Registre-se | Conectar:
PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Insônia

PUBLICIDADE

A insônia e os distúrbios do sono afetam quase toda a população e estão entre os assuntos médicos mais discutidos na mídia (e também pelo público em geral).

A insônia é na verdade a falta de sono, que se manifesta de maneira freqüente e regular.

insônia fadigaÉ importante notar que a quantidade de sono pode variar de uma pessoa a outra. Uma minoria estaria descansada com menos de 6 horas de sono por noite, mas sabemos que a maioria das pessoas precisa de uma noite de sono de 7 a 8 horas para estar bem descansada. Leia mais em definição sono.

A insônia e os distúrbios do sono podem às vezes estar relacionados ao estresse, problemas digestivos,  dores (que impedem a pessoa de dormir) ou ainda a um consumo excessivo de ácool e sobretudo de cafeína. Leia também em causas insônia.

A falta de sono afeta a energia e a concentração das pessoas, a fadiga pode afetar  de forma dramática as pessoas que dirigem  veículos, inúmeros acidentes rodoviários estão relacionados à falta de sono, apenas nos Estados Unidos (EUA) o número destes acidentes chega a 100.000 por ano.

insônia sonoMas o sono pode também ter conseqüências médicas em um longo prazo, como favorecer o ganho de peso (ou impedir a queimação de gorduras) e diminuir a resistência aos micróbios (vírus, bactérias,...).  Reduzindo a imunidade, a pessoa é afetada mais facilmente por doenças infecciosas (gripe, bronquite, etc).

Sem contar as conseqüências psicológicas da falta de sono crônica, como o desenvolvimento de doenças como a depressão  e a ansiedade, ou ainda problemas no sistema cardiovascular, com o desenvolvimento de doenças como diabete ou hipertensão.

Para tratar a insônia e os seus distúrbios, é necessário principalmente mudar os hábitos de vida (beber menos café,  praticar mais atividades físicas - mas não antes de dormir, etc.) Leia em dicas, todos os nossos truques para dormir melhor.

Às vezes, o médico ou farmacêutico (para os medicamentos à venda sem prescrição médica) poderá recomendar um sonífero, a ser utilizado se possível , por uma curta duração para evitar a dependência (leia mais em tratamentos insônia).

valeriana dicas insoniaÉ também possível utilizar plantas medicinais no tratamento da insônia, como a valeriana, uma planta famosa que  favorece o adormecimento e um sono de qualidade.

Ler a seqüência: definição sono e insônia


Ler também: 10 dicas para mandar a insônia para longe



Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum
Causas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Sintomas Dicas
Complicacões    

 

Ultimas mensagens do fórum insônia

Última mensagem

  • Apneia do sono - como parar de roncar (29.07.2013)

    Olá pessoal tudo bem com vocês? Gostaria de compartilhar com vocês alguns exercicios para quem sofre com a apneia de sono e ronca durante a noite. Fique atento às instruções.   Observe a imagem abaixo e
  • Plantas medicinais para ativar o sono (29.04.2013)

     QUERO SABER SE A PLANTA VALERIANA, LUPULO E MUGUNLU SÃO PROPRIAS PARA ATIVAR O SONO E SE NÃO FAZEM MAL
  • insônia? (02.02.2013)

    Boa noite, então eu estava conversando com a minha mãe e eu comentei com ela que achava que estava com insônia e ela falou que era frescura minha que menina da minha idade (17) não tem essas coisas, porém eu fiquei m

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM INSÔNIA


author Observação da redação: este artigo foi modificado em 29.11.2013.
Controle de qualidade
Última atualização:
29.11.2013

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:



PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

8 dicas para manter a forma na Páscoa

A Páscoa é um dos feriados mais importantes no Brasil e ela vem repleta de celebrações e comidas, normalmente muito calóricas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 15.04.2014