Publicidade

10 dicas para lidar com a enxaqueca

10 dicas para lidar com a enxaquecaSabe aquela dor de cabeça persistente que demora pra passar e pode até durar dias? Ela pode serenxaqueca. Muito mais que uma simples cefaleia, a enxaqueca é um problema neurológico que necessita de tratamento específico e acompanhamento médico constante. Além disso, o paciente pode adotar algumas medidas que ajudam a lidar com essa incômoda doença. Veja nossas dicas para conviver e melhorar essa doença e ter mais qualidade de vida.

1. Reduza o estresse. O estresse emocional é uma das causas que desencadeiam a enxaqueca, estando fortemente associado ao retorno dos sintomas. Tente reduzir a carga emocional que te deixa nervoso ou ansioso. Para isso, pratique exercícios de relaxamento e, sempre que possível, tire um tempo para você.

 Reduza o estresse

2. Pratique atividades físicas. A atividade física ajuda a aliviar a tensão emocional e o estresse. O ideal é praticar exercícios aeróbicos, como caminhada e corrida, 30-40 minutos durante 3 vezes por semana. Além de reduzir o estresse, a atividade física combate diversas doenças crônicas, como diabeteshipertensão e obesidade.

3. Durma bem. Mantenha uma agenda regular de sono, com horários para ir para a cama e levantar. Muitos casos de enxaqueca são causados por um padrão irregular de sono. A enxaqueca em si também pode causar insônia, criando um ciclo vicioso. Se você tem problemas para dormir, procure um médico.

4. Ingira suplementos de magnésio. A deficiência desse mineral pode causar enxaqueca, além de outros sintomas como câimbras, síndrome pré-menstrual e extremidades frias. Converse com o seu médico e veja se você tem necessidade de suplementação especial de magnésio.

5. Evite alimentos que causem enxaqueca. Alguns tipos de comida podem desencadear os sintomas da enxaqueca. Embora esses alimentos variem de paciente para paciente, alguns comuns são chocolate, café, glutamato monossódico (encontrado em muitos temperos), adoçantes, conservantes e glúten. Observe quais alimentos que pioram a enxaqueca e tente evitá-los sempre que possível.

Evite alimentos que causem enxaqueca

6. Adote técnicas de relaxamento. Além de controlar o estresse, o relaxamento melhora a respiração e ajuda o paciente a ser mais focado e concentrado. Técnicas de relaxamento incluem controle da respiração, musicoterapia, técnicas de relaxamento muscular e meditação.

7. Evite fumar. O cigarro pode desencadear a enxaqueca e fazer qualquer tipo de dor de cabeça pior. Se você já tem propensão à doença, evite o fumo. Procure o seu médico para saber como parar de fumar, ou leia nossas dicas aqui.

Evite fumar

8. Consuma vitamina B2. Também chamada de riboflavina, a vitamina B2 é aliada no combate à enxaqueca. A suplementação é feita consumindo alta dose da vitamina, 400 mg por dia durante 3 semanas. Converse com o seu médico e veja se a suplementação é necessária.

9. Use melatonina. Este hormônio naturalmente produzido pelo corpo ajuda na regularidade do sono e também tem mostrado eficácia nos casos de enxaqueca e cefaleia. Doses de 3 mg antes de dormir são suficientes para a melhora da doença.

10. Considere o uso de matricária. Essa planta medicinal tem mostrado resultados interessantes no combate à enxaqueca. Embora mais estudos sobre esse fitoterápico precisem ser feitos, os resultados no combate à doença são animadores. Converse com o seu médico sobre essa possibilidade.

Além dessas dicas, nunca deixe de seguir o tratamento indicado pelo seu médico. O uso de medicamentos anti-enxaqueca e analgésicos é fundamental para a melhora da doença.

Você gostou dessas dicas ou tem mais alguma para sugerir? Deixe seu comentário logo abaixo nesta página. Sua opinião é muito importante!

Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.09.2017

Publicidade