Publicidade

Novo remédio à base de hipérico para herpes labial

Novo remédio à base de hipérico para herpes labialCom a chegada do outono, o friozinho também começa a chegar. As baixas temperaturas podem trazer alguns desconfortos, como doenças respiratórias, secura labial e da pele e também o reaparecimento do herpes labial. O vírus pode ser reativado por variações de temperatura, e não é surpreendente que a incidência da doença aumente nos meses mais frios. Os sintomas típicos incluem bolhas nos cantos da boca que ardem e secam depois de alguns dias. O vírus tem alto poder infectante, de forma que durante o período agudo da doença, a pessoa não deve beijar ou compartilhar objetos onde colocou a boca.

Normalmente os tratamentos para o herpes labial são à base de cremes e pomadas de uso tópico à base de antivirais, como o aciclovir, valaciclovir, o penciclovir ou o famciclovir. Entretanto, algumas autoridades em saúde não acreditam no poder curativo do aciclovir, e muitas pessoas apresentam resistência a essa droga, sendo difícil o tratamento da doença.

cremes herpes labial

Recentemente um novo medicamento foi lançado no mercado para o tratamento do herpes labial. Trata-se de uma combinação de sulfato de cobre e hipérico, uma planta medicinal. Em um estudo clínico randomizado, os pesquisadores compararam a nova formulação ao aciclovir. Os resultados foram animadores: o novo medicamento foi bem tolerado pelos pacientes, que apresentaram poucos eventos adversos. Além disso, a combinação hipérico + sulfato de cobre curou os sintomas do herpes labial em apenas 1 aplicação.

hipérico herpes labialO hipérico é conhecido por suas propriedades desinfetantes, antibacterianas, antivirais e cicatrizantes. O sulfato de cobre também tem propriedades desinfetantes. A combinação mostrou-se eficaz no combate à doença e aos sintomas causados pelos vírus HSV-1 e HSV-2. A grande vantagem dessa nova formulação é o rápido alívio trazido após a primeira aplicação, não sendo necessário repetir a dose. É importante conversar com o seu médico antes do uso de qualquer medicação, para verificar se você não tem nenhuma intolerância aos componentes da fórmula.

É importante também evitar os fatores que desencadeiam a reativação do vírus, como exposição à luz solar, calor e frio excessivos, falta de sono, alimentação desbalanceada e, claro, o contato com pessoas com herpes labial na fase aguda. Evite beijar, compartilhar talheres, copos, pratos e objetos que vão à boca. Com essas dicas, o herpes labial não vai te pegar nesse outono.

Leia mais sobre a doença em nossa página exclusiva: Herpes Labial.

Conheça as outras propriedades medicinais do Hipérico.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 26.09.2017

Publicidade