Chás de ervas durante a gravidez
Chás de ervas durante a gravidez
Chás de ervas que podem ser tomados durante a gravidez
Perguntas e Respostas
Pergunta
“ Eu sou uma mulher que bebe muito café durante a semana e chá verde com menta nos finais de semana. E eu li que essas bebidas são fortemente desaconselháveis durante a gravidez. Gosto de beber bebidas quentes, então o que vocês aconselham para uma mulher grávida (tipo uma infusão), para tomar do início ao fim da gravidez ? ”
Pergunta feita por Sissoune no fórum de Creapharma.fr, versão francesa de Criasaude.com.br
Resposta (de Van, farmacêutico no fórum Creapharma e Pharmom)
Praticamente todas as plantas utilizadas para os chás de ervas não são recomendadas para mulheres grávidas. Lembro-me de ser ensinado a prestar atenção às plantas que são abortivas (laxantes, por exemplo) ou que tem efeitos hormonais…Mas lendo mais, descobri que as contraindicações durante a gravidez eram principalmente devido à falta de informação, portanto, por razões de segurança, preferimos não dar essas plantas para mulheres grávidas.
Apesar disso, você pode consumir margarida, cranberry (com o ok do seu médico), vassoura do carniceiro (com ok do seu médico), pysllium (planta com efeito laxante suave, portanto, utilizar apenas em caso de necessidade).
Também para mais informações (de acordo com o Pharmom): A organização de saúde no Canadá reconhece os seguintes chás de erva como seguros durante a gravidez: cascas de frutas cítricas, flor de tília, gengibre, erva-cidreira, rosa mosqueta. O organismo de saúde desaconselha, no entanto, o uso da camomila.
Veja também: chá para gravidez (para consumir, especialmente durante os últimos três meses de gravidez)
Outra planta muito utilizada no ocidente e oriente durante a gravidez, principalmente em casos de enjoo, é o gengibre. Este possui diversos estudos científicos comprovando sua segurança e eficácia durante a gravidez. Saiba mais em: Infusão de cardamomo e gengibre |