Publicidade

Vacina contra hepatite a será oferecida a crianças

Vacina contra hepatite a será oferecida a criançasBRASÍLIA, DFVocê sabia que a hepatite Atambém pode atingir crianças? Pois é verdade. A hepatite é causada por um vírus que atinge tanto adultos quanto crianças, sendo que os tipos A, B e C são os mais comuns, mas existem também os tipos D e E. O vírus do tipo A passa para as fezes e é transmitido de uma pessoa infectada a outra. A criança, por exemplo, pode ser infectada ao colocar a mão em algo contaminado, e depois, colocar na boca. Condições precárias de higiene, assim como alimentos mal lavados, facilitam a transmissão.

O Ministério da Saúde passou a oferecer a vacina contra a hepatite A para crianças. A meta é imunizar 95% do público-alvo, cerca de três milhões de crianças – na faixa etária de um até dois anos incompletos – no período de 12 meses.  Com isso, o Brasil passa a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina, garantindo todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O objetivo é prevenir e controlar a hepatite A e, dessa forma, imunizar, gradativamente, toda a população. O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, prevê uma dose única da vacina.

Para o início da vacinação, estados e municípios já receberam 1,2 milhão de doses. Outros lotes da vacina serão encaminhados, ainda este ano e no decorrer de 2015, para atender 100% do público-alvo. A data para início da vacinação será definida por cada estado.

A vacina contra a hepatite A deve ser incorporada aos programas nacionais de imunização, na medida em que as condições de saneamento básico de um país começam a melhorar e o contato das pessoas com o vírus passa a ocorrer mais tarde, na fase adulta, propiciando o surgimento de mais casos da forma grave da doença.

As doses para o início da vacinação já foram enviadas para todas as secretarias estaduais de saúde, assim como os materiais instrucionais para a correta aplicação na população. A vacina contra a hepatite A é segura e praticamente isenta de reações, mas pode provocar vermelhidão e inchaço no local da aplicação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a hepatite A é uma doença fatal em mais de 2% dos doentes acima dos 40 anos de idade, e em 4% das pessoas acima dos 60 anos de idade. Os sintomas iniciais nem sempre estão presentes, mas caso apareçam, eles incluem febre, cansaço, perda de peso, náuseas, vômitos, dores abdominais, urina escura e dores articulares. Para saber mais, acesse nossa página sobre a hepatite A.

11 de Agosto de 2014. Texto escrito por Matheus Malta de Sá. Fonte: Ministério da Saúde e Organização Mundia da Saúde.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 14.10.2015

Publicidade