Publicidade

Hormônios são a origem do despertar matinal de idosos

ZURIQUE – Os idosos, propensos a despertar de manhã cedo, são vítimas de seus hormônios, indicou um estudo da universidade de Basel e Zurique. Esta forma de insônia senil poderia um dia ser tratada com medicação.

Os pesquisadores Anne Eckert, da Universidade de Bâle, e Steven Brown, da Universidade de Zurique, compararam o relógio biológico em idosos e jovens, relataram na terça-feira na Universidade de Bâle. O relógio interno determina várias atividades do corpo em um ritmo de 24 horas, sendo que contempla o sono a temperatura corporal, a digestão e a pressão arterial, entre outros.

Este relógio é único para cada indivíduo: Considerando que uma pessoa pode estar cheia de energia de madrugada, enquanto outra pessoa “sofre” para estar acordada à meia-noite.

Noturnos e madrugadores

Este ritmo biológico muda ao longo da vida. Durante a puberdade, ele favorece uma maior atividade noturna, o que explica a vida noturna dos adolescentes.

O estudo baseia-se em 36 indivíduos, metade dos 21 aos 30 anos e a outra metade dos 60 aos 88 anos, disseram os pesquisadores na revista “PNAS”. A equipe realizou uma biópsia da pele, cujas células foram usadas para medir a atividade do relógio interno.

O resultado mostrou que o relógio interno das pessoas, independentemente da sua idade, trabalha exatamente da mesma maneira. As propriedades do relógio interno das células da pele, assim, parece não mudar com a idade.

Mudanças hormonais

No entanto, o comportamento mudou quando os investigadores trataram as células com soro do sangue de idosos. Neste caso, o relógio interno mudou de forma significativa – independente das células tratadas. O efeito do soro de jovens tem um efeito nulo.

A equipe concluiu que com a idade não é os componentes moleculares do relógio interno que são modificados. Eles suspeitam que muitos dos hormônios que circulam no organismo, afetam o ritmo biológico e mudam ao longo dos anos os hábitos de sono.

Os investigadores estão tentando descobrir quais fatores estão envolvidos. Porque uma vez que for identificado que as mudanças hormonais provocam o deslocamento do ritmo biológico, pode ser possível tratar os distúrbios do sono em pessoas mais velhas, com a ajuda de medicamentos.

Criasaude.com.br, 22 de maio de 2011

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 14.04.2017

Publicidade