Publicidade

9 alimentos para ter cabelos fortes e bonitos

9 alimentos para ter cabelos fortes e bonitosTer cabelos bonitos agrada a todo mundo. Muito mais que usar cosméticos de marcas famosas, a qualidade do cabelo é também determinada pelo tipo de alimentação que a pessoa ingere. Certos alimentos ajudam o cabelo a crescer com brilho, força e evita até a queda indesejada. Leia nossa lista de alimentos que dão vida ao cabelo e saiba onde obtê-los.

1. Cenoura. A cenoura possui dois nutrientes importantes para o cabelo: betacaroteno e vitamina A. A vitamina A age como antioxidante, combate radicais livres, e atua nas células do couro cabeludo, ajudando a renovação, reduzindo a oleosidade e fortalecendo o crescimento do cabelo. O betacaroteno, além de ter ação antioxidante, reduz a perda de pigmentos que deixam o cabelo grisalho. Outras fontes são alimentos de cor alaranjada, como abóboras, manga, e folhas verdes, como espinafre.

2. Salmão. Esse peixe é rico no ácido graxo essencial ômega-3 e selênio. Esses dois nutrientes combatem inflamações do couro cabeludo e protegem contra antioxidantes. Além disso, o salmão tem alto conteúdo de proteínas, que são macronutrientes essenciais para o fio do cabelo.

3. Leite e derivados. Esses alimentos fornecem diversos nutrientes que ajudam no fortalecimento do cabelo, e crescimento saudável do fio. Entre eles podemos citar o zinco, ocálcio, ferro e vitaminas do complexo B.

Leite e derivados.

4. Frutos do mar. Esse alimento é rico em zinco, componente que ajuda no crescimento e formação das fibras de cabelo, formando fios mais resistentes.

5. Cereais integrais. Cereais como aveia, trigo, cevada, dentre outros, são ricos em vitaminas do complexo B. Essas vitaminas são fundamentais no crescimento do cabelo e ajudam na renovação das células do couro cabeludo, evitando o acúmulo de células mortas e excesso de oleosidade. Além disso, os cerais integrais são ricos em biotina, nutriente fundamental para o crescimento do cabelo

6. Sementes oleaginosas. Sementes como castanha-do-pará, nozes, avelãs e amêndoas são ricas em proteínas, fundamentais para a formação do fio de cabelo, e cobre, que atua na formação do colágeno e elastina, resultando em cabelos mais resistentes e brilhantes. A carência de cobre pode resultar em queda de cabelo e falta de pigmentação.

7. Farelo de trigo. Esse alimento é rico em selênio, mineral que atua como antioxidante, prevenindo o envelhecimento que causa queda e falta de pigmentação do cabelo. Outras fontes são ostras, gema de ovo e peixes.

8. Folhas verdes escuras. Folhas como espinafre, almeirão, chicória e rúcula são ricas em ferro. Esse mineral é essencial para o transporte de oxigênio às células, e sua deficiência causa anemia, enfraquecimento, ressecamento e queda do cabelo. Outras fontes de ferro são as frutas secas, feijões, carne, fígado, ovos, frutos do mar e cereais enriquecidos.

9. Frutas cítricas. Elas são ricas em vitamina C, nutriente antioxidante que remove radicais livres e reduz o envelhecimento celular. Além disso, a vitamina C é essencial na produção do colágeno, um dos principais componentes do fio do cabelo. Você pode encontrar a vitamina C em laranjas, acerola, caju, limão e até mesmo em legumes como pimentão.

Frutas cítricas.

O ideal para ter cabelos fortes e saudáveis é ter uma dieta balanceada que inclua todos os nutrientes, rica em proteínas, vitaminas e minerais.

Quer saber mais cabelos? Leia nossos artigos: 10 dicas para ter cabelos sempre bonitos10 dicas para cuidar de cabelos cacheados12 dicas para cuidar de cabelos lisos.

Leia também como evitar a queda de cabelo em homens e mulheres.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 26.09.2017

Publicidade