Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Pele seca

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo pele seca

pele seca doençaA pele seca é um problema dermatológico muito frequente, que pode ir além de ser somente um problema estético.

A nossa pele tem o papel de proteger nosso corpo de agressões externas (organismos vivos, calor, frio, raios UV, traumas) e de interagir com o ambiente. Quando possuímos em problema em nossa pele, como a pele seca, essas funções podem ser prejudicadas.

Pessoas com pele seca possuem menos substância oleosa na camada externa da pele, o que ocasiona uma perda importante de água, deixando a pele desidratada e sensível.

Existem inúmeros fatores que auxiliam o desenvolvimento de uma pele seca, dentre eles tempos: sol, frio, ar seco, vento, exposição constante à água (muitos banho, piscina,..), banhos quentes, usa muito sabonete (principalmente os muito básicos), utilizar produtos que contém álcool, utilização de certos medicamentos e envelhecimento. Além de algumas doenças (hipotireoidismo, psoríase, eczema de contato, ictiose, neurodermatite) e fatores genéticos (hereditários ou não).

Os principais sintomas são a pele rosada ou branca, fina, com falta de brilho, aspereza, sensível e muitas vezes com fissuras e escamas.

É importante tratar bem a pele seca, para evitar dores ou feridas, coceiras inúteis, infecções da pele (a pele seca favorece a entrada de agentes infecciosos), assim como complicações em um longo prazo: que podem ser, dermatoses como a dermatite atópica (neurodermatite), o eczema ou a psoríase.

O principal tratamento é através do uso de hidratantes, que estão disponíveis em diversas formas (pomadas, loções, cremes, óleos) e com diversas substâncias (parafina, vaselina, propilenoglicol, gliceina, uréia, dexpantenol, entre outros). Para saber qual o melhor hidratante para sua pele é necessário consultar um especialista para que ele analise seu tipo de pele, procure um dermatologista.

Além dos hidratantes convencionais, existem algumas plantas medicinais que também podem ser utilizadas, a mais estudada e conhecida é a aloe vera (babosa). Outras plantas medicinais que ajudam a hidratação são: borragem, camomila, erva-dos-burros, soja. Estas plantas são geralmente utilizadas em forma de óleo, cremes ou pomadas.

Mas além de tratar é necessário tomar alguns cuidados como: não tomar banhos muitos quentes, utilizar sabonetes neutros (de preferência somente uma vez por dia), usar protetor solar, evitar coçar, manter uma alimentação saudável, beber bastante líquido (pelo menos 2L por dia) e quando o ar estiver muito seco utilizar umidificador de ambiente.

Definição

Para sabermos quais são os problemas que a pele seca pode causar, primeiro precisamos entender o papel desempenhado pela da pele, que é resumido em duas funções: barreira física e interação com o meio ambiente. Qualquer problema na pele pode afetar suas funções, o que origina os problemas que a pele seca pode causar.

A pele seca é caracterizada por uma diminuição da substância oleosa (camada lipídica da pele), principalmente na camada externa (epiderme) da pele. Em seguida ocorre uma perda importante de água, pois a barreira lipídica não pode mais exercer o seu papel protetor, deixando de ser impermeável à água, além de ficar mais sensível e sujeita a irritações e infecções. Portando, a pele seca não é só um problema estético.

Podemos compreender por qual motivo falamos em pele seca, pois existe realmente uma desidratação (perda de água).

Causas

Inúmeras causas podem provocar a pele seca:

- Condições climáticas específicas: sol, frio, ar seco (principalmente no inverno, em apartamentos com muito aquecimento), vento do inverno, poluição...

- Tomar muitos banhos durante o dia. De fato, quanto mais nos expomos à água, mais eliminamos as camadas protetoras da pele, o que favorece a eliminação da água e deixa a pele seca. Principalmente, banhos muito quentes.

- A utilização de um sabonete muito básico (alcalino) e de produtos contendo álcool em sua formulação.

- A hereditariedade: determinadas pessoas dispõe genéticamente de uma quantidade menor de lípidios na camada externa da pele. Sabemos, por exemplo, que as pessoas de pele negra têm tendência a ter pele seca.

- A genética: além de fatores hereditários, mutações no gene responsável pela produção da proteína filagrina aumentam o risco de problemas na pele, que inclui não só a pele seca como também dermatite atópica e outras doenças na pele.

- Problemas hormonais, como é o caso da menopausa, nas mulheres.

- A idade, com o passar dos anos a pele se torna naturalmente mais seca.

- As crianças também possuem uma pele naturalmente mais seca, pois elas ainda não produzem os hormônios sexuais.

- O hipotiroidismo

- Os sintomas de uma doença da pele = dermatose como a psoríase, ictiose, o eczema de contato, a neurodermatite...

- A ingestão de determinados medicamentos (é o caso com a isotretinoína, medicamento utilizado contra a acne grave que provoca freqüentemente pele seca como efeito secundário).

- Overdose de vitamina A, que geralmente ocorre devido à ingestão de mais de 100.000 unidades por dia.

Sintomas

Os sintomas de uma pele seca são quase sempre fáceis de serem constatados. A pele é freqüentemente rosada ou branca acompanhada por falta de brilho e aspereza, às vezes associada à fissuras e escamas. Há uma forte sensação de coceira, que muitas vezes desencadeam em dores.

A pele seca é mais fina, áspera e mais sensível não só às condições climáticas (muito calor, frio e tempo seco) como também ao uso de produtos inadequados. Além de perder a elasticidade.

Regularmente ocorre um círculo vicioso, pois com o hábito de coçar, as dores aumentam e quando há dor, há vontade de se coçar, por isso é importante tratar rapidamente e com eficácia os problemas de pele seca.

Tratamento

A pele seca geralmente pode ser tratada com produtos tópicos, mas para que façam efeito é necessário que o ingrediente ativo penetre na pele, não fique só na superfície, e que atinja o tecido o no qual desempenhará sua função.

Existem diversas pomadas, loções, cremes ou óleos de banho disponíveis em farmácias, que ajudam a hidratar a pele, mas para cada tipo de pele existe um hidratante ideal. Para saber qual é o melhor hidratante para o seu caso, consulte um dermatologista, que analisará a sua pele.

Os medicamentos para hidratar a pele contêm frequentemente um composto oleoso como a parafina (óleo de parafina), propileneglicol, vaselina, ou ainda a glicerina.

Nessas pomadas encontramos com freqüência moléculas desinfetantes (dexpantenol, clorexidina, polidocanol) e/ou queratolíticos, agentes que descamam, amolecem as camadas córneas da epiderme (por exemplo, à base de uréia de 1 a 10%) e permitem uma ação ainda mais eficaz, graças a um efeito curativo.

Em casos avançados ou graves de pele seca, a utilização de óleo (ex.: óleo para bebé) pode ser útil. O óleo é mais eficaz do que as preparações hidratantes, disponíveis em farmácias ou lojas, na luta contra a pele seca.

Se houver coceira ou dor severa, você também pode usar um creme ou pomada com pelo menos 1% de hidrocortisona. O objetivo é reduzir a inflamação.

Peça conselhos a um especialista para encontrar o melhor medicamento em função do seu tipo de pele.

Fitoterapia

As plantas medicinais mencionadas abaixo demonstraram eficácia contra a pele seca:

- A aloe vera, a ser utilizada em forma de creme ou pomada.

- A borragem (óleo de borragem), a ser administrada em forma de creme, pomada ou cápsula.

- A
camomila, a ser utilizada em forma de creme ou pomada.

- A erva-dos-burros (óleo de erva-dos-burros), a ser administrada em forma de creme, pomada ou cápsula.

- A soja (óleo de soja), a ser administrada em forma de creme, pomada ou cápsula.

Não existem estudos que comprovem o efeito de remédios caseiros. Tome cuidado, pois muitos podem irritar mais a pele e piorar o caso. Fizemos uma lista daqueles que não prejudicam a pele (exceto em casos de alergias à esses produtos):

- Mel, para ser aplicado puro sob a pele.

- Banho de leite com óleo de semente de uva. O leite sozinho não tem efeito, mas com a combinação do óleo de semente de uva adquire o efeito de tornar a pele mais macia.

- Óleo de amêndoa doce

Dicas

- Evite tomar muitos banhos durante o dia (tome no máximo, um ou dois por dia), pois isso resseca rapidamente a pele. Em caso de duchas ou banhos freqüentes, utilize sabonete no corpo todo somente uma vez ao dia e aplique uma loção hidratante após o mesmo.

- Dê preferência ao uso de sabonetes neutros ou levemente ácidos.

- Aplique pomadas, loções ou cremes hidratantes regularmente (sobretudo após o banho).

Quando for tomar banho, utilize loções ou óleos de banhos (que podem ser encontrados em farmácias), pois isso permite reidratar a pele do corpo todo. É bastante eficaz!

- Evite se coçar, pois um círculo vicioso pode se instalar e isso pode agravar a situação.

- Adote uma alimentação saudável, rica em diversas vitaminas antioxidantes (C, E, A), principalmente em vitamina E (coma, por exemplo, gérmen de trigo, cenoura), minerais e oligo-elementos. Procure também beber bastante água.

- Vista-se de maneira apropriada, sobretudo dentro de condições climáticas extremas: frio intenso, calor intenso, clima seco, etc.

- Aplique cremes oleosos de proteção e em caso de exposição ao sol utilize um bom protetor solar com fps apropriado.

- No inverno, procure umidificar (com um umificador) e arejar regularmente o apartamento.

- Evite aplicar produtos que contenham álcool em sua formulação ou substâncias que irritam a pele.

- Use roupas feitas de fibras naturais, como algodão ou seda. Evite roupas feitas de fibras sintéticas, a respiração da pele não é tão boa neste caso. Atenção com a lã (embora uma fibra natural), pois pode ser irritante para a pele.

Por Adriana Sumi

Ultimas mensagens do fórum pele seca

Última mensagem

  • Me ajudem, pele branca saindo (24.04.2014)

    Olá meu nome é Michael tenho 15 Anos Estava procurando uma Resposta na Intenert e por Acaso encontrei este Site A 1 semana meu Penis enta com uma coceira leve e quando vou Lavar sai uma pelizinha Branca não sei oque poder ser.
  • CREME DE ALOE VERA (14.05.2013)

    Boa tarde. Como fã do aloé vera gostaria k me explicassem como fazer um creme consistente de aloe vera. Obrigados Abraço do tamanho do Atlântico AM
  • Pele seca e manchada (10.09.2012)

    Gostaria de saber e o que fazer com a pele do joelho Que fica manchada de preto e grossa e o porque Disso e o que fazer para reverter este quadro.  Nao cossa e wuando pega sol fica mais escuro ainda Existe remedio para isso. Nao tenho sintom

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM PELE SECA

LER TAMBEM - CRIASAUDE

PUBLICIDADE
Observação da redação: este artigo foi modificado em 23.04.2015.
Controllo di qualità
Última atualização:
23.04.2015

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Google search 2015


Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Novo medicamento mostra ser eficaz contra a obesidade

Uma nova molécula apresentou resultados animados num estudo contra a obesidade feito durante 1 ano.

Excesso de vitamina B12 pode causar acne

Estudo recente relaciona excesso do consumo de vitamina B12 ao aparecimento da acne.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br




© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 06.07.2015