Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Artrose

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo sobre artrose (osteoartrite)

A artrose (osteoartrite) é caracterizada por uma degeneração da cartilagem articular, o que causa dor e inchaço.

A artrose pode afetar uma ou mais articulações. As articulações mais afetadas são as do joelho (gonartrose), do quadril (coxartrose) e dos dedos (poliartrose digital).

A idade é um fator de risco importante e, de fato, a artrose geralmente se desenvolve após os 60 anos de idade. Fatores genéticos, excesso de peso e prática excessiva de esportes também são causas frequentes desse reumatismo.

Os principais sintomas da artrose são: dor e inchaço da articulação. Estes sintomas aumentam com o movimento e diminuem com o repouso.

O tratamento da artrose se baseia em métodos variados, e varia em função do progresso da doença. Em suma são utilizados principalmente medicamentos analgésicos como o paracetamol e anti-inflamatórios, como o ibuprofeno. É também possível utilizar medicamentos mais fortes (por exemplo, a cortisona), em caso de dores severas. Outras terapias são baseadas na fisioterapia e, em casos mais avançados, em cirurgia com implante de uma prótese.

artrose plantaHá um grande número de plantas medicinais e tratamentos alternativos, como com os constituintes da cartilagem (por exemplo, sulfato de condroitina). A maioria destes tratamentos não são comprovados cientificamente ou são controversos. Note, no entanto, que o uso de garra-do-diabo (harpagophytum), uma planta comumente usada em artrose, é cientificamente comprovado, pelo menos de acordo com as últimas informações. O freixo também pode ter efeitos positivos.

Existem várias dicas para reduzir a intensidade dos sintomas e contribuir na prevenção, como fazer exercícios regulares (escolher esportes ou atividades de pouco impacto nas articulações, como caminhadas e natação) e reduzir o excesso de peso.

Definição artrose

Artrose dedos

A artrose é uma doença articular degenerativa não inflamatória que afeta a cartilagem, a qual é danificada e causa dor.

Em estágios avançados da artrose, a superfície da cartilagem articular eventualmente pode desaparecer. Muitas vezes, segue um desenvolvimento ou proliferação óssea sob a cartilagem.

A artrose geralmente aparece no joelho (gonartrose), quadril (coxartrose) e dedos (poliartrose digital), mas também pode ocorrer em qualquer articulação, em especial nas vertebrais (espondilose).

Trata-se de uma doença que não pode ser curada, mas graças a alguns tratamentos pode-se retardar a doença e aliviar os sintomas. Fala-se em tratamento sintomático.

A artrose é de origem mecânica, por isso a dor aumenta conforme a atividade, e ao contrário, a dor é aliviada no repouso.

Epidemiologia artrose

A artrose é a doença das articulações mais comum.

- No mundo estima-se que 250 milhões de pessoas sofrem de artrose do joelho.

- Nos Estados Unidos, 27 milhões de pessoas sofrem de artrose.

- No Reino Unido, 8 milhões de pessoas são afetadas pela artrose.

A artrose frequentemente aparece na idade de 40-50 anos, com a aparição dos primeiros sintomas, mas aos 60 anos a doença torna-se mais comum.

A artrose afeta mais as mulheres do que os homens, como a maioria das doenças reumáticas. Antes dos 45 anos, no entanto, os homens são mais afetados do que as mulheres.

Causas

Apesar de artrose não ter uma única causa, aqui estão as causas ou fatores de risco que favorecem o surgimento da artrose:

- A idade, este fator tem um papel muito importante no desenvolvimento da artrose. Muitas pessoas começam a ter problemas de artrose a partir dos 55 anos.

- Um problema hereditário (causa genética)

causas artrose- Excesso de esforço nas articulações, principalmente em caso de esportes competitivos, treinamentos intensivos (futebol, tênis, esqui,...) ou trabalho de contração física. É interessante lembrar que, o esporte intensivo de basquete ou futebol, por exemplo, praticado desde a infância, expõe as crianças a um maior risco de sofrerem artrose do quadril. O desenvolvimento anormal da coxa provoca deformações, podendo ser a causa, de acordo um estudo da Universidade de Berna, na Suíça, publicado em julho de 2011.

- O sobrepeso (o excesso de peso prejudica as articulações).

- Um ferimento

- Uma cirurgia (por exemplo, uma operação no joelho)

- Uma inflamação (doença inflamatória, na região do joelho, por exemplo)

- Doenças metabólicas como a diabetes

- A gota

Observação: o clima (umidade, pressão, temperatura), pode influenciar (para o bem o para o mal) as dores da artrose, mas em geral não é uma causa direta da doença.

Grupos de risco artrose

As pessoas com maior risco de sofrer de artrose são:

- Pessoas com mais de 60 anos, os primeiros sintomas podem começar já em torno da idade de 40 a 50 anos.

- As pessoas obesas, particularmente, possuem alto risco de sofrer de artrose do quadril e do joelho. Na verdade, o peso do corpo aumenta o risco.

- Os atletas, sobretudo atletas de competição como os jogadores de futebol.

Sintomas

A artrose é caracterizada por dor articular que aumenta conforme o movimento, a dor pode ser mais intensa durante a noite e madrugada.

Estes sintomas são típicos, por exemplo, na artrose do joelho e do quadril.

Muitas vezes, a articulação aumenta de tamanho pela formação de um edema. Os sintomas geralmente diminuem de intensidade no repouso. A articulação também pode tornar-se mais rígida.

Na parte da manhã, ao acordar, a articulação pode estar rígida, mas com um pouco de exercício torna-se mais flexível.

Em caso de atividade (exercício), a articulação pode fazer um estalo, no entanto, não é grave e não impede o movimento.

Artrose de quadril

Um sintoma particular da artrose de quadril é a dor após dirigir ou subir escadas, e no trabalho doméstico, a dor pode irradiar até o joelho.

Artrose dos dedos

A artrose dos dedos é caracterizada por dor ao realizar tarefas com os dedos (por exemplo, abrir uma garrafa...).

Artrose do pescoço

Artrose do pescoço pode causar dor de cabeça, dor no nervo do braço também pode estar presente.

A artrose, ao contrário da artrite reumatoide, pode afetar um única articulação, especialmente quando há lesão.

A artrose é uma doença que evolui lentamente e com presença de crises, um sinal da destruição da cartilagem, e geralmente se desenvolve ao longo de muitos anos. É por isso que falamos de que se tratar de uma doença crônica.

Diagnóstico artrose

Para diagnosticar a artrose, o médico (clínico geral ou reumatologista), geralmente utiliza um questionário detalhado, sob a forma de perguntas interrogativas, a fim de identificar os sintomas e descartar outras doenças, também é utilizada uma anamnese (história do paciente).

O médico pode realizar radiografias (raios- X), bem como exames adicionais mais aprofundados em alguns casos.

Tratamento

Existem diferentes tratamentos para a artrose.

Antes de iniciar o tratamento, especialmente com medicamentos, converse com o seu médico.

Sabemos que mudar seu estilo de vida, como fazer mais exercícios e perder de peso, são métodos muito eficazes como tratamento coadjuvante da artrose.
Quando há uma crise ou surto de artrose, a pessoa deve ficar em repouso.

Principais tratamentos para artrose:

- Tratamento físico (fisioterapia, osteopatia, ergoterapia...)

-
Tratamentos medicamentosos (tratamento da dor e reconstituição da cartilagem)

- Auxílio ortopédico (prótese)

- Operação (prótese)

Tratamentos medicamentosos em caso de artrose

Contra a dor:

artrose tratamento- O paracetamol: para um adulto, a dosagem aconselhada é de 4 gr ao dia, em uso regular (o paracetamol age durante cerca de 4 horas, portanto, pode ser tomado por ex: às 8h, 12h, 16h,etc.). É contra-indicado em pessoas que sofrem de problemas hepáticos (fígado). O paracetamol não possui (ou possui pouco) efeito antiinflamatório, mas tem um forte poder analgésico e antipirético, portanto, no caso da artrose (doença não-inflamatória), é o tratamento principal.

- A cortisona e os seus derivados: quando as dores são muito fortes e ocorre inflamação, o médico pode prescrever cortisona ou um de seus derivados. Injeções de cortisona são freqüentemente efetuadas, mas também é possível tomar comprimidos.

- Os antiinflamatórios não-esteróidais (AINES) como o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno, o dexibuprofeno ou o diclofenac.
A serem utilizados em forma de comprimido, de emplastro (por exemplo, à base de diclofenac) ou de creme (por exemplo, à base de ibuprofeno).
As moléculas mencionadas acima não tratam a causa mas permitem aumentar a qualidade de vida dos pacientes, através da redução da dor (em particular em caso de crise ou surto de artrose), no entanto, tome cuidado com os efeitos secundários como dores gastrointestinais ou problemas renais, no caso da utilização em longo prazo (mais de 3 meses).

Para reconstituir a cartilagem e tratar as dores:

- O *sulfato de condroitina (componente da cartilagem).
Este medicamento parece especialmente eficaz contra a artrose dos dedos.

- A *glucosamina, ainda mais eficaz se combinada com o sulfato de condroitina. Deve ser tomada em forma de comprimido.

- O ácido hialurônico, um medicamento que aumenta a fluidez das articulações. Deve ser injetado na articulação.

Ler: Ácido hialurônico: pode evitar artrose no joelho?

* Um estudo realizado pela Universidade de Berne (Suíça) em setembro de 2010 concluiu que o sulfato de condroitina e a glucosamina seriam ineficazes e teriam a mesma efeito que um placebo ! O estudo recomenda que as autoridades de saúde (seguros de saúde, ...) não rembolsem estes produtos. [Criasaude.com.br: um site neutro e independente que informa de maneira objetiva].
No entanto, um novo estudo publicado na Suíça e Genebra, dessa vez em setembro de 2011, mostrou que o sulfato de condroitina é eficaz contra a artrose dos dedos. O estudo descobriu que o sulfato de condroitina reduz a dor e a rigidez matinal em pacientes que sofrem com artrose dos dedos.

Fitoterapia

As plantas medicinais listadas abaixo demonstraram eficácia para tratar ou apaziguar a artrose, como é o caso da garra-do-diabo (a eficácia desta planta foi comprovada por estudos clinicos):

Fitoterapia artrose- A garra-do-diabo, em geral a ser tomada em forma de comprimidos.

- A rosa-canina, a ser tomada em forma de pó ou cápsulas.

- A arnica, em geral a ser utilizada topicamente (gel, creme, pomada, ...)

- A confrei, a ser utilizado em forma de gel.

- O salgueiro-branco, em geral, a ser tomado em forma de comprimido, cápsula,...

- A pimenta Cayenne, em geral a ser utilizada em forma de creme ou compressas.

- O freixo, em geral a ser tomada em forma de cápsula.

- O açafrão-da-terra, para tomar na forma de cápsula (500mg duas vezes por dia), complementar com 4 gramas de óleo de peixe.

Bons conselhos & Dicas

- Pratique exercícios (caminhada, esporte), mas não levante muito peso e evite esportes que exijam demais das articulações, como o futebol ou o squash (sobretudo na região do joelho). Se você ainda tiver energia e se a dor for suportável, saiba que o exercício físico é um dos melhores remédios para tratar a artrose. O objetivo é fortalecer a musculatura, pois uma musculatura forte protege bem as articulações.

De acordo com um estudo publicado em junho de 2014, no jornal "Arthritis Care and Research" (Cuidado e Pesquisa da Artrite), a prática de caminhadas pode melhorar a condição da artrose. Os pesquisadores estimam que cada quilômetro percorrido reduz os sintomas da artrose de 16 a 18%, melhorando particularmente a mobilidade.

- Reduza o seu peso (calcule o seu IMC), pois este pode enfraquecer as articulações e agravar a artrose.

- Tome banhos quentes a uma temperatura de 37-40°C. Banhos à base de enxofre permitem apaziguar as dores reumatismais, principalmente a artrose.

- Utilize, com o aval de seu médico, medicamentos à base de plantas (garra do diabo, confrei,...) para complementar o seu tratamento de base.

- Utilize sapatos confortáveis e bem adaptados aos seus pés.

- Em caso de crises ou surtos de artrose, evite andar muito ou fazer muito exercício. Se você precisar andar muito, é preferível que você utilize uma bengala.

- Faça Tai Chi duas vezes por semana, pois isso pode ajudar a reduzir as dores da artrose.

- A acupuntura pode ser eficaz contra a dor, especialmente na artrose do joelho.

Ácido hialurônico: pode evitar artrose no joelho?

Contra a artrose no joelho, o arsenal terapêutico inclui injeções intra-articulares de ácido hialurônico, entre outras. Mas, de acordo com uma análise da literatura científica realizada pela “Revue Prescrire” (revista francesa de referência, independente da indústria farmacêutica), este tratamento teria efeitos modestos, ao custo de reações locais, e muitas vezes efeitos secundários graves.

Em pacientes que sofrem com artrose no joelho, o tratamento encarregado pela dor é baseado em tratamentos analgésicos. As injeções de ácido hialurônico são propostas algumas vezes, mas "sem evidência de sua eficácia", dizem os autores da Revue Prescrire.

Um estudo publicado em 2012 resumiu os estudos que compararam este tratamento com o placebo ou com a ausência de tratamento terapêutico, em aproximadamente 12.500 pacientes que sofrem de dores articulares no joelho. "O efeito analgésico das injeções é aparentemente fraco e com relevância clínica incerta. Os resultados foram os mesmos, independentemente da natureza do tempo de acompanhamento, o número de injeções ou o tipo de substância injetada”. Além disso, outra meta-análise chegou a conclusões semelhantes.

Uma doença da cartilagem

As reações locais após as injeções intra-articulares, como a dor prolongada ou derrame no joelho foram relatadas. "A hospitalização, perda de autonomia e outros eventos graves foram relatados em mais de 8 ensaios".

Lembre-se que a artrose é uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem, este pequeno "tecido" esbranquiçado que cobre todas as nossas articulações. É muito frágil, é utilizada frequentemente e não possui quase nenhuma cura. É por isso que a artrose é uma doença progressiva que afeta principalmente o pessoas com mais idade ou pessoas cujas articulações têm sofrido com "excesso de trabalho".

Escrito por: Emmanuel Ducreuzet - Editado por Dominique Salomão
Fonte: A revisão de prescrição, n º 357, 12.11.2013

Ler: Ácido hialurônico: pode evitar artrose no joelho? - Por , Farmacêutico

Ultimas mensagens do fórum artrose

Última mensagem

  • Artrose, remédio para fraqueza nas pernas (14.03.2014)

    Eu tenho fraqueza nas pernas, e gostaria de saber qual é o remedio ideal para esse tratamento?
  • dúvidas e mais dúvidas (28.01.2014)

    bom cheguei com um monte de exames com um bocado de coisas que me preocupam , gostaria que vcs me ajudassem no tocante aos tramentos especificos e opinioes  , bem tenho 38 anos de idade e sou eletricista de empresa de saneamento ambiental o que
  • Tratamento natural para artrose (15.01.2014)

    Artrose Não se trata de uma consequência do envelhecimento, mas ainda é encarada como tal e, por isso, pode ser negligenciada pelo próprio doente. Vem infelizmente acometendo pessoas jovens por conta das distorç&oti

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM ARTROSE

LER TAMBEM - CRIASAUDE

PUBLICIDADE
Observação da redação: este artigo foi modificado em 02.06.2015.
Controllo di qualità
Última atualização:
02.06.2015

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Google search 2015


Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Novo medicamento mostra ser eficaz contra a obesidade

Uma nova molécula apresentou resultados animados num estudo contra a obesidade feito durante 1 ano.

Excesso de vitamina B12 pode causar acne

Estudo recente relaciona excesso do consumo de vitamina B12 ao aparecimento da acne.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br




© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 06.07.2015