Publicidade

10 alimentos super hidratantes

10 alimentos super hidratantesO verão é caracterizado por altas temperaturas durante toda a estação e chuvas intensas. Esse ano, entretanto, o verão foi acompanhado por uma seca não habitual que afetou a saúde de muita gente. Nessas épocas é preciso tomar muito cuidado e prestar atenção na alimentação para mantar o nível de hidratação do corpo sempre adequado. Veja nossa lista de alimentos que ajudam a hidratar o corpo e garantir mais saúde.

1. Pepino. Esse vegetal, comum no verão, tem alto conteúdo de água que pode chegar a quase 97% do seu peso. Combine o pepino em saladas, iogurte, com menta ou com cubos de gelo para fazer uma refrescante sopa de pepino. E o melhor: o pepino é rico em fibras e tem poucas calorias.

2. Alface. Rico em fibras e com baixo teor calórico, a alface tem mais de 95% do seu peso composto por água. Inclua nas refeições principais e em sanduíches.

Alface

3. Morango. Rico em vitamina C, flavonoides e fibras, o morango é uma fruta ideal para comer durante as estações secas do ano. Ele é composto por cerca de 90% de água e tem pouca caloria. Você pode usá-lo em sobremesas ou comê-lo puro, com menta ou mel. Uma dica: deixe os morangos na geladeira para se tornarem mais refrescantes.

4. Melancia. Famosa por seu conteúdo de água (92%), a melancia é também excelente fonte de vitamina C, licopeno e fibras. Faça suco de melancia sem adicionar água. Você pode também combinar com outras ervas comogengibre, capim santo e menta.

Melancia

5. Berinjela. A consistência esponjosa da berinjela é resultado do seu alto conteúdo de fibras que ajudam a reter grande quantidade de água. Use-a em saladas, refogada ou cozida. Evite, entretanto, preparações fritas, pois a berinjela acumula muita gordura.

6. Iogurte. Esse derivado do leite contém de 82 a 88% do seu peso em água é excelente fonte de cálcio, proteínas evitaminas B12 e B2. Prefira as versões com 0% de gordura e sem açúcar.

7. Mamão. Rico em fibras, betacaroteno e vitamina A, o mamão tem cerca de 88% de água. Uma xícara da fruta contém apenas 55 calorias. Use em saladas de frutas ou coma puro no café da manhã.

Mamão

8. Rabanete. Esses pequenos vegetais contém cerca de 96% de água e é fonte de fibras, minerais e vitaminas. Use em saladas ou refogados. Uma dica: evite usar molhos à base de queijo ou maionese nas saladas.

9. Pimentão. Os pimentões (amarelo, verde e vermelho) são fonte de vitamina C, vitamina B6B1, betacaroteno, ácido fólico e fibras. Além disso, possui cerca de 92% de água e deixa os alimentos com um sabor delicioso. Use em refogados, saladas e assados.

10. Pera. Esta fruta é uma das mais ricas em fibras e uma unidade pode contém 24% das necessidades diárias de fibras. Além disso, a pera é rica em água e tem um sabor refrescante, que ajuda a enfrentar o calor.

Não se esqueça de beber muita água nas épocas secas do ano, idealmente de 2-3 L por dia.

Você gostou dessas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo nesta página. Sua opinião é muito importante!

Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.09.2017

Publicidade