Vinho tinto tem efeitos benéficos para pacientes operados do coração

PUBLICIDADE

Vinho tinto tem efeitos benéficos para pacientes operados do coraçãoDIJON – O consumo moderado de vinho tinto, por pacientes sofreram um infarto do miocárdio, melhora o fluxo de sangue, diminui os níveis de colesterol e aumenta o nível de antioxidantes, de acordo com um estudo da Universidade de Bourgogne.

“Durante um período de duas semanas, conseguimos alterar parâmetros muito interessantes para a saúde dos pacientes”, disse o professor Norbert Latruffe, do Laboratório de bioquímica metabólica e nutricional de Dijon, confirmando um relatório do “bem público”.

PUBLICIDADE

“Nenhum trabalho foi feito em pessoas pós-operadas de um infarto do miocárdio”, acrescentou. Ele disse que os resultados deste estudo serão publicados em breve na revista “Molecular Nutrition and Food Research”.

O estudo, envolvendo trinta pacientes voluntários que tiveram um infarto do miocárdio, durou duas semanas e foi realizado em um hospital durante “o período de reabilitação cardíaca”. Durante esse período, os pacientes foram alimentados com uma dieta “tipo mediterrâneo, baseada em: azeite, fruta, peixe e legumes”, disse o professor.

O grupo foi dividido em dois. O primeiro consumiu um copo de vinho tinto a cada almoço e jantar, ou 250 mL/dia, enquanto o outro, servindo como grupo controle bebeu água. “Os parâmetros clínicos, fisiológicos e sanguíneos foram medidos no primeiro dia do estudo (D1) e no último dia (D14)”, declarou a Universidade de Bourgogne.

“Os resultados mostraram efeitos muito interessantes no sangue para o grupo que consumiu vinho tinto; uma diminuição do colesterol total (-18%), um aumento do potencial antioxidante e da fluidez do sangue”, disse M. Latruffe. O pesquisador disse que o estudo foi realizado com vinho de Bourgogne, rico em taninos e antioxidantes.

Criasaude.com.br, 12 Setembro de 2011

PUBLICIDADE

Observação da redação: este artigo foi modificado em 18.09.2017

 

Inscrever-se na nossa newsletter (de graça)

 

Ler também: