Registre-se | Conectar:
PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Ciática

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo ciática

ciáticaA dor nas costas afeta uma grande parte da população, fazendo com que muitos fiquem doentes. Em relação a dor dorsal, existem as lombalgias e ciática. A lombalgia é um termo genérico que significa dor nas costas sem etiologia específica: nós geralmente não sabemos as causas de uma lombalgia.

A ciática, pelo contrário, é causada por pinçadas do nervo ciático entre duas vértebras, muitas vezes na raiz do nervo, causando dores severas. Isso resulta em inflamação e dor intensa, a partir da nádega para os dedos do pé, através da perna. Dependendo da localização o caminho da dor será diferente, permitindo um diagnóstico médico.

O médico, na consulta médica, identificará a causa da dor ciática, que pode ser mecânica (pinçada no nervo) ou biológica (câncer, por exemplo).

Nos casos não complicados de ciática, repouso e analgésicos / anti-inflamatório é prescrito. Em geral, este tratamento é suficiente. O médico também reavaliará a situação alguns dias depois. A princípio, a ciática não complicada resolve por si só depois de cerca de 6 semanas, em 80% dos casos.

Em casos complicados de ciática (exemplo paralisantes), uma hospitalização de emergência pode ocorrer. Mas estes casos são raros. O tratamento cirúrgico pode ser considerado.

Quando a ciática é comprovada, a dor por ser aliviada relaxando as costas. A melhor posição é deitado, mantendo as pernas a 90 graus. O repouso é recomendável, mas apenas na fase aguda. Na verdade, uma vez passada a dor severa, é essencial retornar às atividades diárias gentilmente. Isto permite uma recuperação mais rápida.

Alguns remédios naturais podem ajudar a aliviar a dor, como o óleo essencial de, puro ou misturado com o óleo vegetal da arnica.

É possível prevenir casos de dor ciática seguindo algumas regras de vida saudável, como uma boa postura dorsal (das costas): ficar em linha reta, por exemplo, por fortalecer a musculatura das costas, também impede a ocorrência de dor ciática. As escolas das costas também ensinam: boa postura, boa musculatura e relaxamento das costas.

O calor também ajuda a reduzir a dor. Assim, a aplicação de compressas quentes, garrafas de água quente ajudam realmente a aliviar a dor ciática. Banhos quentes também são benéficos na dor ciática.

Entrevista sobre ciática com o nosso consultor médico (Dr. Rafano)

Doutor, quais são as perguntas que irão ajudar a diagnosticar uma ciática?
O diagnóstico da dor ciática é primeiramente suspeitado devido à presença de dores características, que começam no nível lombar e irradiam para o membro inferior seguindo um caminho muito especial.

Este trajeto permitirá classificar a dor em ciática L5 (face lateral da perna e face dorsal do pé), ou  em ciática S1 (face posterior da panturrilha e região plantar do pé).

Quando a dor do paciente atende a esses critérios, o médico deve pesquisar problemas sensoriais e/ou motores (paralisia, distúrbios de sensibilidade), ou mesmo a ausência do reflexo aquileu.

Uma vez que estes elementos são encontrados, deve-se confirmar a ciática por imagens médicas, primeiramente pela ressonância magnética da coluna lombar. Este exame permite encontrar muitas vezes uma hérnia de disco em L4-L5 ou L5-S1 comprimindo a raiz nervosa à direita ou à esquerda. Se há dúvida sobre a natureza da hérnia de compressão, é possível realizar uma ressonância magnética com contraste. Todos estes elementos confirmam a ciática.

Depois de quantos dias, após o começo do tratamento inicial, você propõe uma nova avaliação após um diagnóstico de dor ciática? E o que você pratica?
O tratamento inicial é baseado na utilização de anti-inflamatórios não esterioidais (por exemplo, diclofenaco) e analgésicos não opióides (por exemplo, paracetamol), combinados com fisioterapia. Em geral, este tratamento melhora os sintomas após 6 semanas. Às vezes, porém, a dor ciática persiste. Neste caso, uma nova avaliação clínica e radiológica é necessária. Se o déficit neurológico não foi pior, da pregabalina pode ser introduzida, a dose deve ser aumentada gradualmente, ou recorrer a uma terapia com antidepressivos tricíclicos, e a fisioterapia será continua. Caso não haja melhora, o tratamento cirúrgico será discutido.

O que ajuda a determinar a internação de emergência?
Hospitalização de emergência é necessária diante de uma ciática hiperalgica com bloqueio da coluna lombar e déficit sensorial ou paralisia brutal, especialmente se houver alterações de esfíncteres (incontinência urinária ou fecal, impotência).

Tendo em conta estes sintomas, o tratamento cirúrgico é muitas vezes necessário.

Se a cirurgia é necessária e o paciente se recusar, quais podem ser as consequências? Existem complicações após a cirurgia da ciática complicada? O que você diz para tranquilizar os doentes?
Em caso de recusa de cirurgia, a compressão persistente do nervo conduz inevitavelmente à complicações neurológicas irreversíveis: dor neuropática crônica que é difícil de conter, atrofia (diminuição da massa muscular) do membro afetado, uma síndrome da cauda equina com incontinência urinária ou fecal e impotência. No âmbito sócio-profissional, a compressão crônica do nervo leva a uma incapacidade e retraimento social, muitas vezes induzindo pela diminuição da mobilidade, além de repercussões emocionais/psiquiátricas por causa de dor crônica.

As técnicas operatórias atuais, neste caso a hemilaminectomia ou microdiscectomia, têm muito pouco risco, uma vez que são muito menos traumática do que as técnicas anteriores. A recuperação pós-operatória é rápida após uma convalescença de 2 meses em média. A complicação ( persistência da ciática após a operação), muitas vezes ocorre em pessoas instáveis ​​no plano psíquico, pesados ​​trabalhadores manuais, ou quando o tratamento cirúrgico foi feito tarde demais.

Quando um paciente chega para você por causa de muitas recorrências de dor ciática, o que você recomenda, quais são os passos a tomar? Será que existe cura definitiva?
Quando há recidivas da dor ciática várias vezes, o médico deve procurar determinar a importância da compressão do nervo subjacente e avaliar potenciais fatores psicológicos, que muitas vezes desempenham um papel na perpetuação da dor. Se o tratamento medicamentoso já tenha sido realizado, ou mesmo se o paciente já tenha passado por uma microdiscectomia, existe uma terapia alternativa que é a fusão definitiva. Esta técnica envolve a fusão das vértebras acima e abaixo da hérnia de disco ou do dano à raiz para eliminar definitivamente a dor. Muito eficaz, no entanto, a técnica faz com que a rigidez lombar pós-operatória persista, mas que pode ser minimizada através de fisioterapia e reabilitação muscular.

Ler a sequência: definição ciática - Ler também: dor nas costas

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamentos Fórum
Estatísticas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Causas Dicas
Grupos de risco Prevenção
Sintomas
Diagnóstico
Complicações
Quando consultar    

Ultimas mensagens do fórum de dor nas costas - ciática

Última mensagem

  • Acidente no futebol no abdomen (30.03.2014)

    bom dia estive jagando bola no sabado e acabei tendo uma colisão com um adversario dentro de campo,onde o joelho do adversario atingiu a costela acima do abdome,estive ao medico para verificar pois estava com muita dor,o medico me passou ultr
  • Dores nos rins e quando eu ando doi mais (12.02.2014)

    Ola Bom Dia!!! Preciso saber o seguinte.. tenho tido dores nos rins e quando eu ando doi mais,segue pela coxa e  parece que vai travar minha perna,tenho tomado bastante liquidos,agua suco etc...eu fazia bastante xixi agora diminuiu bastante,po
  • Como aliviar a dor nas costas (20.01.2014)

      A dor nas costas é uma das piores tipos de dores que existem, pois além de ser extremamente incômoda ela afeta o seu desempenho no trabalho e nas tarefas domésticas. Vou dar algumas dicas de como aliviar as dores na

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM DOR NAS COSTAS

Observação da redação: este artigo foi modificado em 29.03.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
29.03.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também

PUBLICIDADE

Comentários

07.03.2013 01:31
Re: Ciática
quando estou deitada e derepente vou me espreguiçar espichando as pernas ai a minha perna esquerda embola, e sinto muitas dores forte ate desembolar o nervo da perna. o que fazer fazer?
marta
21.02.2013 00:10
Re: Ciática
DOR NO LADO DO QUADRIL CONTINUIO E DORMENCIA O SE POSSO POR BOLSA DE AGUA QUENTEQUE PODE SER,
DEO VON LEDEBUR
25.12.2012 14:33
Re: Ciática
De ontem pra cá,apareceu em mim uma dor no glúteo esquerdo. Quando começo a andar dói bastante,uma dor que chego perder os movimento da perna,será esse nervo ciático?
Isackson
04.11.2012 23:39
Re: Ciática
tomei uma queda,e atingio o membro inferior direito o musculo contraiu e onervo ciatico já estou com 5 meses de fisioterapia e 6 do acidente continuo com muita dor o devo fazer.
luzia
19.07.2012 22:39
Re: Ciática
Dr. Fabio, poderia me esclarecer se a dor ciática pode erradiar p/ o interno de coxa?
tania.zanetti@terra.com.br
16.07.2012 19:52
Re: Ciática
É nervo ciático, importante no desenvolvimento humano e maldito na dor só porque,não tive postura,não dormi adequadamente,fiz esforços demasiado,negligente ao pegar peso,repetir exercícios de alongamento(flexibilidade) demasiadamente,até quando vai ficar comigo 08semanas,remédios para dor tomei vários,injeção na véia idem,repouso idem,quando dr.voltarei a jogar minhas peladas,a passar atividade física para os meus anjinhos,quando dr.avise-me urgente,quero ficar em paz e desejar a todos paz também,ajude-nos dr.....................urgente ...................abaixo a dor em nome de JESUS......... email geraprof2010@hotmail.com
geraldo dias
26.01.2012 18:34
Re: Ciática
dr tenho extrusao L5 S1 e ha 9meses sinto a ciatica desde o gluteo ate a panturrilha ja fiz ressonancia ..e quero saber se operando vou voltar a fazer meus esporte ,pois sou educador fisico...
francisco braga
15.01.2012 18:15
: Ciática
Estou praticamente impossibilitada de caminhar, encontro-me acamada a duas semanas, e uma dor horrivel,
Dr. tem pessoas que dizem que já fizeram fisioterapia, a dor torna-se mais suportavel, mas diz que nao há nada que resulte a 100%.
Eu tenho tres hernias discal 2/3/5 vertebra lombares, eu gostava de saber se operando resolve o meu problema da ciatica, confesso que já cheguei a pensar que nao vou aguentar viver assim, retira-nos toda a qualidade de vida, a nivel profissional impossibilita-me de fazer o que realmente gosto, sou comercial, obrigatoriamente conduzo muitas horas por dia.
Só queria mesmo saber se tem realmente soluçao, se posso pensar que voltarei a ter uma vida normal.

Cumprimentos

Manuela
manuela rocha
10.01.2012 22:33
Re: Ciática
Dr Fabio, por gentileza, poderia me esclarecer se a quiropraxia pode dar resultada também no caso de hernia de disco extrusada? Grata
Maria Regina
09.08.2011 17:54
Re: Ciática
A dor Ciática ou ciatalgia é uma das especialidades tratada pela quiropraxia, sem uso de diversos remédios e seus efeito colaterais, mas sim com a manipulação da coluna vertebral, eliminando a causa e fazendo o paciente se sentir melhor de verdade e não só maquiando o sintoma. Não se deixe enganar!! Visite um quiropraxista. Atenciosamente; Dr. Fabio Corsini Motta - ABQ:0486 http://www.ipquiropraxia.com.br/quiropraxia.html
fabio
Adicionar um comentário

Quickinfos top

Temas



Inscrição Newsletter


IMC

NOTÍCIAS

8 dicas para manter a forma na Páscoa

A Páscoa é um dos feriados mais importantes no Brasil e ela vem repleta de celebrações e comidas, normalmente muito calóricas.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br

Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter !

© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 23.04.2014