Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Aids

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo aids / HIV

resumo sobre aidsA aids é uma doença crônica que atinge o sistema imunológico e que pode levar à morte (no caso da ausência de tratamento). Quem sofre de  aids tem a imunidade enfraquecida contra as infecções ou tumores (câncer).

A transmissão do HIV ocorre por meio do sangue, sêmen (assim como o líquido seminal que escorre no início da ereção), secreções vaginais e leite (uma forma de transmissão da mãe para o recém-nascido).

Em caso de ausência de tratamento, o HIV (vírus da aids) ataca e destrói as células do sistema imunológico. A evolução da doença ocorre durante vários anos e pode enfraquecer os doentes mais frágeis em função de um câncer ou outras doenças infecciosas (sendo que estas doenças podem ser benignas nas pessoas que não tem HIV). Ver também: sintomas aids

Atualmente estão disponíveis somente tratamentos que agem sobre os sintomas, e portanto não há nenhuma vacina com efeito preventivo e eventualmente curativo disponível no mercado. No entanto, em setembro de 2009, um estudo realizado por pesquisadores americanos e tailandeses em 17.000 pessoas possibilitou a criação de uma vacina capaz de reduzir de maneira significativa o risco de contaminação pelo vírus da aids. Esse assunto deve ser acompanhado.

A aids é uma doença presente no mundo todo, mas com uma grande predominância na África subsahariana.

História da AIDS/ HIV

aids foto virusA pandemia humana SIDA (síndrome da imunodeficiência adquirida, sigla em inglês – AIDS) teria começado em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC), na década de 1920, antes de se espalhar por todo o mundo em plena mutação, concluiu uma equipe internacional de pesquisadores em outubro de 2014. Os cientistas sugerem que o ancestral comum do HIV "muito provavelmente" apareceu em Kinshasa em 1920, no entanto, o HIV foi identificado pela primeira vez apenas em 1981.

- A AIDS surgiu no mundo em 5 de junho de 1981. Naquele dia, o Centro de Controle de Doenças de Atlanta relatou em cerca de cinco jovens homossexuais na Califórnia, uma pneumonia rara que anteriormente surpreendeu com problemas tópicos severos de imunossuprimidos. Estes cinco jovens morreram de pneumonia.

- Um mês depois, um câncer raro da pele é diagnosticado em 26 homossexuais americanos. Ele é chamado de "câncer gay". A doença foi então nomeada no ano seguinte como síndrome da imunodeficiência adquirida ou SIDA (em inglês, AIDS).

- Em 1983, uma equipe francesa isolou o vírus transmitido pelo sangue, secreções vaginais, leite materno ou sêmen, que ataca o sistema imunológico e expõe às "infecções oportunistas" como a tuberculose ou pneumonia.

- Em 02 de outubro de 1985, o ator americano Rock Hudson morre de AIDS. Outras estrelas seguiriam o mesmo caminho, como os cantores Cazuza (1990) e Freddy Mercury (1991) ou o bailarino russo Rudolf Nureyev (1993).

- Em 1986, foi desenvolvida a primeira droga, azidovudina (AZT), um antirretroviral que retarda a propagação do vírus, mas não a elimina. Ele é oficialmente chamado vírus da imunodeficiência humana (HIV, sigla em inglês). Em dezembro, 4.500 casos são relatados na Europa, um aumento de 124% em um ano.

- Em 1996, a chegada da triterapia, mais conhecida como coquetel, mudou o jogo: de doença inevitavelmente fatal, a AIDS tornou-se uma doença crônica. As Nações Unidas criaram o Programa Conjunto sobre AIDS (UNAIDS). A epidemia se espalhou rapidamente na África e se agrava na Europa Oriental, Índia e China.

- Em 2002: criação do Fundo Global de Luta contra a SIDA, tuberculose e malária, com o apoio de Bill Gates.

- Em 2003: lançado pelo presidente George W. Bush um programa de 5 anos de US $ 15 bilhões, o Pepfar.

- Em 2006: estudos estabelecem que a circuncisão de homens não infectados com o vírus reduz pelo menos pela metade o risco de serem infectados pelo HIV. Mas ela não protege as mulheres. Campanhas de circuncisão precoce na África.

- Em 2009: Desde o início da doença, cerca de 25 milhões de pessoas morreram de AIDS e 60 milhões foram infectadas. Durante oito anos, o número de infecções diminuiu 17% (UNAIDS).

- Em 2010: Estudo mostra que um gel vaginal microbicida contendo um antirretroviral pode, quando utilizado corretamente, reduzir pela metade o risco de infecção pelo HIV em mulheres.

- Em 2011: um ensaio clínico estabelece que tratar muito rápidamente as pessoas HIV-positivas com antirretroviral, reduz quase completamente o risco de transmissão do vírus aos parceiros não infectados.

Ler a seqüência: definição aids - Notícias : Um verdadeiro avanço no tratamento da AIDS no mundo - Cientistas descobrem proteína que bloqueia a liberação dos vírus HIV e ebola

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição & Estatísticas Tratamento (remédios) Fórum AIDS
Causas & Grupos de risco Dicas & Prevenção Perguntas aos farmacêuticos
Sintomas & Diagnóstico & Complicaçõe & Quando consultar ?

LER TAMBEM - CRIASAUDE

PUBLICIDADE
Observação da redação: este artigo foi modificado em 01.04.2015.
Controllo di qualità
Última atualização:
01.04.2015

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Google search 2015


Loading

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Novo medicamento mostra ser eficaz contra a obesidade

Uma nova molécula apresentou resultados animados num estudo contra a obesidade feito durante 1 ano.

Excesso de vitamina B12 pode causar acne

Estudo recente relaciona excesso do consumo de vitamina B12 ao aparecimento da acne.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br




© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 06.07.2015