Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Dor nas costas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo sobre dor nas costas

dor nas costas A dor nas costas é uma das doenças mais frequentes na população mundial. Estima-se que 80% das pessoas sofrerão de algum tipo de dor nas costas durante a vida. Ela normalmente atinge a região inferior das costas, denominando-se lombalgia, mas também pode acometer a região cervical e torácica.

No Brasil, cerca de 36% da população sofre de dor nas costas. Ela é mais comum após os 40 anos, mas pode atingir qualquer indivíduo em qualquer idade, sendo rara na infância.

É difícil identificar a causa exata da dor nas costas, pois a estrutura da coluna vertebral é complexa. São inúmeras as causas de dores nas costas podendo ser desde desvios posturais, exercícios mal executados, problemas musculares e em nervos e até mesmo metástase óssea de alguns tumores.

Alguns grupos de risco para dores nas costas são: mulheres, idosos, obesos, sedentários e fumantes.

Os sintomas são claros e caracterizam-se por dores nas regiões das costas, podendo ter redução da flexibilidade e rigidez da coluna. Normalmente o diagnóstico é simples, feito diretamente pelo médico. Entretanto, em alguns casos, o profissional da saúde pode requerer exames mais específicos para investigar a fundo as causas das dores. A base das costas (região lombar) é muitas vezes o lugar mais doloroso, pois é aí que a coluna suporta mais peso.

As dores nas costas podem reduzir as atividades diárias do paciente, sendo constantemente uma das causas de reclassificação profissional.

Os tratamentos podem ser feitos à base de medicamentos (como antiinflamatórios, corticóides, miorrelaxantes e opióides), fisioterapia e exercicios físicos, cirurgia ou tratamentos alternativos. Plantas como o salgueiro-branco e a arnica e também a homeopatia são indicadas. Os pacientes não devem se automedicar, mas procurar assistência adequada, pois muitos medicamentos analgésicos causam severos efeitos colaterais.

É importante que o paciente controle sempre o seu peso, mantenha uma boa postura, evite fumar, tenha hábitos saudáveis de vida e pratique esportes. Essas medidas auxiliam no tratamento e previnem o aparecimento de novas dores. É sempre importante que o paciente com dores nas costas procure um médico, para que ele possa fazer o diagnóstico adequado e indicar o melhor tratamento. 

Veja a nossa entrevista com o fisiatra Dr. Augusto Meireles, de São Paulo, sobre a dor nas costas

Criasaude - Dr. Augusto, sabemos que a dor nas costas atingem muitas pessoas. O que você indica para os pacientes que sofrem desse mal?

A primeira medida a se adotar é buscar um médico. Muitas pessoas não dão a devida atenção à dor nas costas e acabam se automedicando. Essa pratica tem conseqüências que podem ser muitas vezes grave. A primeira é que muitos pacientes acabam utilizando medicamentos inadequados e que apenas mascaram o problema. Outro problema é que muitas pessoas acabam não sabem o real motivo da dor nas costas, e, em alguns casos, a causa por trás da dor nas costas é grave. Portanto, o primeiro conselho que dou é que os pacientes consultem um médico para saber qual o tratamento mais eficaz e o que está gerando as dores.

Sabemos que hoje em dia muitas pessoas se automedicam e acabam piorando o problema de dor nas costas. O que você tem a dizer sobre o assunto?
Infelizmente a automedicação é um problema sério em nosso país. Em particular no caso das dores, como a dor nas costas, muitos pacientes acabam utilizando medicamentos inadequados para o caso ou muito fortes, como os opióides. Os opióides devem ser estreitamente monitorados por um médico, pois causam muitos efeitos colaterais, além de dependência. Se o paciente usa um analgésico de maneira errada ele tende a piorar o problema, pois além de não solucionar as dores nas costas ele acaba sofrendo de outros efeitos colaterais. Alguns desses efeitos são: tonturas, constipação e sonolência.

Você acha que apenas os medicamentos são suficientes para a dor nas costas?
As dores nas costas têm causas multivariadas, ou seja, raramente é um único problema que gera as dores. Portanto, não é de se esperar que apenas um medicamento solucione o problema. O paciente é aconselhado a buscar tratamentos com fisioterapeutas e exercícios físicos. No primeiro caso, o fisioterapeuta irá verificar se a pessoa possui problemas de postura e o que mais precisa ser corrigido. Os exercícios físicos ajudaram a fortalecer os músculos e nervos, aumentar a resistência muscular e a densidade óssea. Outra medida importante é ter uma alimentação adequada. Além de combater a obesidade, o paciente ingerirá as quantidades necessárias de cálcio, potássio, vitamina D e outros nutrientes necessários para a saúde muscular, dos nervos e dos ossos.

Para terminar, qual o conselho que você dá aos nossos leitores para evitar ou reduzir as dores nas costas?
É importante que o paciente pratique atividades físicas de acordo com o seu biótipo. Não é aconselhado que a pessoa vá além dos limites. Comece aos poucos, devagar e vá aumentando o ritmo de acordo com o seu potencial. Além disso, tente evitar o estresse e as sobrecargas de trabalho. Evitar excessos de gordura e tabagismo é sempre bem vindo. Consulte sempre um médico para que ele possa fazer o correto diagnóstico e indicar o tratamento adequado. As dores nas costas não são simples e podem esconder muitos outros males.

Ler a sequência: definição de dor nas costas  - Notícias : Estudo diz que paracetamol não é eficaz na dor lombar aguda

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum
Estatísticas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Causas Homeopatia
Grupos de risco Bons conselhos
Sintomas Prevenção
Diagnóstico
Complicações

Ultimas mensagens do fórum de dor nas costas

Última mensagem

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM DOR NAS COSTAS

Observação da redação: este artigo foi modificado em 02.10.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
02.10.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Brasil tem cerca de 40% da população com alguma doença crônica

De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde e IBGE, Brasil tem cerca de 40% da população com doença crônica.

10 dicas para perder a barriga

O Criasaude fez uma lista com dicas para você secar a barriga antes do verão.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 22.12.2014