Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Ciática

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo ciática

ciáticaA dor nas costas afeta uma grande parte da população, fazendo com que muitos fiquem doentes. Em relação a dor dorsal, existem as lombalgias e ciática. A lombalgia é um termo genérico que significa dor nas costas sem etiologia específica: nós geralmente não sabemos as causas de uma lombalgia.

A ciática, pelo contrário, é causada por pinçadas do nervo ciático entre duas vértebras, muitas vezes na raiz do nervo, causando dores severas. Isso resulta em inflamação e dor intensa, a partir da nádega para os dedos do pé, através da perna. Dependendo da localização o caminho da dor será diferente, permitindo um diagnóstico médico.

O médico, na consulta médica, identificará a causa da dor ciática, que pode ser mecânica (pinçada no nervo) ou biológica (câncer, por exemplo).

Nos casos não complicados de ciática, repouso e analgésicos / anti-inflamatório é prescrito. Em geral, este tratamento é suficiente. O médico também reavaliará a situação alguns dias depois. A princípio, a ciática não complicada resolve por si só depois de cerca de 6 semanas, em 80% dos casos.

Em casos complicados de ciática (exemplo paralisantes), uma hospitalização de emergência pode ocorrer. Mas estes casos são raros. O tratamento cirúrgico pode ser considerado.

Quando a ciática é comprovada, a dor por ser aliviada relaxando as costas. A melhor posição é deitado, mantendo as pernas a 90 graus. O repouso é recomendável, mas apenas na fase aguda. Na verdade, uma vez passada a dor severa, é essencial retornar às atividades diárias gentilmente. Isto permite uma recuperação mais rápida.

Alguns remédios naturais podem ajudar a aliviar a dor, como o óleo essencial de, puro ou misturado com o óleo vegetal da arnica.

É possível prevenir casos de dor ciática seguindo algumas regras de vida saudável, como uma boa postura dorsal (das costas): ficar em linha reta, por exemplo, por fortalecer a musculatura das costas, também impede a ocorrência de dor ciática. As escolas das costas também ensinam: boa postura, boa musculatura e relaxamento das costas.

O calor também ajuda a reduzir a dor. Assim, a aplicação de compressas quentes, garrafas de água quente ajudam realmente a aliviar a dor ciática. Banhos quentes também são benéficos na dor ciática.

Entrevista sobre ciática com o nosso consultor médico (Dr. Rafano)

Doutor, quais são as perguntas que irão ajudar a diagnosticar uma ciática?
O diagnóstico da dor ciática é primeiramente suspeitado devido à presença de dores características, que começam no nível lombar e irradiam para o membro inferior seguindo um caminho muito especial.

Este trajeto permitirá classificar a dor em ciática L5 (face lateral da perna e face dorsal do pé), ou  em ciática S1 (face posterior da panturrilha e região plantar do pé).

Quando a dor do paciente atende a esses critérios, o médico deve pesquisar problemas sensoriais e/ou motores (paralisia, distúrbios de sensibilidade), ou mesmo a ausência do reflexo aquileu.

Uma vez que estes elementos são encontrados, deve-se confirmar a ciática por imagens médicas, primeiramente pela ressonância magnética da coluna lombar. Este exame permite encontrar muitas vezes uma hérnia de disco em L4-L5 ou L5-S1 comprimindo a raiz nervosa à direita ou à esquerda. Se há dúvida sobre a natureza da hérnia de compressão, é possível realizar uma ressonância magnética com contraste. Todos estes elementos confirmam a ciática.

Depois de quantos dias, após o começo do tratamento inicial, você propõe uma nova avaliação após um diagnóstico de dor ciática? E o que você pratica?
O tratamento inicial é baseado na utilização de anti-inflamatórios não esterioidais (por exemplo, diclofenaco) e analgésicos não opióides (por exemplo, paracetamol), combinados com fisioterapia. Em geral, este tratamento melhora os sintomas após 6 semanas. Às vezes, porém, a dor ciática persiste. Neste caso, uma nova avaliação clínica e radiológica é necessária. Se o déficit neurológico não foi pior, da pregabalina pode ser introduzida, a dose deve ser aumentada gradualmente, ou recorrer a uma terapia com antidepressivos tricíclicos, e a fisioterapia será continua. Caso não haja melhora, o tratamento cirúrgico será discutido.

O que ajuda a determinar a internação de emergência?
Hospitalização de emergência é necessária diante de uma ciática hiperalgica com bloqueio da coluna lombar e déficit sensorial ou paralisia brutal, especialmente se houver alterações de esfíncteres (incontinência urinária ou fecal, impotência).

Tendo em conta estes sintomas, o tratamento cirúrgico é muitas vezes necessário.

Se a cirurgia é necessária e o paciente se recusar, quais podem ser as consequências? Existem complicações após a cirurgia da ciática complicada? O que você diz para tranquilizar os doentes?
Em caso de recusa de cirurgia, a compressão persistente do nervo conduz inevitavelmente à complicações neurológicas irreversíveis: dor neuropática crônica que é difícil de conter, atrofia (diminuição da massa muscular) do membro afetado, uma síndrome da cauda equina com incontinência urinária ou fecal e impotência. No âmbito sócio-profissional, a compressão crônica do nervo leva a uma incapacidade e retraimento social, muitas vezes induzindo pela diminuição da mobilidade, além de repercussões emocionais/psiquiátricas por causa de dor crônica.

As técnicas operatórias atuais, neste caso a hemilaminectomia ou microdiscectomia, têm muito pouco risco, uma vez que são muito menos traumática do que as técnicas anteriores. A recuperação pós-operatória é rápida após uma convalescença de 2 meses em média. A complicação ( persistência da ciática após a operação), muitas vezes ocorre em pessoas instáveis ​​no plano psíquico, pesados ​​trabalhadores manuais, ou quando o tratamento cirúrgico foi feito tarde demais.

Quando um paciente chega para você por causa de muitas recorrências de dor ciática, o que você recomenda, quais são os passos a tomar? Será que existe cura definitiva?
Quando há recidivas da dor ciática várias vezes, o médico deve procurar determinar a importância da compressão do nervo subjacente e avaliar potenciais fatores psicológicos, que muitas vezes desempenham um papel na perpetuação da dor. Se o tratamento medicamentoso já tenha sido realizado, ou mesmo se o paciente já tenha passado por uma microdiscectomia, existe uma terapia alternativa que é a fusão definitiva. Esta técnica envolve a fusão das vértebras acima e abaixo da hérnia de disco ou do dano à raiz para eliminar definitivamente a dor. Muito eficaz, no entanto, a técnica faz com que a rigidez lombar pós-operatória persista, mas que pode ser minimizada através de fisioterapia e reabilitação muscular.

Ler a sequência: definição ciática - Ler também: dor nas costas

Entender a doença Tratamento & Prevenção Interativo
Definição Tratamentos Fórum
Estatísticas Fitoterapia Perguntas aos farmacêuticos
Causas Dicas
Grupos de risco Prevenção
Sintomas
Diagnóstico
Complicações
Quando consultar    

Ultimas mensagens do fórum de dor nas costas - ciática

Última mensagem

Faça também SUAS PERGUNTAS NO FÓRUM DOR NAS COSTAS

Observação da redação: este artigo foi modificado em 19.07.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
19.07.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


Ver também
PUBLICIDADE

Comentários

15.11.2014 13:11
Re: Ciática
fiz uma cirurgia de varize a um mes e tirou a safena da perna esquerda no exame de ultrasom a safena estava comprometida, correu tudo bem, só que do lado do meu pé e no tornozelo sinto sensibilidade dolorida quando toca em alguma coisa sinto que o nervo está grosso , já falei com o médico que fez o procedimento ele falou que não mexeu nesta região, mais quando toco com a mão na perna reflete no pé onde sinto oincomodo.é normal, o que devo fazer.
maria da conceição Ferreira BARRETO
07.03.2013 01:31
Re: Ciática
quando estou deitada e derepente vou me espreguiçar espichando as pernas ai a minha perna esquerda embola, e sinto muitas dores forte ate desembolar o nervo da perna. o que fazer fazer?
marta
21.02.2013 00:10
Re: Ciática
DOR NO LADO DO QUADRIL CONTINUIO E DORMENCIA O SE POSSO POR BOLSA DE AGUA QUENTEQUE PODE SER,
DEO VON LEDEBUR
25.12.2012 14:33
Re: Ciática
De ontem pra cá,apareceu em mim uma dor no glúteo esquerdo. Quando começo a andar dói bastante,uma dor que chego perder os movimento da perna,será esse nervo ciático?
Isackson
04.11.2012 23:39
Re: Ciática
tomei uma queda,e atingio o membro inferior direito o musculo contraiu e onervo ciatico já estou com 5 meses de fisioterapia e 6 do acidente continuo com muita dor o devo fazer.
luzia
19.07.2012 22:39
Re: Ciática
Dr. Fabio, poderia me esclarecer se a dor ciática pode erradiar p/ o interno de coxa?
tania.zanetti@terra.com.br
26.01.2012 18:34
Re: Ciática
dr tenho extrusao L5 S1 e ha 9meses sinto a ciatica desde o gluteo ate a panturrilha ja fiz ressonancia ..e quero saber se operando vou voltar a fazer meus esporte ,pois sou educador fisico...
francisco braga
15.01.2012 18:15
: Ciática
Estou praticamente impossibilitada de caminhar, encontro-me acamada a duas semanas, e uma dor horrivel,
Dr. tem pessoas que dizem que já fizeram fisioterapia, a dor torna-se mais suportavel, mas diz que nao há nada que resulte a 100%.
Eu tenho tres hernias discal 2/3/5 vertebra lombares, eu gostava de saber se operando resolve o meu problema da ciatica, confesso que já cheguei a pensar que nao vou aguentar viver assim, retira-nos toda a qualidade de vida, a nivel profissional impossibilita-me de fazer o que realmente gosto, sou comercial, obrigatoriamente conduzo muitas horas por dia.
Só queria mesmo saber se tem realmente soluçao, se posso pensar que voltarei a ter uma vida normal.

Cumprimentos

Manuela
manuela rocha
10.01.2012 22:33
Re: Ciática
Dr Fabio, por gentileza, poderia me esclarecer se a quiropraxia pode dar resultada também no caso de hernia de disco extrusada? Grata
Maria Regina
Adicionar um comentário

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

10 dicas para cuidar da barba e bigode

O Criasaude preparou uma série dicas que vão te ajudar a ter uma barba bonita e saudável.

7 alimentos que combatem o câncer de próstata

SAO PAULO - Conheça uma lista de alimentos e hábitos alimentares que ajudam a combater o câncer de próstata. "NOVEMBRO AZUL"

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 25.11.2014