Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Alho

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

AlhoResumo
Alho, planta medicinal utilizada contra ateriosclerose e contra a hipertensão, em geral apresentada em forma de cápsulas ou comprimidos.

Nomes
Nome em português: Alho
, alho-comum, alho-do-reino
Nome binomial: Allium sativum L.
Nom inglês: allium, garlic
Nome francês: Ail
Nome alemão: Knoblauch
Nome italiano: aglio

Família
Liliaceae

Constituintes
Óleos voláteis sulfurados (alliine, alicina), enxofre, selênio

Partes utilizadas
Bolbo ou cascas

Propriedades do alho
Antibacteriano, antibiótico, antimicótico, hipolipemiante (baixa a taxa do mau colesterol: o LDL e aumenta o bom: o HDL) hipotensor (dilatação dos vasos), inibidor da agregação plaquetária, expectorante.

alho hipertensaoIndicações do alho 

Uso interno (comprimido, cápsula, xarope)
- Hipertensão, colesterol, prevenção de problemas cardíacos, problemas gastrointestinais, picadas de insetos(prevenção através do efeito repelente de alho), bronquite, tosse, dor de garganta, cálculos urinários,
câncer colorretal, câncer de pulmão.

Aviso hipertensão e problemas de colesterol são graves, o alho pode ser uma medida complementar, mas não é um tratamento de primeira escolha, consulte um médico.

Uso externo
- Verrugas, inflamação do ouvido (otite), oxiúrus, feridas e micoses.

Efeitos secundários
Mau-hálito, em alta dosagem, possíveis efeitos gastrointestinais.

Contra-indicação
Desconhecemos

Interações

Possível interação com a warfarina (molécula anti-coagulante). Apesar de não termos conhecimento de nenhum caso, o alho pode aumentar o efeito da warfarina e levar a eventuais sangramentos. Interação possível com determinados medicamentos contra diabetes (risco de desenvolver uma hipoglicemia).

Preparações à base de alho

- Comprimido de alho (contra a hipertensão e o colesterol)

- Cápsula de alho (em forma de óleo de alho) ou cápsula de alho (contra a hipertensão e o colesterol)

Xarope de alho (contra a tosse)

- Casca de alho (contra as dores de garganta)

- Alho contra herpes labial

Onde cresce o alho?
O alho cresce em diversos lugares do mundo (Europa, América, Ásia,...).

Quando o alho floresce?

O alho floresce no mês de junho.

colesterol alhoObservações
- Um efeito desagradável do alho pode ser o surgimento de um mau odor, esse odor pode sair às vezes pela transpiração, pelo nariz ou pela boca. Infelizmente os medicamentos que dizem que não possuem efeitos de odor não são eficientes. Sendo assim, é a molécula responsável pela eficiência que provoca o odor típico do alho. O alho é uma planta muito estudada, segundo a maioria dos estudos clínicos (alguns são mais críticos), o alho teria uma real eficiência contra determinadas doenças cardiovasculares e seria também preventivo contra a hipertensão e os problemas de colesterol.

- Durante a Primeira Guerra Mundial, o alho foi usado externamente para tratar algumas feridas da guerra.

- A alicina é uma substância importante do alho, com efeitos antioxidantes e notadamente um efeito preventivo sobre o câncer. É um composto organossulfurado.

Para um efeito preventivo sobre a saúde é aconselhável comer um dente de alho todos os dias, se possível cru (por exemplo, na salada) ou se cozidos, não devem exceder uma temperatura de cozimento de 60°C, para evitar a perda das suas propriedades. Se o alho for comido cru, recomenda-se cortar finamente, e depois esperar de 5 a 10 minutos antes de consumi-lo, pois durante este período é observada uma liberação máxima de alicina.

- De acordo com um estudo chinês, comer alho todos os dias reduz em 44% o risco de câncer de pulmão. Entre os fumantes, o risco foi reduzido em 30%. O estudo envolveu 6.000 pessoas e foi realizado pelo Centro de Controle e Prevenção da província de Jiangsu, na China.

Alho, bom para (quase) tudo
Antisséptico, antiinflamatório,  anti-colesterol, antioxidante, antialérgico e até mesmo...afrodisíaco (mas tome cuidado com o seu efeito "mata-amor" no hálito). Seria o alho um remédio milagroso? Ele surgiu há mais de 5000 anos nos estepes da Ásia Central e era utilizado como antiveneno na Roma Antiga. Desde então, o seu sucesso nunca foi desmentido.

Graças aos seus ácidos fenóis, o alho age como um antisséptico poderoso do sistema digestivo e do aparelho respiratório. Seu efeito fluidificante sobre o sangue, sua capacidade de dissolver os pequenos coágulos freariam a evolução da aterosclerose. Po outro lado, os seus princípios ativos enxofrados  dilatariam as artéreas coronárias, contribuindo na prevenção da angina do peito. Se consumido regularmente, ele ajudaria a prevenir o câncer do estômago e seria eficaz contra os vermes intestinais. E naturalmente, é útil dizer que ele também afugenta os vampiros!

No entanto, tome cuidado com o seu excesso, pois se consumido em grandes quantidades, o alho pode desencadear queimaduras gástricas. E mesmo em aplicações locais, o "remédio" não é anódino e pode provocar necroses localizadas da pele...

Fonte: Fitoterapia, a saúde através das plantas, Vidal e Seleção Reader's Digest, 2010, 29,95 EUR.

© 1996-2010 Destination Santé SAS - Todos os direitos reservados. Nenhuma informação contida neste servidor pode ser reproduzida ou redifundida sem oconsentimentoprévio e escrito de Destination Santé. Todo infrator está exposto às sanções previstas pelos artigosL 122-4 e L 335-3 do Código da Propriedade Intelectual: até dois anos de cadeia e multa no valor de150 000 euros.

LER TAMBEM - CRIASAUDE
PUBLICIDADE
Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.05.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
20.05.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:



Google search 2015


Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como melhorar o aprendizado

O aprendizado faz parte da vida, e saber melhorar a capacidade do cérebro em receber informações é crucial.

Alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos têm ganhado popularidade nos supermercados e nas mesas dos brasileiros. Saiba quais suas vantagens para a saúde.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br




© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 24.04.2015