Vitamina D: para a saúde…do cérebro!

PUBLICIDADE

Vitamina D: para a saúde do cérebro!A vitamina D seria tão boa para o cérebro como ela é para os ossos! Através de dois estudos efetuados na Finlândia e na Grã-Bretanha, seus autores chamaram a atenção para uma relação entre a baixa taxa de vitamina D no sangue e o aparecimento ou agravamento de um declínio cognitivo.

Todos os 858 participantes do primeiro estudo feito em Exceter (Inglaterra) tinham mais de 65 anos. Nos pacientes com carência de vitamina D, os autores constataram um aumento de 60% do risco de declínio mental e intelectual. Ao mesmo tempo, uma equipe finlandesa mostrou que essa carência poderia estar relacionada a um aumento do risco do Mal de Parkinson. Nesse segundo estudo, foi comprovado que os pacientes cuja taxa de vitamina D era mais baixa, o risco de Mal de Parkinson era três vezes mais elevado do que nos outros. No entanto, nenhuma relação de causa e efeito entre os dois fenômenos pôde ser demonstrada, em nenhum dos lados.

PUBLICIDADE

Uma hipótese possível, foi estudada nos Archives of Neurology: A vitamina D protegeria os neurônios que são progressivamente destruídos pelo Mal de Parkinson”. Relembramos que para satisfazer as nossas necessidades em vitamina D, a melhor fonte permanece sendo a exposição ao sol. Você também pode encontrar a vitamina D nos ovos, nos peixes oleosos, no leite integral…

Leia também: Vitamina D

Fonte: Archives of Neurology, 12 de julho de 2010, JAMA e Archives Journals, 12 de julho de 2010.

PUBLICIDADE

Observação da redação: este artigo foi modificado em 14.04.2017