Remédios naturais
A designação remédios caseiros (ou remédios naturais) representa um termo questionável, e é às vezes criticado pelos médicos como sendo uma terapia com efeito limitado. É por isso que nesta seção tentaremos apresentar os remédios caseiros cuja eficácia é quase sempre comprovada através de estudos ou confirmada pela prática, trata-se principalmente de tratamentos à base de plantas (fitoterapia) ou substâncias minerais.
Ver todos os remédios naturais ou caseiros (de A a Z)
Introdução sobre os remédios caseiros
Os remédios caseiros estão cada vez mais na moda, e há várias explicações para isso:
- O simples prazer de (re) fazer remédios. Por exemplo, um bom xarope contra a tosse ou uma cataplasma para reumatismo é simples de preparar e apresenta uma excelente eficácia. Como a cozinha está na moda com a idéia de convívio, fazer remédios caseiros pode-se tornar um hobby emocionante.
- Razões econômicas, algumas pessoas não têm condições de pagar pelos medicamentos. Fazer o próprio remédio pode ajudá-lo em seu orçamento. Na Rússia, um país “pobre”, observamos um enorme interesse nos remédios caseiros.
- O valor científico desses remédios. Seja a Erva de São João, útil contra a depressão leve à moderada ou a arnica, contra contusões, muitas plantas e remédios têm repetidamente provado sua utilidade e eficácia. O site Criasaude esforça-se para publicar soluções que nos pareçam sempre certas ou prováveis.
O interesse científico e médico dos remédios caseiros
1. Medicamentos convencionais à base de plantas
Sabe-se que grande parte dos medicamentos convencionais (aqueles que seu médico prescreve cotidianamente, também conhecido como medicina alopática) são derivados de plantas ou produtos derivados
O exemplo mais famoso é certamente é a Aspirina, na verdade, o ácido acetilsalicílico (princípio ativo da aspirina) foi sintetizado a partir do conhecimento de duas plantas: filipêndula e salgueiro.
Há também a digoxina, um princípio ativo indicado para problemas cardíacos, que provem da Dedaleira. Muitas outras drogas têm melhorado a nossa saúde nas últimas décadas, é o caso de medicamentos muito eficazes contra a malária e o câncer.
2. Muitos remédios caseiros tem uma base científica comprovada
A maioria dos remédios caseiros que você encontra no site são provenientes de plantas e/ou minerais, como a argila ou bicarbonato de sódio, com base científica comprovada.
Claro que é possível que alguns medicamentos também tenham um efeito placebo ou um efeito nunca realmente demonstrado (por exemplo, certos remédios contra verrugas).
No entanto, a maioria dos remédios propostos tem uma base científica.
Fontes:
Mayo Clinic, National Geographic
Redação
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)
Fotos:
Fotolia.com
Atualização:
Este artigo foi modificado em 29.12.2020