Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Tendinite

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo tendinite


Tendinite
A tendinite é a inflamação de um tendão que se caracteriza principalmente por dor crônica ou aguda e espessamento dos tendões.

Geralmente é causada devido ao uso excessivo dos tendões e ocorre principalmente em trabalhadores (utilização de computadores, atividades com movimentos repetidos, etc) e em atletas não profissionais. Alguns medicamentos podem causar tendinite, veja a lista em: causas

As maiores queixas são de dores crônicas, mas existem as dores agudas.

O diagnóstico pode ser feito através do histórico do paciente, exame clínico, raio- x , ressonância magnética e ultra-sonografia.

A diminuição de atividade na área afetada ou até mesmo a imobilização são etapas essências do tratamento.

O tratamento medicamentoso geralmente é feito por antiinflamatórios não esteroidais (AINES) como aspirina, ibuprofeno, naproxeno e diclofenaco; na fase aguda da dor, assim como compressas frias. Em casos mais graves podem ser usados glicocorticóides e seções de fisioterapia.

acupunctura tendiniteA acupuntura, fortalecimento, alongamento, massagens localizadas entre outros podem ser usados como tratamentos não medicamentosos muito eficientes.

Prevenção tendiniteExistem algumas dicas para prevenir a tendinite: sempre aquece antes de realizar algum exercício, beba bastante água, evite movimentos repetitivos, caso não seja possível, faça pausas de uma em uma hora para alongar; mantenha uma boa postura em frente ao computador (mãos retas e tela na altura dos olhos) e em casos de dor, procure o médico.

Definição

A tendinite é a inflamação de um tendão que se caracteriza principalmente por dor crônica ou aguda e espessamento dos tendões.

O tendão ajuda na contração do músculo, é um conjunto de fibras à base de colágeno que liga o osso e o músculo, normalmente encontram-se bem unidas. Na tendinite o colágeno encontra-se desordenado, com proliferação e irritação crônica do tecido.

É importante observar que no corpo existem inúmeros tendões, mas somente alguns podem ser doloridos, como:

tendão de Aquiles tendinite- o tendão de Aquiles;

- o canal carpiano (falamos em síndrome do canal carpiano);

- o cotovelo (falamos em epicondilite ou "cotovelo do tenista");

- a coifa dos rotadores (falamos em tendinopatia da coifa dos rotadores), tendões do ombro, geralmente atinge nadadores, tenistas e lançadores de beisebol.

- O joelho

A história do paciente pode elucidar o tipo de treinamento ou atividade que causou a tendinite.

Causas

A tendinite ocorre principalmente em trabalhadores e atletas não profissionais, suas principais causas da tendinite são:

- Uso excessivo dos tendões

- Um esforço intenso, após a falta de exercício físico (ex: uma pessoa que está sem treinar retoma de maneira brusca os exercícios e se machuca)

- A desidratação e a alimentação incorreta.

- Movimentos repetitivos de tensão brusca, como no caso de atletas

- Um movimento em falso

Causas tendinite- O estresse

- Uma má postura na articulação

- O uso de calçados muito planos (sem nenhum salto)

- A tomada de determinados medicamentos ([fluoroquinolona], uma classe de antibióticos que pode provocar problemas na região dos tendões, principalmente no tendão de Aquiles). Observação: se você constatar que está com tendinite após ter tomado um antibiótico, você deve consultar um médico para que este autorize a interrupção do tratamento.

Medicamentos, além de antibióticos, que podem estar relacionados com a tendinite, estão listados abaixo, para cada um houve pelo menos um caso confirmado.

- Amilodipina (tendão de Aquiles)

- Estatinas. Das tendinites causadas por estatinas a atorvatatina (37%) é a principal causado, seguda da sinvastatina (31%), pravastatina (22%), fluvastatina(5%) e rosuvastatina (5%).

- Clopidogrel

- Gemifloxaxina

- Isotretinoína (tendão de Aquiles)

- Levofloxacino

- Moxifloxacino

- Norfloxacino

- Orfloxacino

Sintomas

Os principais sintomas da tendinite são principalmente as dores latejantes (por ex. em caso de movimentação).

Por se tratar de uma inflamação, outros sinais podem estar relacionados, como uma vermelhidão, um aumento da temperatura e um inchaço no local da inflamação do tendão.

Cuidado: por ser o principal sintoma a dor, a tendinite pode muitas vezes ser confundida com outras doenças, como artrite reumatóide.

Diagnóstico

Diagnóstico tendinitePara diagnosticar uma tendinite, o médico pode por exemplo, apalpar para observar o local exato da dor ou então tencsionar o músculo.

Alguns exames podem auxiliar o médico no diagnostico, tais como: raio- x , ressonância magnética e ultrassonografia. Outro fator que auxilia muito no diagnóstico é a anamnese, onde o paciente conta para o médico sua história, suas queixas, suas rotinas e responde perguntas pertinentes,geralmente é muito importante para confirmar a tendinite, determinar sua causa e grau.

O uso de questionários pode auxiliar a avaliação do médico, pois fazem uma avaliação funcional através de pontos. Um dos mais famosos e consagrados é o questionário do Instituto de Vivtorio de Avaliação Esportiva (VISA) para tendinite patelar e o VISA-A para tendinite no tendão de Aquiles.

O diagnóstico sempre deve ser feito por um médico, portanto recomendamos que em caso de dúvida você sempre consulte um.

Tratamento

A primeira medida que ser deve tomada para tratar uma tendinite é interromper qualquer movimento no local onde ela estiver situada (por exemplo: ombro, braço, etc.), ou seja, é importante imobilizar a articulação. Posteriormente deve-se realizar uma reabilitação e retorno progressivo das atividades do tendão.

Em seguida, é fortemente recomendado aplicar uma compressa fria (pode ser gelo coberto por um tecido ou uma bolsa de gelo) durante cerca de meia hora sobre a zona da inflamação.

Tratamento tendinite- O tratamento medicamentoso recomendado para se tomar no início é o paracetamol. Por exemplo, 1 grama 3 vezes ao dia (dosagem adulta).

- Você pode também utilizar um AINES (antiinflamatório não-esteróidal) como o ibuprofeno, a aspirina, o naproxeno ( 500mg a cada 12 horas; máx 1250 mg/dia) ou ainda o diclofenaco (Voltaren® Emulgel). Esta última substância também pode ser utilizada em forma de creme, emplasto ou gel.

- Emplasto ou cremes a base de Gliceril Trinitrato (GNT) também podem ser usados.

- Glicocorticóides, casos mais graves.

Se a dor não cessar após 3 dias, consulte um médico.

Em caso de dores persistentes, o médico pode receitar tratamentos mais fortes, como os corticóides (infiltração de corticóide), ou então sessões de fisioterapia.

A fisioterapia é uma ótima opção de tratamento já bastante consagrada.

Exercícios excêntrico (aplicação de uma carga para um alongamento muscular) e outros exercícios com alta carga são amplamente usados no tratamento de diversas tendinites. Assim como o alongamento.

Existem outros tratamentos não convencionais, tais como:

- Eletroacupuntura Ryodoraku, estudo com atletas mostra alívio completo da dor em 74,1% dos casos, é um tratamento rápido de fácil execusão e de baixo custo.

- Cirurgia, recomendado somente em casos resistentes aos tratamentos conservadores.

Alguns medicamentos recomendados para os casos de tendinite contêm vitaminas B1 e B6.

Fitoterapia

Determinadas plantas medicinais podem ser utilizadas como medida complementar no tratamento de uma tendinite, como:

plantas medicinais tendinite- A garra-do-diabo, em forma de comprimido ou cápsula;

- a pimenta Cayenne, em forma de emplastro;

- a arnica, em forma de gel, por exemplo;

- a erva-baleeira, em forma de gel, creme ou infusão (compressa).

Dicas terapia

- É muito importante que, em caso de tendinite, você busque um tratamento o mais rápido possível ( ex: imobilização da articulação, compressas geladas, medicamentos... ver todos os tratamentos)

Prevenção

prevenção tendiniteEstas são algumas medidas eficazes na prevenção das tendinites:

- Aquecer antes de iniciar um exercício físico, esporte ou esforço

- Beber bastante líquido

- Reduzir os movimentos repetitivos

- Caso não seja possível evitar movimentos repetitivos, realizar pequenas pausas de uma em uma hora na atividade e alongar.

- Caso você passe muito tempo no computador, procure utilizar teclados e mouse ergonômicos, eles diminuem muito os casos de tendinite.

- Manter uma alimentação balanceada, principalmente antes de exercícios.

- Fortalecer a musculatura antes de começar a praticar um esporte, principalmente tênis.

LER TAMBEM - CRIASAUDE

PUBLICIDADE
Observação da redação: este artigo foi modificado em 22.04.2015.
Controllo di qualità
Última atualização:
22.04.2015

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

Google search 2015


Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

12 doenças que podem ser prevenidas bebendo muito líquido

Conheça 12 doenças que podem ser prevenidas e tratadas bebendo bastante líquido.

Febre zika chega ao Estado de SP

A doença atingiu um homem de 52 anos morador de Sumaré, SP. Ela tem sintomas semelhantes à dengue e é transmitida pelo mesmo mosquito.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br




© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 27.05.2015