Publicidade

12 alimentos desintoxicantes

12 alimentos desintoxicantesTodos querem iniciar o ano novo com mais saúde e disposição, não é mesmo? Mas depois das festas de final de ano, sempre com muita bebida e comida, parece um pouco difícil voltar à rotina saudável. É nessa hora que uma dieta equilibrada e composta pelos alimentos certos ajuda o corpo a eliminar os excessos, toxinas e tudo de ruim acumulado durante as festas. Veja nossa lista de alimentos desintoxicantes que certamente vão fazer muito pela sua saúde e te deixar preparado para o novo ano.

1. Limão. Rico em vitamina C, que ajuda a turbinar a imunidade, o limão também combate radicais livres que prejudicam as células do corpo. Além disso, estudos apontam que o consumo do limão, em suco ou em saladas, retarda o envelhecimento (devido a sua ação antioxidante) e controla a ansiedade.

12 alimentos desintoxicantes

2. Repolho. Esse vegetal é rico em antioxidantes e enxofre, um mineral fundamental para limpar o organismo de toxinas. O consumo do repolho pode ser cru, em saladas, ou refogado com um pouco de azeite e cebola.

3. Berinjela. A berinjela, além de rica em fibras que ajudam o trânsito intestinal, é também fonte de ácido caféico, que estimula a função da bile e digestão de gorduras e eliminação de toxinas.

4. Chá verde. O chá verde é rico em antioxidantes que eliminam radicais livres, e também catequinas, que ajudam a remover toxinas das células. Os seus benefícios são vários, ajudando a melhorar o colesterol, retardando envelhecimento e prevenindo até alguns tipos de cânceres.

12 alimentos desintoxicantes

5. Alimentos integrais. Arroz, pão, farinha de trigo integral, dentre outros, são excelentes aliados na desintoxicação do corpo. Eles são ricos em fibras que melhoram o trânsito intestinal, evitam constipação e ainda impedem que o corpo absorva excessos de gordura e outras toxinas.

6. Melancia. Rica em água e sais minerais, a melancia é diurética, favorecendo a eliminação de impurezas pela urina. Você pode consumi-la in natura ou na forma de sucos, misturando com outros ingredientes, como capim-santo e gengibre.

7. Frutas vermelhas. Alimentos como amora, framboesamorangos e mirtilos são excelentes fontes de antioxidantes e carotenóides, substâncias que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce das células.

12 alimentos desintoxicantes

8. Couve. Vegetal campeão nas dietas desintoxicantes, a couve é fica em compostos sulforados (contendo enxofre). Esses compostos aumentam a capacidade do organismo de eliminar toxinas e excessos nocivos ao corpo, prevenindo lesões celulares. O corante verde natural é um poderoso antioxidante.

9. Brócolis. Assim como o repolho, esse vegetal contém substâncias que estimulam o fígado a metabolizar e eliminar toxinas. Além disso, brócolis são ricos em minerais e vitaminas.

10. Alho. O alho possui propriedades antissépticas e estimulam o sistema imune. Além disso, o alho é diurético favorecendo a eliminação de impurezas pela urina e reduzindo a retenção de líquido.

12 alimentos desintoxicantes

11. Beterraba. Rica em ferro, a beterraba também é fonte de pectina que ajuda a limpar as toxinas do corpo e melhorar a função do fígado. Dessa forma, impurezas, que seriam absorvidas pelo corpo, são eliminadas pela urina ou fezes.

12. Gengibre. Essa raiz é conhecida por ativar o metabolismo, melhorar constipação intestinal e possuir quantidades apreciáveis de vitamina C, cálcio, ferro, potássiofósforo e magnésio. Além disso, o gengibre é rico em fibras.

Tente fazer combinações na sua dieta que incluam a maioria dos ingredientes. Dê preferência a alimentos frescos e sem conservantes e não se esqueça de beber muita água (acima de 2 litros por dia).

Update: 02.01.2021. Por Xavier Gruffat.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 02.01.2021

Publicidade