Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Queimação do estômago

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo - Queimação no estômago- dor no estomago

Queimação no EstômagoA queimação no estômago é uma condição freqüente na população atual e se caracteriza por sintomas de dores na região estomacal e peitoral, atrás do osso esterno. O número de pacientes com sintomas de queimação no estômago tem aumentado muito nos últimos anos e boa parte disso é devido a hábitos alimentares incorretos. No Brasil, estudos apontam que cerca de 12% da população nacional apresentem sintomas de 1-2 vezes por semana. Mundialmente, estima-se que 15% apresentem queimação semanalmente.

A causa principal da queimação no estômago é o aumento da produção de ácido gástrico e refluxo para o tubo esofágico. Nesse quadro, podem ser distinguidos 4 grupos de pacientes: aqueles com dispepsia (dificuldade para digerir alimentos), pacientes com gastrite aguda, pacientes com gastrite crônica e, por fim, pacientes com doença do refluxo gastresofágico. Alguns grupos de pacientes como obesos e tabagistas também têm risco aumentado de terem os sintomas.

Basicamente a queimação no estômago se caracteriza por dores na região esternal e uma forte sensação de ardência. O diagnóstico é feito através da história clínica do paciente com exames clínicos mais detalhados para se verificar outras doenças. Complicações associadas incluem o aparecimento de úlceras e alterações da mucosa esofagiana.

O tratamento pode ser feito com o uso de antiácidos, inibidores histaminérgicos e inibidores de bombas de prótons. Plantas medicinais como alcaçuz, menta, cálamo e erva-cidreira ajudam a combater os sintomas e aliviar a queimação. Algumas dicas importantes incluem a mudança nos hábitos alimentares, pratica de esportes, redução do sedentarismo e do consumo de álcool e cigarros.

Perguntas e Respostas
“Quero saber se o Esomex (esomeprazol) é um pouco melhor como disse a doutora que me consultei ou se na realidade é a mesma coisa? Qual surte mais efeito: a Ranitidina ou o Omeprazol?"

Resposta do farmacêutico (por Adriana Sumi)
O omeprasol, esomeprazol e a ranitidina possuem efeito semelhante, o de diminuir a liberação de secreção ácida no estômago.
A ranitindina é um antagonista do receptor H2, que leva a uma diminuição da secreção de ácido no estômago.

O omeprazol age inibindo a bomba de próton, assim como o esomeprazol que é um S-isômero do omeprazol. Em outras palavras, a molécula do omeprazol possui 2 formas tri-dimencionais que chamamos de isomeros, o esomeprazol é somente uma das formas. Os medicamentos inibidores da bomba do próton (omeprazol, esomeprazol, pantoprazol, etc) possuem estruturas e mecanismos de ação similares, porém doses e biodisponibilidade diferentes. Alguns especialistas acreditam que o esomeprazol, por ser mais seletivo, tenha um efeito melhor. Porém em termos de efeito, os estudos científicos são controversos e ainda não existem um consenso de que o esomeprazol seja melhor. Existe um estudo científico, que sugere que o uso de esomeprazol seja melhor para a qualidade de vida do paciente.

Vários estudos indicam que os medicamentos inibidores da bomba de próton são mais eficazes que os antagonistas do receptor H2 para algumas doenças estomacais.

No entanto, a escolha da medicação mais apropriada para cada caso irá depender da doença em questão e principalmente dos medicamentos que podem estar sendo tomados concomitantemente.

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum
Estatísticas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Causas Homeopatia
Grupos de risco Dicas
Sintomas Prevenção
Diagnóstico

Complicações

Ultimas mensagens do fórum 

Última mensagem

  • Queimação no estomago, começa a me dar uma dor no estomago (18.11.2014)

    Bom dia. Tenho gastrite nervosa, e agora começa a me dar uma dor no estomago, parce que embola e segue com diarréia, o que será que pode ser. Já tomei remédios para retomar a flora intestinal, mas paro de tomar e co
  • Refluxo gástrico, como tratar? (20.06.2014)

    boa tarde tenho uma filha que tem refluxo gastrico passou por varios exame médicos e o mesmo receitou omeprazol 40 mg 2 vezes ao dia já faz mais de ano e continua tendo crises fortes porém gostaria de sua ajuda para que vocês me indiquem outros medic
  • Bactéria no estômago há uma semana (05.03.2014)

    meu pai está a uma semana comendo apenas mingual e sopinha pois teve uma bactéria no estómago e não está conseguindo comer comida normal tudo o que come faz vomito e agora começou a sentir falta de ar  o

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM QUEIMAÇÃO DO ESTÔMAGO

Observação da redação: este artigo foi modificado em 19.11.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
19.11.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

10 dicas para cuidar da barba e bigode

O Criasaude preparou uma série dicas que vão te ajudar a ter uma barba bonita e saudável.

7 alimentos que combatem o câncer de próstata

SAO PAULO - Conheça uma lista de alimentos e hábitos alimentares que ajudam a combater o câncer de próstata. "NOVEMBRO AZUL"

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 28.11.2014