Publicidade

Epidemia de Ebola está fora de controle

Epidemia de Ebola está fora de controleÁFRICA OCIDENTAL – A atual epidemia de Ebola pode ser considerada a maior epidemia do vírus já registrada. Em termos de distribuição geográfica, pessoas infectadas e mortes, não há precedentes e está fora de controle, de acordo com o diretor de operações de MSF.

O primeiro caso confirmado deste surto do vírus ebola ocorreu na Guiné em uma área perto de florestas, acreditasse que a primeira infecção tenha ocorrido em fevereiro. Atualmente já existem casos reportados em 60 localidades diferentes, espalhadas por 3 países: Guiné, Serra Leoa e Libéria. De acordo com o relatório de 3 de julho da Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus já atingiu 779 pessoas e causou 481 mortes.

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), principal ONG que trabalha nas aeras infectadas pelo vírus ebola, alerta que a epidemia está fora de controle: “Com o surgimento de outras localidades afetadas na Guiné, em Serra Leoa e na Libéria, há um risco real de proliferação da doença para outras regiões”, afirma Dr. Bart Janssens, diretor de operações de MSF.

O vírus ebola é considerado um dos mais perigosos, pois a taxa de mortalidade pode chegar a 90%, não há vacina ou cura. O tratamento é baseado na hidratação e tratamento dos sintomas, além de medidas preventivas, como quarentena do doente e das pessoas que entraram em contato com o doente.

Esta é a primeira vez que o vírus ebola aparece na Guiné, portanto a população ainda está assustada com a doença e com os métodos de prevenção, que contam com equipamentos e instalações de saúde específicos para o isolamento.

Outra complicação no controle da doença é que os casos estão espalhados tanto na zona rural como na zona urbana, inclusive na capital da Guiné, onde vivem milhões de pessoas. Além disso, a OMS também considera que o a alta movimentação entre as fronteiras, hábitos culturais de sepultamento, resistência da população perante às medidas de prevenção e a grande região territorial que o vírus já se espalhou, são fatores responsáveis pela contínua propagação da doença na região.

Atualmente centenas de pessoas que tiveram contato com pacientes infectados estão sendo monitoradas por equipes de saúde. Eles têm que ser observados de perto por 21 dias antes de receber alta. Nesta segunda-feira (7), o Ministério da Saúde de Gana informou que está com um caso suspeito de ebola em observação.

O vírus ebola pode chegar à Copa do Mundo do Brasil?

Apesar de ser possível que o vírus ebola chegue ao Brasil, as chances disto ocorrer são muito baixas. Este vírus, foi identificado pela primeira vez em 1976 no Congo, perto do rio Ebola, desde então nunca foi reportado um caso em humanos fora do continente africano.

O Ministério da Saúde informou que acompanha, por meio de dados repassados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o surto de ebola registrado na África Ocidental. Segundo o ministério, não há casos da doença confirmados no Brasil, mesmo com o grande fluxo de turistas estrangeiros em razão da Copa do Mundo, o risco de transmissão no país é considerado baixo.

Segundo a OMS, o risco de disseminação da doença é considerado alto nos países que fazem fronteira com Guiné, Serra Leoa e Libéria; moderado no restante do Continente Africano e baixo no restante do mundo.

O Ministério da Saúde lembrou ainda que a própria OMS não pediu, até agora, para que as pessoas evitem viajar para a região africana afeta, devido ao surto do vírus, e que não há razão para “causar nenhum alarde”.

8 de julho de 2014, © Alliance – Fotolia.com.
Escrito por Adriana Sumi (Farmacêutica, USP, São Paulo).

Observação da redação: este artigo foi modificado em 26.09.2017

Publicidade