Publicidade

Estudo mostra que exercícios físicos feitos durante a adolescência reduz risco de morte

WASHINGTON, DC, EUACientistas do American Association for Cancer Research nos Estados Unidos descobriram que mulheres que começaram a se exercitar durante a adolescência tiveram risco reduzido de morte por câncer em idades mais avançadas. O estudo foi publicado na revista científica Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention.

A importância da atividade física

Não é de hoje que sabemos que a atividade física tem um grande impacto positivo na saúde. Esse estudo mostrou que os ganhos são repercutidos em longo prazo. Uma das autoras do estudo, a Dra. Sarah J. Nechuta, afirma que fazer exercícios durante a adolescência é de grande importância para prevenções de doenças crônicas na vida adulta e na terceira idade.

A Dra. Nechuta e sua equipe usaram dados de um estudo feito com mulheres em Xangai. Dados de cerca de 75.000 mulheres com idades entre 40 a 70 foram analisados no Centro de Epidemiologia de Vanderbilt. O estudo tem informações detalhadas sobre os participantes, tais como a realização de exercícios físicos entre as idades de 13 e 19, fatores relacionados com o estilo de vida na fase adulta, e taxas de mortalidade. Após cerca de 12,9 anos de seguimento, houve 5.282 mortes, incluindo 2.375 por câncer e 1.620 por doenças cardiovasculares.

Resultados do estudo
Após ajustes dos fatores socioeconômicos na vida adulta, os pesquisadores descobriram que mulheres que praticaram exercícios por 1,33 horas por semana durante a adolescência tiveram 16% menos risco de morte por câncer, e 15% menos risco geral de morte quando comparadas às mulheres que não realizaram atividades. As participantes que praticaram mais de 1,33 horas por semana tiveram risco 20% menor de morte em todas as causas que as participantes que não realizaram atividades.

O estudo ainda aponta que mulheres que participaram de esportes em equipe (como vôlei, futebol, etc), tiveram 14% menos risco de morte por câncer que as mulheres que não realizaram nenhum esporte. As mulheres que continuaram praticando esportes durante a vida adulta apresentaram 20% menor risco de morte no geral por todas as causas.

Em entrevista para o American Association for Cancer Research, a Dra. Nechuta disse os resultados reforçam a importância de promover a participação de exercícios na adolescência para reduzir a mortalidade. Esses exercícios devem ser continuados na vida adulta.

A cientista ainda ressalta que outros fatores, além da mortalidade, são influenciados pela prática de atividade física durante a adolescência. Esses fatores incluem o índice de massa corporal (IMC), presença de doenças crônicas (como diabetes,colesterol alto, AVC, etc), sedentarismo, etc.

Mudança do estilo de vida
É importante ressaltar que a prática de exercícios físicos deve ser estimulada desde as idades mais jovens dos indivíduos. Esse hábito deve estar acompanhado de uma dieta saudável e balanceada, com ingestão de verduras, frutas, legumes, grãos integrais, carnes magras e água.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos entre 18 e 64 anos devem realizar 150 minutos atividade física de intensidade moderada por semana ou 75 minutos de atividade física vigorosa por semana. Essa quantidade de exercício melhora as funções cardiorrespiratórias, musculares e ósseas, além de reduzir o risco de doenças crônicas.

Para benefícios adicionais, os adultos devem aumentar a sua atividade de intensidade moderada aeróbica para 300 minutos por semana, ou 150 minutos de intensidade vigorosa por semana, ou uma combinação equivalente de atividade moderada e de intensidade vigorosa.

Deve-se ressaltar que um profissional de saúde deve ser consultado antes do início de qualquer esporte.

09 de Agosto de 2015. Texto escrito por Matheus Malta de Sá(farmacêutico USP). Fontes: American Association for Cancer Research, OMS. Fotos: Fotolia.com

Observação da redação: este artigo foi modificado em 12.08.2015

Publicidade