PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Câncer de pulmão

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo sobre o câncer de pulmão

câncer de pulmãoO câncer de pulmão é o tipo mais comum de tumor no mundo e pode ser dividido em dois tipos: tumores de células não-pequenas (correspondendo a cerca de 80% dos casos), e tumores de células pequenas (mais agressivos, correspondendo a 20% dos casos totais). Estatísticas mostram que mais de 27 mil casos de câncer de pulmão foram detectados no Brasil em 2012, sendo que a maioria atingiu homens. A doença fez mais de 21 mil vítimas no mesmo ano.

O número de casos entre as mulheres têm aumentado devido ao maior número de mulheres fumantes.

O tabagismo (tanto passivo quanto ativo) é a principal causa da doença, correspondendo a cerca de 90% do número total de casos. Outros fatores incluem exposição a radônio e solventes químicos, exposição a asbestos e arsênio, e fatores genéticos.

tosse câncer de pulmãoO diagnóstico do câncer de pulmão é difícil e muitos casos são detectados em estágio avançado. As técnicas incluem biópsia, exames de raio-X e exames de tomografia computadorizada e imagem. Dependendo do grau de desenvolvimento do tumor, ele pode ser classificado em estágios de I (localizado no pulmão) a IV (espalhado pelo corpo, metástase). Algumas complicações da doença são: suscetibilidade a infecções, dificuldade de respirar, metástase e, eventualmente, morte.

O tratamento de escolha irá depender do tipo de tumor e do seu grau de desenvolvimento. As abordagens empregadas se baseiam na remoção cirúrgica do tumor, uso de quimioterapia, radioterapia e agentes biológicos (como anticorpos).

Se a pessoa foi detectada com a doença, é importante que ela adote medidas que facilitem a respiração e reduzam o desconforto. Ingerir pequenas porções de comida evita o risco de engasgamento e sufocamento. É também muito importante que o doente pare de fumar para não agravar o quadro.

A melhor medida preventiva é a interrupção do tabagismo, tanto passivo quanto ativo. Dietas saudáveis ricas em antioxidantes e vitaminas também ajudam na prevenção da doença, uma vez que elas protegem as células de possíveis lesões.

Estima-se que 10 a 15 anos após parar de fumar, a probabilidade de desenvolver câncer de pulmão é semelhante ao de alguém que nunca fumou. Leia também: Como parar de fumar ? - tratamentos - sintomas

Leia a sequência: definição de câncer de pulmão - Por (farmacêutico)

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum
Estatísticas Dicas Perguntas aos farmacêuticos
Causas Prevenção
Grupos de risco
Sintomas
Diagnóstico
Complicações

Ultimas mensagens do fórum câncer do pulmão

Última mensagem

  • Câncer de pulmão e tratamentos não invasivos (15.03.2014)

      Olá Boa tarde,   Gostaria de saber se vocês conhecem algum tratamento  para câncer de pulmão que não seja invasivo, ( que não seja, quimioterapia, radioterapia) para pessoa ter uma vida norm
  • CANCER DE PULMÃO,SERÁ ? (18.11.2013)

    Estou muito preocupada, meu marido fumou durante 40 anos, parou fazem 6 meses, no mes de agosto pegou uma gripe e depois disso só foi piorando já consultou OTORRINO, CLÍNICO GERAL, CARDIOLOGISTA, PNEUMOLOGISTA, ONCOLOGISTA POR &U
  • Sobre parar fuma !!! (12.08.2013)

    O meu namorado fuma muito. E na proposta de um amigo,comprou os cigarros eletrônicos USB. http://bit.ly/13um7y5 Espero que ele pode fumar menos. E com baterias de 650mAh, é suficiente para ele fumar todos o dia! Você nã

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM CÂNCER DO PULMÃO 

Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.10.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
20.10.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

SÃO PAULO - O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 22.10.2014