PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Diabetes tipo 2

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo diabetes do tipo 2

diabete de tipo 2O diabetes do tipo 2 é uma doença crônica na qual o corpo tem dificuldade de utilizar a insulina, ou não a produz em quantidades suficientes. Dessa forma, o açúcar, que é o principal combustível do corpo humano, não consegue entrar nas células e se acumula na corrente sanguínea, causando diversas complicações.

A incidência da doença tem aumentado muito nos últimos anos, tanto em países industrializados quanto naqueles em desenvolvimento. Grande parte disso é devido aos maus hábitos alimentares e o advento dos fast-food. Cerca de 90% dos casos de diabetes são do tipo 2. No mundo, estima-se que 5% da população total entre 20-79 anos de idade sofra de diabetes tipo 2. No Brasil, cerca de 5,2% tem a doença e esse número tente a aumentar.

O diabetes do tipo 2 ocorre quando as células apresentam uma resistência à insulina. Não se sabe ainda os motivos exatos que levam a essa resistência, mas a obesidade, excesso de gordura e consumo exagerado de açúcar são algumas das principais causas apontadas. O diabetes do tipo 2 também pode às vezes causada por uma diminuição na produção de insulina pelo pâncreas.
Alguns grupos de risco incluem: pacientes sedentários, obesos, hispânicos e latinos e mulheres grávidas.

diabetes sumárioA doença muitas vezes não apresenta sintomas claros, o que pode retardar o seu diagnóstico. Alguns deles incluem sede intensa, vontade de urinar, cansaço, fadiga, visão embaçada e perda de peso. O diagnóstico é feito através de medidas de sangue para se verificar a taxa de açúcar. Mede-se também a porcentagem de hemoglobina glicada.

Quando não tratado, o diabetes do tipo 2 pode levar a sérias complicações, como doenças cardiovasculares, perda de visão, AVC, aumento de infecções, pressão alta, etc.

O tratamento é realizado alterando-se os hábitos alimentares do paciente e também através do uso de hipoglicemiantes orais, substâncias que reduzem a glicemia no sangue.

Algumas plantas medicinais como azeitona e frutas como a goiaba, pitanga e tangerina são benéficas no tratamento contra o diabetes tipo 2. A homeopatia também têm se mostrado importante, com o uso de medicamentos à base de arnica e enxofre.

diabete tipo 2 remedioO paciente com diabetes do tipo 2 deve ser muito disciplinado e seguir algumas dicas, como manter uma dieta balanceada e saudável, tomar corretamente a medicação, observar estados de hiper e hipoglicemia, realizar exames regulares de pressão, colesterol e de sangue e tentar controlar o estresse.

Para prevenção, é importante ingerir alimentos saudáveis e ricos em fibras, evitar gorduras e açúcar em excesso, evitar o sobrepeso e praticar atividades físicas regularmente.

3 dicas validadas por um médico para prevenir a diabetes tipo 2

1. Pare de fumar 2. Perca peso 3. Pare de beber refrigerante

Entrevista sobre diabetes tipo 2 com a nossa conselheira médica, Dra. Holy

Quais são os principais medicamentos para tratar a diabetes?

Os medicamentos utilizados por via oral para tratar a diabetes tipo 2 pertencem a três grandes grupos:

a. Medicamentos para resistência à insulina: as biguanidas

b . Os insulinosecretores:

- Sulfoniluréias

- Glinidas

- Análogos do GLP- 1

- Gliptinas

c . Os inibidores de alfa-glicosidase

Em geral, o tratamento inicia-se com uma única classe de medicamentos. Se isto não for eficaz, uma tentativa é feita com outra classe, até encontrar um medicamento adequado. Muitas vezes, é possível utilizar uma combinação de duas moléculas diferentes para obter o efeito desejado sobre a glicemia.

A insulina é utilizada em pacientes que já não respondem ao tratamento por via oral.

O que se deve temer quando se utiliza drogas anti-diabetes é o risco de desenvolver hipoglicemia. Leia tratamento da diabetes

Se um paciente lhe pedir o melhor regime para a diabetes tipo 2, quais são as suas recomendações?

Não se fala mais em dieta específica para diabéticos. Basta respeitar os princípios dietéticos básicos e não cometer abusos. Você deve saber o valor de cada alimento e equilibrá-los. Sobretudo, é sempre bom saber que uma dieta rica em fibras é recomendada e que não é aconselhável a ingestão de açúcares rápidos. Além disso, os alimentos ricos em hidratos de carbono devem ser ingeridos em quantidades moderadas, proporcionais ao peso do diabético. Leia bons conselhos


Como controlar bem a glicemia?

O auto-monitoramento glicêmico é muito importante em pacientes diabéticos. A frequência depende de cada caso, de cada pessoa e de acordo com as recomendações do médico responsável pelo tratamento. Por exemplo, em uma pessoa que está sendo tratada com insulina, três a quatro controles por dia devem ser efetuados, após cada refeição. Em mulheres grávidas, os controles devem ser realizados nos períodos pré- e pós- prandiais (antes e depois de comer), podendo chegar a 6-7 vezes por dia.

Você também deve saber escolher o aparelho certo para testar a glicemia, alguns são mais confiáveis ​​do que outros. Fale com o seu farmacêutico, que irá aconselhá-lo sobre isso.

Ler a sequência : definição diabetes tipo 2

Notícias : 10 alimentos ideais para diabéticos

diabetes tipo 2 infografia

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum
Estatísticas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Causas Homeopatia
Grupos de risco Dicas
Sintomas Prevenção
Diagnóstico
Complicações

Ultimas mensagens do fórum de diabetes

Última mensagem

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM DIABETES

Observação da redação: este artigo foi modificado em 25.03.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
25.03.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:



PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

Perda de peso pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa

As ondas de calor são características da menopausa. Recente estudo divulga que a perda de peso pode ajudar no controle desses sintomas.

Ministério da Saúde atinge meta de vacinação contra gripe

Até o momento, 84% do público-alvo já foi vacinado contra gripe. Campanha ainda continua em muitos municípios.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 23.07.2014