Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Insônia

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

insônia fadigaA insônia e os distúrbios do sono afetam quase toda a população e estão entre os assuntos médicos mais discutidos na mídia (e também pelo público em geral).

A insônia é na verdade a falta de sono, que se manifesta de maneira freqüente e regular.

É importante notar que a quantidade de sono pode variar de uma pessoa a outra. Uma minoria estaria descansada com menos de 6 horas de sono por noite, mas sabemos que a maioria das pessoas precisa de uma noite de sono de 7 a 8 horas para estar bem descansada. Leia mais em definição sono.

A insônia e os distúrbios do sono podem às vezes estar relacionados ao estresse, problemas digestivos,  dores (que impedem a pessoa de dormir) ou ainda a um consumo excessivo de ácool e sobretudo de cafeína. Leia também em causas insônia.

A falta de sono afeta a energia e a concentração das pessoas, a fadiga pode afetar  de forma dramática as pessoas que dirigem  veículos, inúmeros acidentes rodoviários estão relacionados à falta de sono, apenas nos Estados Unidos (EUA) o número destes acidentes chega a 100.000 por ano.

insônia sonoMas o sono pode também ter conseqüências médicas em um longo prazo, como favorecer o ganho de peso (ou impedir a queimação de gorduras) e diminuir a resistência aos micróbios (vírus, bactérias,...).  Reduzindo a imunidade, a pessoa é afetada mais facilmente por doenças infecciosas (gripe, bronquite, etc).

Sem contar as conseqüências psicológicas da falta de sono crônica, como o desenvolvimento de doenças como a depressão  e a ansiedade, ou ainda problemas no sistema cardiovascular, com o desenvolvimento de doenças como diabete ou hipertensão.

Para tratar a insônia e os seus distúrbios, é necessário principalmente mudar os hábitos de vida (beber menos café,  praticar mais atividades físicas - mas não antes de dormir, etc.) Leia em dicas, todos os nossos truques para dormir melhor.

Às vezes, o médico ou farmacêutico (para os medicamentos à venda sem prescrição médica) poderá recomendar um sonífero, a ser utilizado se possível , por uma curta duração para evitar a dependência (leia mais em tratamentos insônia).

valeriana dicas insoniaÉ também possível utilizar plantas medicinais no tratamento da insônia, como a valeriana, uma planta famosa que  favorece o adormecimento e um sono de qualidade.

Ler a seqüência: definição sono e insônia

Ler também: 10 dicas para mandar a insônia para longe

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum
Causas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Sintomas Dicas
Complicacões    

Ultimas mensagens do fórum insônia

Última mensagem

  • insonia na gravidez (04.08.2014)

    Ola boa noite. Estou gravida de 25 semanas e neste ultimo mês tenho estado com muitas insonias... Reparei que começaram mais frequentes desde que deixei de tomar o nausefe( medicamento para enjoos)... De noite custa me imenso a adormecer
  • Insônia, quero me livrar dos medicamentos (27.06.2014)

         A 3 anos tomo rémedios para conseguir dormir,como a Sertralina,Aprazolan e o Rivrotil Gotas,com indicação médica,agora só consigo dormir se tomar estes medicamentos.Quero me livrar dessas medica&
  • Qual melhor remédio para insônia? (11.03.2014)

    queria saber onde posso adquirir remédio contra insonia, sou paciente com tratamento psiquiátrico, mas não tenho me consultado, tomava o remédio diazepan, queria saber como que faço para adquirir sem precisar me con

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM INSÔNIA

Observação da redação: este artigo foi modificado em 13.11.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
13.11.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

10 dicas para cuidar da barba e bigode

O Criasaude preparou uma série dicas que vão te ajudar a ter uma barba bonita e saudável.

7 alimentos que combatem o câncer de próstata

SAO PAULO - Conheça uma lista de alimentos e hábitos alimentares que ajudam a combater o câncer de próstata. "NOVEMBRO AZUL"

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 27.11.2014