Publicidade

Alimentos contra celulite

Alimentos contra celuliteSÃO PAULOA celulite são aqueles pequenos furinhos incômodos que aparecem na pele e atinge tanto homens quanto mulheres. A celulite é consequência do depósito de gordura entre as fibras conjuntivas que prendem a pele ao músculo. Quando o acúmulo aumenta, a gordura empurra a pele para cima, e as fibras conjuntivas continuam puxando a pele para baixo, criando uma superfície irregular. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a celulite não está relacionada com a obesidade, e muitas pessoas magras têm a condição.
Atualmente, existem diversos métodos que prometem eliminar, como a drenagem linfática, massagens modeladoras e cremes anti-celulite (alguns à base de retinoides). Entretanto, existe uma forma barata e eficaz de acabar com essas indesejáveis imperfeições: a alimentação. A dieta tem um papel importante no depósito de gordura sob a pele, e muitos alimentos têm importantes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que combatem a celulite.

Alimentação contra celulite

Além de promover a perda de peso, certos alimentos atual melhorando a qualidade do tecido conjuntivo sob a pele e combatendo a inflamação que acompanha o processo de formação da celulite. É importante, entretanto, que a boa alimentação seja combinada com hábitos de vida saudável, como a prática de atividades físicas, consumo controlado de álcool e evitar o fumo. Algumas dicas gerais com relação à alimentação incluem evitar açúcar em excesso, evitar refrigerantes e bebidas adoçadas, evitar alimentos processados e embutidos, e gorduras de origem animal. Veja alguns alimentos que ajudam na luta contra a celulite:

Banana: essa fruta é rica em potássio e pobre em sódio, o que previne a retenção de líquido. A retenção de líquido ajuda na formação de celulite, e o consumo de banana retarda esse processo.

Gengibre: o gengibre possui substancias que aceleram o metabolismo (termogênico natural) e ajuda na queima de gordura. Além disso, ele ajuda a digestão e melhora a circulação, ajudando o corpo a eliminar a celulite.

Castanha-do-Pará: essas castanhas são ricas em selênio, importante antioxidante que tem importante papel na defesa do organismo e na melhora da aparência da pele. Além disso, essa castanha é rica em vitamina E e potássio.

Alecrim: essa erva promove a digestão e ajuda a eliminar a gordura que se acumula sob a pele. Além disso, o alecrim contém ácido rosmarínico, substância com propriedades de eliminar radicais livres do corpo.

Folhas verdes: além de baixas calorias, as folhas são ricas em fibras, que ajudam na digestão e retardam a absorção de gorduras. Além disso, as folhas são ricas em potássio e substâncias que ajudam na circulação, eliminam o excesso de líquido e combatem radicais livres.

Abacaxi: essa fruta é famosa por ser uma excelente aliada no combate à celulite. O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que auxilia na digestão de proteínas. Além disso, a bromelina ajuda a quebrar acumulados de fibrina que ficam nos vasos, melhorando a qualidade da circulação e perfusão do sangue. A fruta também tem quantidades altas de vitamina C, um antioxidante hidrossolúvel.

Mamão: estudos mostram que o mamão papaia contém substâncias que previnem o dano subcutâneo, protegendo os tecidos que ficam abaixo da pele. O mamão também é excelente fonte de vitamina C, e estudos mostram que o consumo de vitamina C tem relação com a saúde do tecido conjuntivo que dá suporte à pele.

Alho: assim como outras ervas aromáticas, o alho tem a propriedade de aumentar o metabolismo e auxiliar na quebra de gordura. Outros benefícios vêm de brinde, como a excelente capacidade antioxidante e a habilidade de prevenir o câncer.

Linhaça: as sementes de linhaça ajudam na formação de fibras colágenas, que compõem o tecido conjuntivo que está sob a pela. Você pode ingerir a linhaça salpicada em alimentos doces ou salgados.

Chá verde: estudos apontam que a presença de catequinas no chá verde previne a quebra de colágeno. Elas também ajudam na perda de peso, pois se acredita que as catequinas participem da oxidação de ácidos graxos, que leva a quebra de gordura.

Além desses alimentos, lembre-se de consumir muita água. Ela participa da quebra de gordura, hidrata o corpo, repõe sais minerais, elimina toxinas e ajuda na circulação.

02 de Fevereiro de 2015. Texto escrito por Matheus Malta de Sá (farmacêutico).

Observação da redação: este artigo foi modificado em 28.10.2015

Publicidade