Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Lúpus

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo sobre lupus

LúpusO lúpus é uma doença complexa que pode apresenta diversas formas. Ele pertence às doenças ditas auto-imunes e atinge muito mais as mulheres do que os homens. O paciente geralmente apresenta lesões cutâneas características, cansaço, dores nas articulações, inchaços, entre outros sintomas.

É uma doença que pode passar anos sem se manifestar, mas de repente devido a um “fator desencadeante” que ainda não conhecido e uma suposta predisposição genética, a doença se instala, surgindo então uma série de sintomas que se assemelham a de diversas outras doenças, daí então a dificuldade de diagnóstico dessa doença, que até pouco tempo, contava apenas com que o médico fizesse a ligação de sintomas isolados e solicitasse exames mais específicos da doença.

Atualmente não é conhecida a cura para o lúpus, apesar dos diversos estudos clínicos que foram e estão sendo realizados mundialmente.

O tratamento depende do tipo de sintoma apresentado, mas em geral consiste no uso de AINEs (antinflamatórios não esteroidais como o paracetamol, aspirina e ibuprofeno), corticosteróides e uso de protetor solar.

Os novos tratamentos, à base de anticorpos, apareceram no mercado americano em 2011 e no Brasil em julho de 2013, como o belimumab (Benlysta). 

As mulheres devem utilizar algum tipo de método anticoncepcional até que se queira discutir a possibilidade da gravidez. Nesse caso é importante consultar o médico e seguir certas orientações.

As complicações mais graves da doença incluem falência de órgãos.

Após certo tempo, é possível estabelecer um controle de medicação e do organismo, que faz com que a doença fique “adormecida”. Não se trata de uma cura, mas existem uma série de cuidados conhecidos e dicas (ver dicas lúpus) como uma alimentação adequada que pode auxiliar na convivência do paciente com a doença, para evitar crises e picos dos sintomas da doença.

Aqui você encontra todas as informações sobre a doença.

Perguntas e Respostas
Tenho lúpus de pele e gostaria de saber se posso fazer o uso da sibutramina, pois ganhei muito peso? "

Resposta do farmacêutico (por Adriana Sumi)
A sibutramina é um medicamento que auxilia a perda de peso, age aumentando a saciedade e com isso reduzindo o consumo de alimentos. Seu efeito terapêutico se dá através da inibição da recaptação da noradrenalina, serotonina e dopamina.

Esse medicamento é contraindicado em pacientes com índice de massa corpórea (IMC) menor que 30 kg/m2, calcule seu IMC aqui. Entre outras contraindicações, como por exemplo: problemas cardiovasculares, com hipertensão arterial não controlada, etc. No caso de lúpus, o que se deve atentar é que este medicamento deve ser utilizado com cautela em pacientes com problemas renais.

O uso da Sibutramina deve ser acompanhado de reeducação alimentar e exercícios físicos acompanhados pelo médico. Desde 2011, este é um medicamento controlado e só pode ser adquirido por determinados pacientes e com receita médica. Esta recomendação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) se deu principalmente devido ao elevado risco de efeitos adversos deste medicamento. 

No caso de pessoas com lúpus e que fazem uso de corticoides, o fator determinante para o ganho de peso não é o consumo de alimentos e sim o efeito adverso dos corticoides de retensão de líquido e acumulo de gordura em determinadas regiões do corpo. Para saber qual o melhor tratamento no seu caso para perder peso, recomendamos que consulte um médico e nutricionista. 

Veja dicas e informações: sobrepeso


Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamento (remédios) Fórum
Estatísticas Dicas Perguntas aos farmacêuticos
Causas

Grupos de risco

Sintomas

Diagnóstico

Complicações

Ultimas mensagens do fórum lúpus

Última mensagem

  • Cura do Lúpus (19.02.2014)

    Oi bom dia sou uma nova pessoa com diagnóstico de Lúpus queria saber se realmente é verdade a cura do Lúpus por pesquisadores Suiços.
  • Dúvida sobre manchas avermelhadas e lúpus (06.03.2013)

      Boa Noite!!Tenho descobri o Lúpus há 5 anos, estou bem graças a Deus, mas de uns dias pra ca está saindo umas manchas avermelhadas em minhas pernas e braços, estou fazendo Pilates e Academia, não sei

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM LÚPUS

Observação da redação: este artigo foi modificado em 11.12.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
11.12.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Brasil tem cerca de 40% da população com alguma doença crônica

De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde e IBGE, Brasil tem cerca de 40% da população com doença crônica.

10 dicas para perder a barriga

O Criasaude fez uma lista com dicas para você secar a barriga antes do verão.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 21.12.2014