PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Herpes zoster

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo herpes zóster

herpes zoster cobreiroA herpes zóster (cobreiro) é uma infecção da pele e do sistema nervoso que atinge principalmente as pessoas com mais de 60 anos.

Esta doença infecciosa é causada pela reativação do vírus varicela zóster (VVZ).

Casos de herpes zóster na família e o estresse podem aumentar o risco, principalmente em pessoas com mais de 50 anos.

As dores provocadas pela doença, chamadas de dores pós-herpéticas, quando perduram podem ser muito dolorosas e podem atingir seriamente a qualidade de vida do paciente. Além disso, as dores na fase aguda da herpes zóster podem simplesmente ser intoleráveis.
Leia em sintomas

Existem diferentes formas de herpes zóster, como a herpes zóster intercostal (tipo mais freqüente), que atinge a região das costelas, como o próprio nome indica; a herpes zóster oftálmica, que atinge os olhos ( esta deve ser tratada com urgência por um médico); a herpes zóster auricular (na região das orelhas). A herpes zóster generalizada afeta principalmente pessoas imunodeprimidas, como os aidéticos pacientes em terapia que enfraquece o sistema imune (transplantes e câncer).

Caso a doença não seja devidamente tratada, ela pode levar a sérias complicações, como problemas neurológicos (meningite, encefalite, etc), perda de visão, perda de audição, dores neuropáticas, aumento da suscetibilidade de infecções cutâneas, etc.

O diagnóstico da doença é principalmente feito por observação clínica dos sintomas, como aparecimento de bolhas e dores. Caso seja necessário, o médico pode solicitar exames específicos para identificar o vírus e diferenciar a doença de outras, como PCR e ELISA.

No que diz respeito aos tratamentos, destacamos a terapia da fase aguda da fase pós zosteriana (depois da fase aguda). Leia em tratamentos

vacinação herpes zosterNos Estados Unidos, a vacinação contra a herpes zóster é recomendada pela CDC (cdc.org, Center for Disease Control & Prevention) para as pessoas com mais 60 anos. Na Europa ainda não existe nenhuma recomendação por parte das autoridades sanitárias.

No Brasil, a vacinação contra a herpes zóster está disponível no mercado desde 2014. 

Ler a seqüência: definição herpes zóster - Por  (farmacêutica)

Perguntas e Respostas (Fórum do Criasaude)
Estou com 24 semanas de gestação, minha mãe foi diagnosticada com herpes zóster, qual o risco pro bebê? Eu tendo contato com ela.

Resposta do farmacêutico (por Adriana)

A herpes zoster é causada pelo mesmo vírus da catapora, o vírus varicela zóster, que fica escondido em nosso corpo após uma infecção de catapora e depois, geralmente após os 60 anos, pode se reativar (somente em algumas pessoas isso ocorre).

Quando a herpes zóster está na fase de bolhas, essas bolhas possuem um líquido que contém o vírus, portanto é possível que a catapora seja transmitida. Se você já teve catapora, não há do que se preocupar, mas caso não tenha tido catapora, é necessário cuidado e evitar o contato com mãe até que as bolhas sequem. A catapora além de pode causar complicações graves quando adquirida por adultos, pode levar a malformação fetal.

Saiba mais em: catapora

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum
Estatísticas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Causas Bons conselhos
Pessoas de risco Prevenção
Sintomas

Diagnóstico

Complicações    
Quando consultar ?

Ultimas mensagens do fórum herpes zóster

Última mensagem

  • Herpes Zoster - Remédio Caseiro (09.06.2014)

    Tentei postar em remédios caseiros, mas não consegui. Assim, quero deixar aqui minha contribuição a quem possa interessar e ajudar outras pessoas, uma vez que estive acometido dessa doença terrível e obtive a
  • Ervas medicinais para beber. (09.06.2014)

    Prezados(as), Meu pai teve herpes zoster e irritou muito a garganta dele, ele tosse muito e fica com dificuldade na hora de comer. Gostaria de saber se existe algum chá de ervas medicinais para ele tomar. Obrigada! Manuella
  • Vacina contra herpes zoster (22.05.2014)

    pessoas com idade avançada, que tiveram herpes zoster, podem tomar vacina? no caso ela tem 78 e faz hemodiálise, se positivo, qual as chances da vacina dar ter efeito positivo também?

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM

Observação da redação: este artigo foi modificado em 26.05.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
26.05.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

SÃO PAULO - O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 22.10.2014