Publicidade

O Outubro Rosa e o câncer de mama

O Outubro Rosa e o câncer de mamaSÃO PAULOO mês de outubro é muito importante para a saúde feminina e é conhecido, mundialmente, como “Outubro Rosa”. O movimento começou na década de 1990 nos Estados Unidos como forma de conscientização da população no controle e prevenção do câncer de mama. O movimento ganhou força no mundo inteiro e hoje diversos países celebram o começo do Outubro Rosa com corridas e eventos abertos ao público.

O câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno e o tipo de câncer mais comum em mulheres em todo mundo. A doença é relativamente rara antes dos 35 anos de idade, sendo que acima dessa idade, a incidência aumenta, especialmente depois dos 50 anos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,4 milhões de mulheres são diagnosticadas com a doença todo ano, sendo cerca de 460 mil mortes anuais. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima mais de 57 mil novos casos da doença no ano de 2015. Desses novos casos, a estimativa é que a doença mate por volta de 14 mil mulheres.

O câncer de mama é multifatorial, ou seja, tem como causa diversos fatores distintos, dentre eles:
– Fatores hormonais
– Exposição à radiação ionizante, radioterapia e outros carcinógenos
– Obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool
– Fatores genéticos, como a presença de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2

Embora muitos desses fatores sejam de difícil controle, médicos e cientistas falam que controle de peso, atividade física e alimentação balanceada podem reduzir em até 28% o risco da mulher desenvolver o câncer de mama.

O diagnóstico precoce, feito normalmente por exames de mamografia, reduz o risco de metástase e mortalidade da doença. Devido a isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que esse exame seja realizado anualmente em mulheres acima dos 40 anos. Em mulheres com histórico familiar de câncer de mama, os exames devem ser feitos antes dessa idade.

Uma vez instalado, os tratamentos da doença são a quimioterapia, a radioterapia, a imunoterapia e a remoção cirúrgica da mama comprometida.

A importância da prevenção no combate ao câncer de mama

Uma das etapas mais importantes na luta contra o câncer de mama é a prevenção da doença. Embora de difícil controle devido à sua característica multifatorial, a prevenção de alguns aspectos leva à melhoria da qualidade de vida das mulheres. O objetivo principal do movimento Outubro Rosa é fazer com que a população geral fique alerta para a doença e adote práticas mais saudáveis.

Em muitos países, o mês de outubro é marcado por corridas, pedaladas, caminhadas e práticas de atividade ao ar livre com intuito de educar a população sobre os perigos da doença. No Brasil, por exemplo, o primeiro domingo de outubro foi marcado por corridas em diversas cidades, como São Paulo, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, dentre outras. Além disso, eventos como palestras e distribuição de panfletos acontecem em diversos locais.

Outra fato comum é a iluminação de monumentos e prédios icônicos com a coloração rosa. Nos Estados Unidos, por exemplo, monumentos como a Estátua da Liberdade e a Casa Branca são iluminados. É comum ver também o laço rosa, símbolo da campanha, em locais públicos, cartazes e outdoors espalhados pela cidade.

No Brasil, o Outubro Rosa comemora, em 2015, 12 anos de existência. Ainda é preciso falar mais sobre a doença, haja visto o número elevado de casos e mortes por ano. O foco da campanha têm sido na prevenção do câncer de mama através de esportes e hábitos saudáveis. O diagnóstico precoce e exames regulares também são um dos focos da campanha como forma de controle da doença.

Leia também: 11 alimentos que previnem o câncer de mama

04 de outubro de 2015. Texto escrito por Matheus Malta de Sá (farmacêutico, USP). Fontes: INCA, Ministério da Saúde. Fotos: Fotolia.com.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 05.10.2017

Publicidade