Publicidade

11 alimentos para melhorar o desempenho nas atividades físicas

11 alimentos para melhorar o desempenho nas atividades físicasEm época de Copa do Mundo, todo mundo fica mais voltado aos esportes. O Criasaude sempre estimula a pratica de atividades físicas, desde que sob a supervisão de um profissional habilitado e tomando os devidos cuidados, e um desses cuidados é a alimentação. A escolha de alimentos adequados ajuda a evitar lesões e fortalecer os músculos. Veja nossa lista sobre o que comer para ter músculos mais fortes e resistentes.

1. Cereja. O suco dessa fruta ajuda a reduzir a dor muscular, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Sport Medicine. Além disso, a fruta contém quantidades apreciáveis de vitamina C, potássio e fibras que são benéficas para o corpo de maneira geral.

cerejas alimentos para melhorar o desempenho nas atividades físicas

2. Espinafre. Esse vegetal contém o nutriente octacosanol que aumenta a captação de oxigênio pelos músculos. O espinafre é ainda rico em vitamina E, um antioxidante que ajuda a eliminar os radicais livres que causam fadiga muscular.

3. Café. Beber uma xícara de café antes dos treinos de musculação ou atividade física é benéfico, pois a bebida contém estimulantes que aumentam a resistência muscular e dão energia. Além disso, estudos mostram que o café ajuda a queimar gorduras.

café alimentos para melhorar o desempenho nas atividades físicas

4. Proteínas. As proteínas são os principais formadores da massa muscular e devem ser consumidas caso você pratique algum esporte ou atividade física. Dê preferência a carnes brancas, como peixe, aves e crustáceos. Se você é vegetariano, uma fonte importante de proteínas é a soja.

5. Leite e derivados. Também são ricos em proteínas e vitaminas que ajudam no aumento da massa muscular, como a vitamina B12. Além disso, o leite contém quantidades importantes de cálcio, um mineral importante para formação de ossos e cartilagens.

6. Azeite de oliva. As gorduras também são parte importante da dieta e ajudam no crescimento muscular e evitam a fadiga. Prefira as gorduras poli-insaturadas como as encontradas no azeite de oliva. Esse produto ainda ajuda a reduzir o mau colesterol e é rico em vitamina AD, E e K

olives vertes

7. Batata-doce. A batata-doce é rica em carboidratos, o principal combustível do organismo para atividades físicas. O alimento possui ainda fibras e vitaminas B1, C, A, magnésiopotássiocálcioferro.

8. Brócolis. Estudos da Universidade da Carolina do Sul mostraram que o consumo diário de brócolis reduz a fadiga muscular e o estresse físico que lesiona articulações e tendões. O vegetal contém ainda carotenoides e antioxidantes que combatem os radicais livres do corpo.

9. Quinoa. Esse grão comum nos países andinos é excelente fonte de proteína e o que é melhor: ele contém todos os 9 aminoácidos essenciais. A quinoa é pobre em calorias e rica em fibras, ajudando a digestão e retardando a absorção de gorduras.

10. Amêndoas. Essas oleaginosas são ricas em proteínas, gorduras poli-insaturadas e magnésio. Esse mineral tem papel importante em processos bioquímicos e ajuda no metabolismo e produção de fibras musculares.

11. Água. Em qualquer dieta, a água é componente fundamental. Hidrate-se adequadamente para repor os minerais perdidos durante a transpiração. Além disso, a água faz parte de importantes reações bioquímicas no organismo que ajudam na queima de gordura e produção de proteína.

Água alimentos para melhorar o desempenho nas atividades físicas

Com essas dicas você terá mais vigor em suas atividades físicas e vai curtir a Copa do Mundo com muito mais disposição.

Leia mais em: 10 dicas para ver resultados na academia.

E você concorda com essas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo nesta página. Sua opinião é muito importante!

Observação da redação: este artigo foi modificado em 26.09.2017

Publicidade