Publicidade

Dieta contra tpm

Dieta contra tpmSÃO PAULOMuitas mulheres sofrem mensalmente com os sintomas da tensão pré-menstrual, a famosa TPM. Também chamada desíndrome pré-menstrual, a condição antecede a menstruação é acompanhada por variações hormonais que levam a sintomas físicos e psíquicos. Durante esse período, a mulher pode ter sintomas de depressão, irritabilidade, nervosismo, insônia, fome em excesso ou falta de apetite, cansaço, dificuldade de concentração, aumento da acne, dor de cabeça, dores musculares, inchaço, dentre outros.
Embora essa síndrome dure de poucos dias a uma semana, os sintomas são muito incômodos e muitas mulheres buscam tratamento para amenizar a TPM. Muitas pacientes notam melhora dos sintomas da TPM com o uso de pílulas anticoncepcionais. Em casos mais graves, é necessária medicação mais específica, como antidepressivos e ansiolíticos.
Além dos tratamentos farmacológicos convencionais, a dieta também influencia muito no desenvolvimento da TPM. Alguns estudos apontam que nutrientes como a vitamina B6, vitamina E, cálcio e magnésio podem melhorar os sintomas. Com base nisso, existem alimentos que podem melhorar os sintomas da TPM e ajudam a melhorar a qualidade de vida das mulheres.

Alimentos contra TPM

Confira alguns alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da TPM.

Alimentos ricos em cálcio e vitamina D:estudos com jovens universitárias e enfermeiras mostraram que aquelas que consumiram alimentos ricos em cálcio e vitamina D apresentaram menos sintomas de TPM. Esses estudos sugerem que as mulheres consumam pelo menos 3 porções de alimentos ricos em cálcio, como leite desnatado, queijo branco, iogurtes ou até mesmo leite de soja. Quanto à vitamina D, existem alimentos enriquecidos com esse nutriente (como leite e salmão). Lembre-se de que a vitamina só é sintetizada com exposição adequada ao sol.

Brócolis: esse vegetal é rico em cálcio, magnésio, vitamina A, B6, C e E. Além disso, os brócolis são ricos em fibras que ajudam a regular os níveis de estrógeno no organismo. Como efeito adicional, as fibras melhoram a digestão, evitam a constipação e retardam a absorção de gorduras.

Banana: essa fruta é rica no aminoácido triptofano, que participa da produção de serotonina. Esse hormônio está envolvido na sensação de prazer e bem estar, de forma que quanto maior sua quantidade, maior será a sensação de bem estar do paciente.

Alimentos ricos em vitamina E: a vitamina E ajuda a controlar os sintomas de ansiedade, irritabilidade, cansaço e depressão. Além disso, a vitamina E é um excelente antioxidante que combate radicais livres. Boas fontes desse nutriente incluem azeite de oliva, frutas oleaginosas (nozes, castanhas, avelãs, etc), semente de girassol, gergelim, abacate, dentre outras.

Chá de camomila: a camomila é famosa por suas propriedades calmantes e também por seus efeitos relaxantes dos músculos. Além disso, a camomila não contém cafeína, que pode desencadear sintomas de irritabilidade.

Alimentos que devem ser evitados

Existem alguns alimentos que devem ser evitados durante o período da TPM. Eles incluem:

– Açúcar refinado, doces, refrigerantes e outras bebidas adoçadas.

– Alimentos e bebidas com cafeína (café, chá preto, chocolate, chá mate etc…).

– Frituras e alimentos gordurosos, incluindo laticínios integrais, queijos gordos, carnes com gordura, manteiga, etc.

– Álcool.

– Sal e temperos. Eles podem aumentar a retenção de água, causando edema e inchaço.

Além dessas dicas de dieta, é importante incluir atividade física na sua rotina. Os exercícios aliviam a ansiedade e controlam a tensão.

09 de Fevereiro de 2015. Texto escrito por Matheus Malta de Sá (farmacêutico).

Observação da redação: este artigo foi modificado em 28.10.2015

Publicidade