Publicidade

Home » Plantas medicinais » Alcaçuz

Alcaçuz

Resumo

AlcaçuzPlanta medicinal expectorante utilizada principalmente em caso de tosse ou catarro, é geralmente encontrada em infusão, raíz para chupar ou mastigar, e balas.

Nomes

Nome em português: alcaçuz, raíz doce, regaliz
Nome binomial: Glycyrrhiza glabra L.
Nome francês: réglisse, bois doux, racine douce
Nome inglês: Liquorice, Licorice (USA)
Nome alemão: Süzzholz
Nome italiano: liquirizia

Publicidade

Família

Fabaceae

Constituintes

Saponinas triterpênicos (glicirrizina), flavonóides, açúcares, fitosterina, cumarinas

Partes utilizadas

Raízes e estólons secos

Propriedades

Expectorante, espasmolítico, diurético leve, antiulceroso, calmante, anti-inflamatório (efeito importante, de acordo com a National Geographic)

Indicações

Tosse, bronquite, catarros, rouquidão, dor de garganta, acidez gástrica (úlceras), rinite alérgica, muitas vezes indicado para uso externo durante uma crise de herpes labial.

Observação: estima-se que um tratamento à base de alcaçuz não deve ultrapassar uma duração de 4 a 6 semanas, pois pode haver efeitos secundários.

Alcaçuz

Efeitos secundários

Em alta dose e administração prolongada  existe risco de efeitos secundários no sistema hormonal  (como retenção de água, problemas de minerais como o potássio [K]), hipertensão, problemas cardíacos, problemas renais e aleitamento.
De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), que falava por ocasião do Halloween em outubro de 2017, um dia de alto consumo de doces, adultos com mais de 40 anos devem prestar atenção especial para não consumir muitos doces contendo alcaçuz (em inglês black licorice). A agência americana estima que ingerir cerca de 57 gramas de alcaçuz por dia por pelo menos duas semanas poderia levar pessoas dessa faixa etária a procurar um hospital com batimentos cardíacos irregulares ou arritmia. A glicirrizina, encontrada na raiz de alcaçuz, pode causar uma queda na concentração de potássio (K). Quando isso acontece, algumas pessoas podem experimentar distúrbios do ritmo cardíaco, assim como hipertensão, inchaço, letargia e até insuficiência cardíaca congestiva.

Contra-indicações

Problemas de fígado, gravidez, anemia, hipertensão.

Interações

Alguns diuréticos (saluréticos) ou glicosídeos cardíacos: aumento do risco de perda de potássio.

Preparações à base de alcaçuz

Infusão de alcaçuz (infusão de raíz de alcaçuz)

– Balas de alcaçuz

– Bastão de alcaçuz

– Pó de alcaçuz

– Tintura de alcaçuz

– Decocçcão de alcaçuz

Onde cresce o alcaçuz?

O alcaçuz cresce na Europa. Planta que pode crescer até 1 m de altura, normalmente tem pouco mais de 50 cm de altura. O alcaçuz atinge uma altura entre 50 e 100 cm. É uma planta perene, isto é, pode viver vários anos. A floração ocorre na Europa de maio a setembro.

Observações

– A raíz de alcaçuz é muito apreciada por crianças mas não deve ser utilizada por muito tempo, pois existe risco de efeitos secundários. Estima-se que um tratamento à base de alcaçuz não deve ultrapassar uma duração de 4 a 6 semanas.

– Apesar disso, a raíz de alcaçuz é uma boa alternativa para tratar a tosse em crianças (como complemento a outros tratamentos), se for chupada, mastigada ou utilizada em infusões durante alguns dias, a cada duas horas, por exemplo.

Úlceras

Um estudo citado pela National Geographic1 demonstrou a eficácia do alcaçuz desglicirrizado (em inglês: deglycyrrhizinated licorice ou DGL) no caso de úlceras. Neste estudo, 169 participantes com úlcera duodenal receberam 380 mg de alcaçuz desglicirrizado (DGL) três vezes ao dia. Os resultados mostraram que essa forma de alcaçuz era tão eficaz quanto os antiácidos convencionais ou a cimetidina.

– O alcaçuz é também bastante utilizado em confeitarias ou balas, no entanto, estas guloseimas não têm efeito medicinal ou curativo, mas proporcionam um gosto bastante agradável.

Alcaçuz e gravidez

Um estudo finlandês publicado em fevereiro de 2017 na revista especializada American Journal of Epidemiology mostrou que o alcaçuz deve ser evitado por mulheres grávidas. Na verdade, os jovens que ficaram expostos a quantidades muito elevadas de alcaçuz (equivalente a mais de 500 mg de glicirrizina por semana) durante a gravidez foram menos bem sucedidos em testes cognitivos de raciocínio realizados por psicólogos. A diferença foi equivalente a 7 pontos de QI. A memória também foi afetada nestes jovens adolescentes expostos a grandes quantidades de alcaçuz durante a gravidez. Além disso, os pais estimaram que estes jovens teriam uma maior propensão de sofrer transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade. O limite de uma quantidade segura de alcaçuz durante a gravidez não é conhecido, por isso a necessidade de evitar esta planta durante a gravidez.

Fonte:
American Journal of Epidemiology, National Geographic

Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)

Fotos: 
Adobe Stock/Fotolia, Criasaude.com.br

Atualização:
Este artigo foi modificado em 11.08.2020

Alcaçuz

Bibliografia e referências científicas:

  1. Healing Remedies, edição de 2014, pelo Dr. Tieraona Low Dog
Observação da redação: este artigo foi modificado em 27.04.2021

Publicidade