Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Gota

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo gota

gota resumoA gota é uma doença reumatológica que acomete as articulações. Caracteriza-se por uma inflamação muito intensa das articulações, ocasionando muita dor. O fator desencadeante principal das crises de gota é a taxa elevada de ácido úrico no sangue (acima de 7,0 mg/dL). Essa substância se acumula nas juntas sob forma de cristais, desencadeando uma reação inflamatória de intensa dor. A dor causada por esta doença é muitas vezes enorme.

A gota é mais frequente em homens, particularmente após os 40 anos, no entanto, pode acometer em mulheres, sobretudo após a menopausa (que começa em média aos 51 anos).

Nos últimos anos, foi observado um aumento significativo no número de casos nos EUA e no Reino Unido, em parte por causa da junk food (alimentos com alto teor calórico, mas com níveis reduzidos de nutrientes), que causa obesidade e diabetes (veja as causas da ligação entre diabetes e gota). Em outros países também houve um aumento acentuado no número de casos. O envelhecimento da população nos países industrializados também explica o aumento da prevalência desta doença.

Outros fatores podem explicar este aumento de casos, como tomar medicamentos anti-hipertensivos (estes podem promover a gota através do aumento do ácido úrico). Leia em: causas

gota cristais acido uricoA elevação do ácido úrico no sangue pode se dar por conta de defeitos genéticos que levam a um aumento em sua produção. Outro motivo que o mantém elevado no sangue é a incapacidade dos rins em excretar a substância. Outros fatores como dieta rica em carnes e frutos do mar, ingestão abusiva de álcool e o consumo de alguns medicamentos, podem elevar os níveis de ácido úrico e desencadear a artrite gotosa.

Quando não tratada, a gota pode se complicar causando cálculos renais e deposições de cristais de ureato de cálcio sob a pele.

Para fazer um diagnóstico preciso, o médico deve fazer uma punção na articulação. A presença de cristais de ácido úrico confirma a presença da gota.    

Trata-se frequentemente de uma doença crônica. Quando uma pessoa para de tomar a medicação e/ou para de manter uma dieta adequada (sem álcool, sem carne, por exemplo), verá muitas vezes as crises de gota reaparecerem .         

O tratamento pode ser curativo para as crises de gota, com medicamentos como antiinflamatórios e colchicina, ou preventivo, com o uso de alopurinol.

Algumas plantas medicinais, como cerejas, bétula, café e folhas de urtiga podem ajudar no tratamento.

Para o paciente que já sofre de gota ou tenha propensão a desenvolver a doença, algumas dicas podem ajudar a prevenir, como reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, maneirar no consumo de carnes, ingerir bastante líquido e controlar o peso.

carnes gota doença

Entrevista com o Dr. Rafanotsimiva (médico conselheiro do site Criasaude.com.br)

Criasaude - Para você quais são os melhores tratamentos (medicamentos) para a gota?
entrevista gota médicoDr Rafanotsimiva - Na verdade, o tratamento da gota depende do estágio em que o paciente esta quando o avaliamos na consulta. Em um caso de gota aguda, por exemplo, medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINE), tais como o diclofenaco ou ibuprofeno são muito eficazes na redução da dor, ou corticosteróides.

Existem medicamentos para prevenir a gota?
Atualmente,  não há nenhuma droga para evitar o aparecimento da gota em si. No entanto, realmente existe um medicamento que pode prevenir a instalação de novos depósitos de cristais de urato monossódico nas articulações. Esta molécula, no caso o alopurinol, evita os ataques recorrentes e retarda a progressão da lesão articular. Esta droga inibe a síntese de ácido úrico no corpo e é especialmente adequada para pessoas que sofrem de gota e que possuem ao mesmo tempo cálculos de urato ou oxalato de cálcio, ou ainda insuficiência renal.

Além dos medicamentos, você tem alguma dica ou recomendação para tratar e prevenir a gota, você recomenda alguma dieta especial?
Sim, boa hidratação, de cerca de 3 litros/dia é essencial para todas as pessoas que sofrem de gota. Além disso, a ingestão de alimentos ricos em purinas deve ser evitada: timo, anchovas, sardinhas, vísceras, cérebro, carnes vermelhas e carne de caça, devem ser eliminados da dieta.

A gota é uma doença fácil de diagnosticar?
O diagnóstico da gota é relativamente fácil na prática clínica cotidiana, embora um certo número de doenças possam manifestar sintomas semelhantes. Esta doença deve ser considerada em casos de artrite monoarticular em idosos ou que apresentam hiperuricemia, especialmente se existem fatores de risco, tais como: o uso regular de diuréticos, insuficiência renal, obesidade, consumo crônico de álcool ou outros membros da família com esta doença.

O que é gota ?

O que é gota ? A gota afeta pessoas com altas concentrações de ácido úrico no sangue (hiperuremia), mas nem todos hiperuremicos desenvolvem a doença.

Os fatores que aumento o risco de desenvolver a doença são: obesidade, ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas, alta pressão sanguínea, diabetes, colesterol, arterosclerose, ingerir grandes quantidades de carne vermelha e frutos do mar.

Uma dieta adequada e a mudança do estilo de vida podem auxiliar muito no tratamento e na prevenção. Perder peso é um dos fatores mais benéficos.

Dieta gota:
- Diminuir a ingestão de proteína, carne vermelha, frutos do mar, bebidas alcoólicas, alimentos e bebidas que contêm o xarope de milho rico em frutose (encontrado em alguns refrigerantes diet ou não)

- É recomendada a ingestão de produtos com baixa calorias, alimentos feitos com carboidratos complexos (cereais integrais, arroz integral, aveia, feijão). O café pode diminuir o risco de ataques de gota. Vitamina C (500 mg por dia) tem um ligeiro efeito redutor do ácido úrico e pode ser recomendada. Uma quantidade moderada de vinho (1-2 onças 5 porções por dia) não é susceptível de aumentar o risco de um ataque de gota.

Os estudos científicos mostram que a ingestão de álcool, principalmente cerveja, está altamente relacionado à gota e aumenta o risco de desenvolver a doença. Todas as bebidas alcoólicas estão relacionadas, exceto baixas doses de vinho.

Tratamento gota: Objetivo de diminuir a dor e inflamação rapidamente e com segurança. Pode ser necessário usar mais de um medicamento. Os anti-inflamatóris são os melhores remédios para tratar gota aguda.

Pessoas com histórico de gota devem ter a medicação às mãos em casos de ataques, pois o rápido tratamento é um fator importante para diminuir a dor e a gravidade do ataque.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) são usados para diminuir o inchaço nas juntas, como o ibuprofeno e a indometacina. Recomendado gerelmente para pessoas que não apresentam histórico de doenças renais ou hepáticas (no fígado), sem problemas de sangramento, não usam anticoagulantes se sem histórico de úlceras gástricas ou duoddenal.

Muito eficaz em ataques de gota. Não é recomendado o uso de aspirina, que pode aumentar ou diminuir a taxa de ácido úrico no sangue.

A colchicina pode ser usada no lugar nos AINES, pois não causa risco de úlceras, pode ser usado junto com anti-coagulantes e em doses adequadas não afeta o rim. Porem pode causar diarréia, náuseas, vômitos e dor abdominal. Geralmente é usado somente em pacientes que não podem usar os AINES. Também pode ser usado como tratamento preventivo para evitar ou diminuir ataques agudos de gota, mas não deve ser usado por períodos longos (anos).

Os glicocorticoides (principalmente a predinisona, predinisolona, metilpredinisolona), também podem ser usados em caso de gota. Pode ser injetada diretamente na área afetada, injetada intramuscularmente ou administrada via oral através de pílulas. Nos casos das pílulas, deve-se tomar cuidado ao retirar o tratamento, pois pode causar novos ataques, para evitar a retirada deve ocorrer lentamente durante um período de 10 dias.

Por  (Farmacêutica, USP, São Paulo) 

Ler a sequência: definição gota - Veja também: tratamentos - como prevenir - dieta para gota

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição & Estatísticas  Tratamento (remédios) Fórum
Causas Fitoterapia & Homeopatia Perguntas aos farmacêuticos
Sintomas & Diagnóstico & Complicações  Dicas & Prevenção

Ultimas mensagens do fórum gota

Última mensagem

  • gotas nos pés (30.04.2015)

    Tenho gotas nos pés sinto muita dor cosa muito, já fiz exame meu ácido uríco estava elevado pois entrei numa dieta e bebo muita água,pois gostaria de tomar algum anti flamatório para aliviar a dor. e diminuir
  • Gota Hereditária grave deformante (28.12.2014)

              Olá eu tenho gota hereditária grave deformante e tenho alérgia ao alopurinol.Meu corpo ja está todo torto cheio de tofos pelo corpo todp inclusive na sola dos pés ja não con
  • Tofo (gota) caroço em cada cotovelo (18.11.2014)

    Tenho gota e atualmente saiu um caroço em cada cotovelo... tem algum remedio para diminuir ou acabar com esse caroço? aguardo resposta... ficarei muito grato se poderem me ajudar.

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM GOTA

LER TAMBEM - CRIASAUDE

PUBLICIDADE
Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.05.2015.
Controllo di qualità
Última atualização:
20.05.2015

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Google search 2015


Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Consumir azeite de oliva e nozes ajuda no bom funcionamento do cérebro de idosos

Pesquisadores espanhóis mostraram que comer mais azeite e nozes permite aumentar o desempenho do cérebro em idosos.

12 doenças que podem ser prevenidas bebendo muito líquido

Conheça 12 doenças que podem ser prevenidas e tratadas bebendo bastante líquido.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br




© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 03.06.2015