Registre-se | Conectar:
PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Alho

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

AlhoResumo
Alho, planta medicinal utilizada contra ateriosclerose e contra a hipertensão, em geral apresentada em forma de cápsulas ou comprimidos.

Nomes
Nome em português: Alho
, alho-comum, alho-do-reino
Nome binomial: Allium sativum L.
Nom inglês: allium, garlic
Nome francês: Ail
Nome alemão: Knoblauch
Nome italiano: aglio

Família
Liliaceae

Constituintes
Óleos voláteis sulfurados (alliine), enxofre, selênio

Partes utilizadas
Bolbo ou cascas

Propriedades do alho
Antibacteriano, antibiótico, antimicótico, hipolipemiante (baixa a taxa do mau colesterol: o LDL e aumenta o bom: o HDL) hipotensor (dilatação dos vasos), inibidor da agregação plaquetária, expectorante.

alho hipertensaoIndicações do alho 

Uso interno (comprimido, cápsula, xarope)
- Hipertensão, colesterol, prevenção de problemas cardíacos, problemas gastrointestinais, picadas de insetos(prevenção através do efeito repelente de alho), bronquite, tosse, dor de garganta, cálculos urinários,
câncer colorretal.

Aviso hipertensão e problemas de colesterol são graves, o alho pode ser uma medida complementar, mas não é um tratamento de primeira escolha, consulte um médico.

Uso externo
- Verrugas, inflamação do ouvido (otite), oxiúrus, feridas e micoses.

Efeitos secundários
Mau-hálito, em alta dosagem, possíveis efeitos gastrointestinais.

Contra-indicação
Desconhecemos

Interações

Possível interação com a warfarina (molécula anti-coagulante). Apesar de não termos conhecimento de nenhum caso, o alho pode aumentar o efeito da warfarina e levar a eventuais sangramentos. Interação possível com determinados medicamentos contra diabetes (risco de desenvolver uma hipoglicemia).

Preparações à base de alho

- Comprimido de alho (contra a hipertensão e o colesterol)

- Cápsula de alho (em forma de óleo de alho) ou cápsula de alho (contra a hipertensão e o colesterol)

Xarope de alho (contra a tosse)

- Casca de alho (contra as dores de garganta)

- Alho contra herpes labial

Onde cresce o alho?
O alho cresce em diversos lugares do mundo (Europa, América, Ásia,...).

Quando o alho floresce?

O alho floresce no mês de junho.

colesterol alhoObservações
- Um efeito desagradável do alho pode ser o surgimento de um mau odor, esse odor pode sair às vezes pela transpiração, pelo nariz ou pela boca. Infelizmente os medicamentos que dizem que não possuem efeitos de odor não são eficientes. Sendo assim, é a molécula responsável pela eficiência que provoca o odor típico do alho. O alho é uma planta muito estudada, segundo a maioria dos estudos clínicos (alguns são mais críticos), o alho teria uma real eficiência contra determinadas doenças cardiovasculares e seria também preventivo contra a hipertensão e os problemas de colesterol.

- Durante a Primeira Guerra Mundial, o alho foi usado externamente para tratar algumas feridas da guerra.

Alho, bom para (quase) tudo
Antisséptico, antiinflamatório,  anti-colesterol, antioxidante, antialérgico e até mesmo...afrodisíaco (mas tome cuidado com o seu efeito "mata-amor" no hálito). Seria o alho um remédio milagroso? Ele surgiu há mais de 5000 anos nos estepes da Ásia Central e era utilizado como antiveneno na Roma Antiga. Desde então, o seu sucesso nunca foi desmentido.

Graças aos seus ácidos fenóis, o alho age como um antisséptico poderoso do sistema digestivo e do aparelho respiratório. Seu efeito fluidificante sobre o sangue, sua capacidade de dissolver os pequenos coágulos freariam a evolução da aterosclerose. Po outro lado, os seus princípios ativos enxofrados  dilatariam as artéreas coronárias, contribuindo na prevenção da angina do peito. Se consumido regularmente, ele ajudaria a prevenir o câncer do estômago e seria eficaz contra os vermes intestinais. E naturalmente, é útil dizer que ele também afugenta os vampiros!

No entanto, tome cuidado com o seu excesso, pois se consumido em grandes quantidades, o alho pode desencadear queimaduras gástricas. E mesmo em aplicações locais, o "remédio" não é anódino e pode provocar necroses localizadas da pele...

Fonte: Fitoterapia, a saúde através das plantas, Vidal e Seleção Reader's Digest, 2010, 29,95 EUR.

© 1996-2010 Destination Santé SAS - Todos os direitos reservados. Nenhuma informação contida neste servidor pode ser reproduzida ou redifundida sem oconsentimentoprévio e escrito de Destination Santé. Todo infrator está exposto às sanções previstas pelos artigosL 122-4 e L 335-3 do Código da Propriedade Intelectual: até dois anos de cadeia e multa no valor de150 000 euros.

PUBLICIDADE
Observação da redação: este artigo foi modificado em 28.12.2013.
Controllo di qualità
Última atualização:
28.12.2013

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Comentários

25.08.2013 16:04
CONTRA INDICAÇÃO DO ALHO
O alho tem, sim, algumas contra indicações. Não se deve consumir em excesso, não se deve consumir separadamente que pode queimar a boca, esôfago e estomago, não deve se tratar com alho as pessoas com anemia e não deve ser consumido antes ou logo após uma cirurgia para não ter hemorragia - já que ele afina o sangue. Sou consumidor e pesquisador do alho por mais de vinte anos. O alho em conserva é melhor para o consumo por não ter o odor que lhe é peculiar e diminuir a quantidade de enxofre.
Mozaniel Medeiros
15.08.2013 17:19
Re: Alho
olha eu não sei se serve para remédio , mas que da um gosto bom no feijão isso da
leitor
23.07.2013 15:46
Re: Alho
GOSTEI DO COMENTÁRIO EU E UN AMIGO MEU ESTAMOS TOMANDO PELA MANHA COMO TOMAMOS SUPLEMENTOS AJUDA A DELATAR AS VEIAS FOI OQ ME INFORMARAN QUEN NAO GOSTA DOS COMENTARIOS ( UMA COISA VÃO CAÇAR OQ FAZER NAO CRITICAR SE VC ACHA Q ESTÁ RUIN FAÇA MELHOR AO INVÉS DE CRITICAREN ) UN ABRAÇO...
DIEGO
07.07.2013 02:08
Re: Alho
Estou bebendo a água do alho todos os dias e como também um pedaço.Vou esperar melhorar,a circulação e as dores nas articulações que tenho.Acredito muito pois tudo que é natural é bom.
Flávia Gomes da Silva
06.06.2013 06:11
Re: Alho
Pessoas ignorantes é assim mesmo!
não sabe o que é tratamento natural, e fica criticando prefere ir para á farmácia que é mais fácil. E ai , o que acontece ! toma medicação p/ uma coisa e prejudica outra.
Obrigado pela matéria.
Eu
25.03.2013 03:22
Re: Alho
estive durante muito tempo com oxiuros tomei albendazol mebendazol ivermectinatentei de tudo nao ficava livre dos oxiuros, tomei alho amassado com leite depois de fervido fui ficando livre deles que alivio
maria
04.02.2013 14:51
Re: Alho
Não tenho nada contra ninguem, mais eu acho q. educação vem de berço.Se vc não gosta da matéria tudo bem é um direito seu, mais ficar falando palavrão, ofendendo as pessoas isto já é demais. É lamentavél. Eu passo desculpas pelos ataques destas pessoas.Grata.
Olimpia Pacheco de Araujo
24.01.2013 13:41
Re: Alho
ADOREI A MATERIA TIREI VARIAS DUVIDAS OBRIGADO.
IVA
13.08.2012 20:12
Re: Alho
as pessoas que nao gostaram desse anuncio vcs são muito burros vcs ñ comem alho na comida porra caralho
thais,naara e stefany
06.04.2012 23:23
Re: Alho
isso é uma porcariaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa vou perde meu tempo com isso que um coselho pare com isso
ismael oliveira
20.03.2012 22:22
Re: Alho EM QUE ESTAÇÃO DO ANO DEVO PLANTAR?
ADORIE A MATERIA SEMPRE LEIO TDS TD QUE SE DIZ RESPEITO A SAUDE ME INTERESA EU SOU MERENDEIRA DE UMA ESCOLA NO PR CD DE CLEVELANDIA EM TDAS AS REFEIÇÕES QUE EU FAÇO SEMPRE USO OLHO ALEM DA COMIDA FICAR SABOROSA FAZ BM ,PR A SAUDE GOSTARIA DE RECEBER POR EMAIL MAIS SOBRE SAUDE OBRIGADA MADALENA ALVES
MADALENA_1957@HOTMAIL.COMNewsletter Newsletter
Adicionar um comentário

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

8 dicas para manter a forma na Páscoa

A Páscoa é um dos feriados mais importantes no Brasil e ela vem repleta de celebrações e comidas, normalmente muito calóricas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 17.04.2014