Registre-se | Conectar:
PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Acne

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo sobre acne

Acne adolescência

A acne, comumente conhecida como espinha, é uma doença inflamatória da pele que atinge ambos os sexos. Ela é gerada por uma inflamação dos folículos pilosebáceos, normalmente associada à bactéria Propioniumbacterium acnes, variando de intensidade de grau I até IV. Sua incidência é maior durante a adolescência, podendo atingir 80-90% dos adolescentes, persistindo em alguns casos na fase adulta. Devido a fatores hormonais e genético ainda não esclarecidos, as formas mais graves da acne atingem pessoas do sexo masculino.

Sua fisiopatologia é complexa e envolve diversos fatores, como predisposição genética, fatores hormonais (sabidamente, hormônios sexuais influenciam na ocorrência de acne), fatores ambientais, estado emocional, fatores associados à pele como hipercornificação ductal, dentre outros. Basicamente as acnes se desenvolvem após uma secreção elevada de sebo pelas glândulas sebáceas, o que proporciona um ambiente ideal para desenvolvimento de microorganismos. 

Acne pápulas As manifestações da acne são variadas de acordo como grau das lesões. As espinhas podem se apresentar como comedões (cravos), pápulas (lesões avermelhadas, eritematosas e altas), pústulas (com presença de pus), nódulos e abscessos (lesões profundas e endurecidas). As regiões de maior ocorrência da acne são aquelas de maior oleosidade, como a zona T do rosto, nariz, peito e costas. Embora as acnes não sejam graves, elas podem resultar em problemas psicológicas para os seus portadores, que se sentem menos aceitos na sociedade e com baixa auto-estima.

Tratamento acneOs tratamentos para a doença são variados e, normalmente, os médicos dermatologistas adotam múltiplas abordagens. Basicamente deve-se manter a pele higienizada e, atualmente, há uma variedade enorme de produtos no mercado com tal fim, como sabonetes, géis e adstringentes.

Agentes esfoliantes como peróxido de benzoíla e ácido salicílico também são usados. Além desses produtos, antibióticos tópicos e orais, como tetraciclina, eritromicina, dentro outros, têm eficácia contra a bactéria causadora das acnes.

Entrevista sobre acne com a dermatologista Dra. Fernanda Aguirre (CRM 5652/MT)

acne tratamentoCriasasaude - Dra. Fernanda, há alguma explicação médica para os homens terem mais acne que as mulheres? Este fato é verdadeiro?
Dra. Fernanda - A incidência de acne em graus mais avançados é maior na população masculina. Este fato se deve a fatores ainda desconhecidos, mas acredita-se que fatores genéticos estejam envolvidos.

Chocolates e comidas gordurosas realmente aumentam as chances de desenvolvimento de acne?
O único alimento que comprovadamente piora a acne é o leite e seus derivados. Outros como o chocolate e excesso de fritura não apresentam comprovação cientifica, apesar de serem muito frequentemente relacionados a uma piora pelos pacientes.

Qual o tratamento mais recente para a acne?
A associação de antibióticos e retinoides (oral ou tópico) sao considerados a melhor opção terapêutica no tratamento dos diversos graus de acne. Peelings, lasers e outras tecnologias são excelentes coadjuvantes no tratamento da acne ativa e de sua sequela mais temida, a cicatriz de acne.

acne chocolateMedicamentos de uso oral para tratar a acne (como a isotretinoína, antibióticos, etc) podem ser usados por qualquer um? Há algum cuidado especial ao usá-los?
São medicamentos comprados somente com receita médica e apresentam contraindicação, necessitando de um exame prévio e detalhado, incluindo exame de sangue. Os principais cuidados são em relação a evitar bebida alcoólica e a proibição da gravidez, no caso da isotretinoina, durante o tratamento.

Para finalizar, quais dicas você dá para que se possa evitar e prevenir a acne?
Iniciar o tratamento precocemente diminui drasticamente a chance de cicatriz. Mantenha a pele limpa com um bom sabonete e utilize com regularidade os produtos indicados para o seu tipo de pele. Tratamento de pele exige disciplina e paciência, mas uma pele bonita e bem tratada compensa qualquer esforço.

Entrevista realizada por  (farmacêutico)

Ler a sequência: definição acne - 10 dicas para combater a acne

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum
Estatísticas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Causas Homeopatia
Grupos de risco Dicas
Sintomas Prevenção
Diagnóstico
Complicações

Ultimas mensagens do fórum acne

Última mensagem

  • Dica de saúde (26.02.2014)

    Tem problemas de acne e não sabe mais o que fazer? Não se desespere você não está sozinho aqui está uma dica de como combater as espinhas e a acne de forma natural. Temos uma dica de saúde melhor
  • Espinhas nas costas que dão coceiras (03.01.2014)

    Oi gostaria de saber o que devo usar para umas espinhas que me causam cosseiras,é nas costas espreme e só sai sangue e cossam demais,depois ficam as sicatrezes parecedo catapora Me ajudem por favor não aguento de tanto que me inc
  • Acne, tenho 30 anos e elas continuam (27.11.2013)

    Olá tenho 30 anos e sempre tive alguns probleminhas com a Acne, teve um tempo que até fiquei bem sem nenhuma, mais ultimamente elas não querem sair, estou usando Benzac 10% 2 meses quando parece está melhorando elas volta

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM ACNE

Observação da redação: este artigo foi modificado em 02.04.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
02.04.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:



PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

8 dicas para manter a forma na Páscoa

A Páscoa é um dos feriados mais importantes no Brasil e ela vem repleta de celebrações e comidas, normalmente muito calóricas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 17.04.2014