PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Hipertensão

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo hipertensão

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma doença assintomática que atinge grande parte das pessoas. No Brasil, estima-se que 30-35% da população acima dos 40 anos sofra dessa doença, de acordo com dados do IBGE.

Por definição, a pressão alta caracteriza-se por uma pressão do sangue maior ou igual a 140/90 mmHg ou, 14 por 9. No entanto, de acordo com as orientações européias publicadas em outubro de 2013, acima dos 80 anos fala-se de hipertensão quando a pressão sistólica é superior a 150 mmHg e a diastólica acima de 85 mmHg.           

Hipertensão arterialEm cerca de 90% dos pacientes, as causas são conhecidas e derivam de má alimentação (ingestão em excesso de sódio, gordura), obesidade, idade, uso de medicamentos, fatores genéticos, estresse, sedentarismo, etc. Devido a muitos desses fatores serem decorrentes dos hábitos de vida das grandes metrópoles, a hipertensão por muito tempo foi mais prevalente em países desenvolvidos. Em 10% dos casos, a doença tem outras causas, como problemas no sistema renina-angiotensina, arteriosclerose, problemas renais, etc. Em agosto de 2011 um estudo chinês mostrou uma possível ligação entre o vírus citamegalovírus (CMV) e hipertensão. Leia também causas da hipertensão

As complicações são várias egraves: AVC, insuficiência renal, infarto do miocárdio, impotência, problemas visuais, etc.

A medição da pressão deve ser repetida várias vezes utilizando um esfigmomanômetro, o médico pode, por exemplo, pedir ao paciente para medir sua pressão pela manhã e à noite por 7 dias, utilizando um dispositivo de auto- medição. O diagnóstico da hipertensão pode ser feito apenas após medições repetidas.           

O tratamento inclui medicamentos antihipertensivos, como os inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA), antagonistas dos receptores de angiotensina (ARA), bloqueadores de canais de cálcio, diuréticos, betabloqueadores, etc, sendo usual a associação entre eles.

Também é interessante observar que o tratamento da hipertensão prolonga a esperança de vida, a longo prazo, de acordo com um ensaio clínico realizado nos Estados Unidos, no final de Dezembro de 2011.

hipertensao alhoAlgumas plantas medicinais incluem o alho e a folha de oliveira.

Medidas simples e eficazes podem ser adotadas para o controle da hipertensão, como uma dieta balanceada, atividades físicas, evitar o estresse do dia-a-dia, diminuir o sal dos alimentos, evitar cigarros, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, seguir rigorosamente as instruções médicas.

Ler a sequência: definição hipertensão

Ler também: AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto do coração

Perguntas e Respostas (Fórum do Criasaude)
“Estou com problema de pressão alta, já fui três vezes na emergência. Fico ruim o dia inteiro e com forte dores no peito, da última vez me deram uma medicação mais forte porque estava muito alta, mas não passaram nenhum remédio para tomar em casa. Posso compra um indicado por farmacêutico até passar no médico?”

Resposta do farmacêutico (por Adriana Sumi)
Os medicamentos para tratar a pressão alta devem necessariamente serem prescritos por um médico. Além disso, não recomendamos que comece um tratamento para de pressão alta crônica sem realizar exames e passar por uma conversa detalhada com seu médico.

Mas também não podemos deixar de notar sinais preocupantes, como por exemplo dores forte no peito, que pode ser um sinal de risco cardiovascular ou pode ser um sintoma de problemas como ansiedade. Portanto, recomendamos que procure o atendimento médico de emergência em casos de dores no peito ou quando estiver se sentindo muito mal para também fazer exames de avaliação do coração. Caso seja necessário ir a um atendimento de emergência, não deixe de falar das outras vezes que foi necessário ir ao hospital, pois este histórico é importante para o médico escolher a conduta adequada.

Além disso, recomendamos que marque uma consulta em algum ambulatório ou clinica, para realizar exames mais específicos e ter um acompanhamento.

Enquanto isso, é possível começar o tratamento não medicamentoso que tem a ver com mudanças no estilo de vida. Comece a caminhar no mínimo 3 vezes ao dia por 30 minutos constantes. Evite o consumo de sal, álcool e cigarro. Caso esteja acima do peso, trabalhe para perder peso.

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum
Estatísticas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Causas Homeopatia
Grupos de risco Dicas
Sintomas Prevenção
Diagnóstico
Complicações

Ultimas mensagens do fórum hipertensão

Última mensagem

  • Dor na nuca e tontura (27.01.2014)

    QUANDO ABAIXO A CABEÇA  OU QUANDO ESTOU BRINCANDO COM MINHA FILHA SINTO UMA DOR NA NUCA QUE FICA QUEIMANDO MINHA CABEÇA,E DEPOIS ME DAR  UMA TONTURA,GOSTARIA DE SABER O QUE É?POR FAVOR,
  • hipertensão versus impotencia (31.10.2013)

    BOM DIA, SOU HIPERTENSO E ESTAVA TOMANDO ENALAPRIL DE 20MG, E NÃO TINHA PROBLEMAS DE EREÇÃO. COMO TENHO ARRITIMIA CARDÍACA, MEU MÉDICO MUDOU PARA ATENOLOL DE 25MG, O QUE CAUSOU-ME, DEPOIS DE 40 DIAS DE TRATAMENTO, I
  • Informações sobre medicamentos para hipertensão (06.10.2013)

    Sou hipertenso há mais ou menos uns 12 anos e meu medicamento é Captopril 25mg pela manhã e à noite, sendo acrescido de um Hidroclorotiazida de 25mg pela manhã. Detalhe: SEMPRE usei este medicamento, a alteraç

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM HIPERTENSAO

Por  (farmacêutico)

Observação da redação: este artigo foi modificado em 11.07.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
11.07.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:



PUBLICIDADE

Comentários

13.08.2010 21:33
Re: Hipertensão
Caro Manoel, É importante que você busque orientações adequadas, junto ao médico que acompanha o seu tratamento. O médico poderá encontrar uma solução ou até mesmo indicar outro medicamento. Embora seja difícil modificar hábitos de vida, uma cuidadosa atenção às recomendações de reduzir o consumo diário de sal na alimentação, abandonar o sedentarismo, realizar atividades físicas programadas, o alcance do peso ideal e a adoção de uma alimentação equilibrada podem operar milagres. Além disso, tomar os remédios de acordo com a prescrição é um dos fatores determinantes para o controle da hipertensão arterial. A falta de adesão é uma das principais causas de falha no tratamento e também da pseudo hipertensão resistente. Não se automedique! A automedicação só atrapalha, e ainda pode causar várias complicações. Para saber mais sobre hipertensão acesse http://www.eusou12por8.com.br Atenciosamente, Ministério da Saúde Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
Ministério da Saúde
18.07.2010 00:35
Re: Hipertensão
Olá Manoel, Você já procurou um cardiologista? Não? Então procure imediatamente. Todo o cuidado é pouco, quase tive enfarto por causa da pressão alta, mas já estou sob controle. Boa sorte, Zilda
Zilda
04.07.2010 17:31
Hipertensão
boa noite. gostaria de saber como controlar uma pressão alta (Hipertensão ), pois a minha é muito alta e alem do medicamento que o medico passa tomo alguns remedio caseiro que conhaesso mas não da em nada por favor mi der um retorno de tranquilidade.
Manoel
Adicionar um comentário

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

Extrato de espinafre diminui vontade de comer e ajuda na perda de peso

Um extrato de espinafre contendo membranas de folhas verdes diminui a fome hedônica em até 95%, e aumenta a perda de peso com 43%.

Junk food, gota e raquitismo em alta no Reino Unido

Especialistas alertam para o crescimento do consumo de junk food e doenças relacionadas, como gota e obesidade.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 17.09.2014