja.

A dieta Dukan

 dieta DukanEssa dieta é um tipo de dieta da proteína dividida em 4 fases. Na primeira fase, que dura de 3 a 7 dias, qualquer fonte de carboidrato (incluindo frutas e vegetais) é proibida, sendo permitidas apenas proteínas magras. Deve-se ingerir 1 colher e meia de farelo de aveia por dia, para saciar a fome e auxiliar na digestão.
Na segunda fase, inserem-se alguns vegetais, como tomate, pepino, acelga, alface e cogumelos. Ainda assim, não é permitido comer nenhum doce ou carboidrato como pão, arroz ou macarrão. Nessa fase, intercala-se um dia comendo só proteína com um dia comendo proteínas e vegetais, até completar 1 semana.

Na terceira fase, acrescenta-se 2 porções de frutas por dia, 2 fatias de pão de forma e 40g de queijo de qualquer tipo (não precisa ser light). Além disso, a pessoa pode comer 1 porção de carboidrato (como arroz integral, feijão, macarrão integral, etc) 2 vezes por semana. Essa fase tem duração variável, devendo ser feita por 10 dias para cada 1 kg que a pessoa queira perder (ou seja, se a pessoa quer perder 5 kg, a dieta deverá ser feita por 50 dias).

Na quarta e última fase, a pessoa deve dedicar 1 dia na semana para comer apenas proteínas magras. Carboidratos e doces estão proibidos por mais de 2 vezes na semana. É importante lembrar que é fundamental beber muito líquido nessa dieta, como água, chá e café (sem açúcar).

Leia também: 11 alimentos de origem animal ricos em proteínasDieta mediterrânea10 dicas para perder a barriga

Observação da redação: este artigo foi modificado em 30.06.2017

Publicidade