Publicidade

Pesquisa mostra que americanos não comem vegetais suficiente

Pesquisa mostra que americanos não comem vegetais suficienteATLANTA, EUAVocê come frutas e legumes em quantidades suficientes? Uma análise do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) concluiu que apenas 13,1% dos adultos americanos comem quantidades adequadas de frutas e apenas 8,9% comem vegetais o suficiente. A análise é resultado de uma pesquisa recente que investiga os hábitos alimentares dos americanos.

A importância dos vegetais

Comer mais frutas e legumes aumenta a ingestão de nutrientes essenciais e reduz o risco de doenças cardíacas, derrames e alguns tipos de câncer. Frutas e legumes também ajudam a controlar o peso do corpo quando consumidos no lugar de alimentos com alto teor de calorias, observam os autores do relatório, Dr. Latetia V. Moore, do CDC, e Dr. Frances E. Thompson, do Instituto Nacional do Câncer.

Para esta análise, os autores usaram dados de 2013 do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco Comportamentais que englobou 373.580 entrevistados. Os entrevistados responderam perguntas sobre os tipos de frutas e legumes que comem e com qual frequência. As categorias incluem: suco 100% de frutas, frutas inteiras, feijões secos, vegetais verde-escuros, vegetais alaranjados e outros vegetais.

Os autores compararam as respostas às diretrizes que indicam que os adultos que fazem menos de 30 minutos de atividade física moderada por dia devem consumir o equivalente a 1,5-2,0 xícaras de frutas e 2-3 xícaras de legumes diariamente. Os adultos que são fisicamente mais ativos devem consumir mais vegetais para suprir suas necessidades calóricas.

A situação no Brasil

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o IBGE em 2014 mostrou que cerca de 60% dos alimentos com maior teor de gordura fazem parte da alimentação diária da população. A pesquisa foi realizada entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014 com 63 mil pessoas em todo o país.

O percentual de adultos que consumiram 5 ou mais porções diárias de frutas e hortaliças foi de 37,3%. Este percentual variou de 28,2%, na Região Nordeste, a 42,8% na Sudeste e 43,9% na Centro-Oeste. As mulheres (39,4%), em média, consumiam mais estes alimentos que os homens (34,8%). De uma formal geral, o consumo de frutas e hortaliças mostrava aumento com a idade e com

o grau de escolaridade. A proporção de pessoas que referiram consumo de carne ou frango com excesso de gordura foi 37,2%, variou entre 29,7% na Região Nordeste e 45,7% na Centro-Oeste. O consumo foi maior entre os homens (47,2%), entre os mais jovens e os menos escolarizados.

Nessa pesquisa, o consumo de alimentos considerados não saudáveis como bolachas, refrigerantes e doces foi de 21,7% e a tendência é que esse hábito diminua com o aumento da idade.

Qual a quantidade de vegetais devemos consumir por dia

Um estudo publicado em 2014 no periódico Journal of Epidemiology & Community Health, feito por pesquisadores da Universidade College London, na Inglaterra, mostrou que o ideal é consumir 7 porções de frutas e vegetais por dia. De acordo com os resultados dessa pesquisa, esse hábito alimentar reduz em 42% o risco de morte em qualquer idade.

Os pesquisadores ainda apontaram que ingerir esta quantidade de frutas e vegetais reduziu o risco de morte por câncer e doenças do coração em 25% e 31%, respectivamente. Os cientistas também concluíram que os vegetais são mais benéficos à saúde que do que as frutas (uma porção por dia diminuiu o risco em 16%, ante 4% da fruta).

É importante ressaltar que os hábitos alimentares devem estar associados à atividade física diária.

13 de Julho de 2015. Texto escrito por Matheus Malta de Sá (farmacêutico USP). Fontes: Ministério da Saúde, IBGE, CDC.gov. Fotos: Fotolia.com.

 

Observação da redação: este artigo foi modificado em 14.10.2015

Publicidade