PUBLICIDADE
Brasil França Portugal Espanha Suiça francesa Suiça alemã Suiça italiana Italia
Registre-se | Conectar:
TwitterCriasaude no TwitterErrorAviso de errosPrintImprimir

Celulite

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Definição de celuliteDefinição de celulite

A celulite é uma modificação particular das células de gordura e das fibras de colágeno. A celulite é na verdade, um resultado de uma acumulação excessiva de gordura nas camadas mais profundas da pele. A celulite reduz a circulação sanguínea e provoca problemas ao nível do metabolismo celular.

Ela também diz respeito à mobilização de água em algumas partes do corpo humano. Conhecido por outros nomes como “casca de laranja”, “colchão” ou lipodistrofia superficial, e chamada de Dermatopaniculopatia edemato-fibroesclérótica pelos cientistas. A celulite é uma condição esteticamente desagradável que afeta principalmente as mulheres.

Causas da celulite

Lembre-se que a pele é composta de três camadas superpostas: a epiderme que forma o revestimento externo, no qual se encontram sucessivamente, a derme e a hipoderme. Esta última possui células adiposas ou adipócitos. Lá, eles estão divididos em pequenos espaços limitados acima pela epiderme, pelos músculos e lateralmente pelas fibras.

Quando as reservas de gordura se sobrecarregam, esses espaços delimitados pelas fibras se expandem e fornecem externamente à superfície da pele uma aparência irregular como uma casca de laranja. Ela também leva a compressão dos vasos de irrigação local. Posteriormente, os resíduos ou toxinas são mal eliminados e a água fica retida no corpo. É a formação da celulite.

Entre os hormônios, os estrogênios são de longe os mais frequentemente responsáveis pela produção excessiva de adipócitos. Os distúrbios hormonais e certos períodos fisiológicos das mulheres impulsionam o aspecto de “casca de laranja”. O mesmo acontece na fase da puberdade, gravidez e climatério.

- Mulheres que tomam anticoncepcionais (pílula), antihistamínicos ou corticóides são facilmente acometidas pela celulite.

- Alguns maus hábitos alimentares favorecem o excesso de reserva lipídica no corpo. Pessoas que gostam de alimentos muito salgados, gordurosos e pobre em fibras, amido ou açúcar, são mais expostos aos problemas da celulite.

obesidade celuliteO sedentarismo aumenta o acúmulo de gordura e impede a circulação do fluxo venoso e linfático. A obesidade promove a produção suplementar de hormônios, também responsáveis pelo aspecto de “casca de laranja”.

- O hábito de fumar acentua os problemas de circulação sanguínea causados pela celulite.

- Além disso, a perturbação do retorno venoso, como varizes, linfoedema ou retenção de linfa devido à obstrução dos vasos linfáticos e retenção de líquidos, agrava a aparência de “colchão”.

- O fator hereditário e o estresse têm um papel significativo na formação da celulite.

Sintomas da celulite

Sintomas da celuliteA celulite atinge principalmente as mulheres, ela se manifesta pelo aparecimento antiestético na superfície da pele de um aspecto de “casca de laranja”.

Ela se situa geralmente no pescoço, nádegas, abdômen, a região lateral atrás do braço e na parte posterior das coxas. A área da celulite varia em função da morfologia da cada indivíduo. A celulite nas mulheres mais magras aparece principalmente nas coxas e nádegas, formando os famosos “culotes”, enquanto na maioria das mulheres, aparece em volta dos seios, coxas ou barrigas.

As áreas afetadas pela lipodistrofia parecem pesadas e apertadas. Elas se tornam dolorosas à palpação ou pressão.

As ondulações na parte interna dos joelhos e tornozelos provêm da insuficiência venosa e linfática. A pele facilmente apresenta equimoses e manchas e podem ter formações varicosas. O paciente se queixa de peso, cãibras e formigamento nas pernas.

Diagnóstico da celulite

O diagnóstico da celulite é fácil, a compressão da pele afetada mostra o aspecto irregular da superfície da pele. Pesquisas sobre as causas e fatores de risco podem orientar o paciente e o médico para tomar as medidas terapêuticas adequadas.

Complicações da celulite

A celulite incomoda um monte de mulheres por causa do problema estético. Ao longo de sua evolução, a gordura subcutânea fica mais espessa e mais densa. Elas contraem os vasos sanguíneos e nervos. Em consequência, os pacientes sofrem de constrangimento físico e uma hipersensibilidade à dor ao tocar até mesmo uma pequena região. À longo prazo, “a casca de laranja” leva ao acúmulo de toxinas no organismo.

Tratamento da celulite

A celulite no estágio mais avançado não pode ser eliminada de forma dramática. O objetivo do tratamento neste caso, é para torná-lo menos desagradável para a pele. Sessões repetidas são feitas até obter o resultado estético desejado.

As atividades esportivas são essenciais na luta contra a celulite. Eles devem combinar obrigatoriamente com a mudança de hábitos alimentares. Deve-se beber água (2 litros por dia), moderar o sal, açúcar e farinha. O regime “anticelulite” também deve ser feito com o consumo de legumes e frutas.

A massagem manual é complementar a outros métodos para o tratamento da celulite. Deve ser feito a cada dois dias em um ambiente pacífico. As técnicas correspondentes a cada etapa devem ser bastante precisas e firmes, sem traumatizar a pele. Tome um banho antes da massagem, isso aumenta a eficácia dos óleos essenciais utilizados, e promove o relaxamento muscular.

O fisioterapeuta trata a celulite com drenagem linfática. Esta massagem que consiste em diferentes graus de pressão, melhora a circulação do sangue e remove as toxinas pela parte afetada pela celulite.

A elevação das pernas, mudanças na postura e banhos frios, restringe o desenvolvimento da celulite de membros inferiores.

Atualmente, existem métodos terapêuticos que diminuem o desenvolvimento da celulite. Alguns cremes e géis contêm substâncias que reduzem a taxa de gordura subcutânea. Ainda não está claro se esses cremes são realmente eficazes contra a celulite. Procure orientação de um especialista, como um médico ou farmacêutico.

Finalmente, a mesoterapia e a lipólise são técnicas que envolvem a injeção de produtos em uma mesma lesão e, podem ajudar no caso da celulite.

Fitoterapia celulite

Fitoterapia celulite- O chá verde é uma das plantas mais utilizadas no caso da celulite. Seus componentes destroem e eliminam a gordura. Eles fluidificam os vasos e eliminam as toxinas dos órgãos do corpo

- As algas marinhas também possuem um desintoxicante.

Bons Conselhos

A celulite é muitas vezes inevitável, devido à hereditariedade, no entanto, existem algumas precauções, como melhorar o estilo de vida para uma direção mais saudável, o que pode ajudar a reduzir os riscos (como já vimos na parte de Tratamento da celulite), que sã

- Adotar uma dieta saudável;

- Fazer exercícios físicos regularmente;

- Dar-se um tempo para relaxar, dessa forma reduzindo o stress;

- Beber bastante água, 2 litros de água por dia, se possível;

- Evitar roupas que possam interferir na circulação sanguínea e linfática, e sapatos com salto alto;

- Consultar o seu médico para determinar totalmente a causa da celulite para tratá-la adequadamente.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 19.08.2014.
Controllo di qualità
Última atualização:
19.08.2014

Revisão médica da página:
Atualização (design, fotos, animações):


Correção de sintaxe, ortografia e gramática:


PUBLICIDADE

Comentários

15.03.2013 23:55
Re: Celulite
A minha esposa perdeu em 30 dias a celulite com este plano: http://www.infoaboutcellulite.com, espero que ajude.
Paulo Nóbrega
15.12.2012 12:38
Re: Celulite
A pírula da RACCO já chegou? Onde encontro no RJ?
Luciene
04.11.2012 21:53
Re: Celulite
Emagrece e o que queremos com certeza, melhor ainda se a temida celulite. A RACCO crio um produto ou melhor uma pílulas que promete acaba com a celulites, ele vai chega no mercado no próximo mês. Eu ainda não sei se funciona mais vou tomá-lo se de certo, bem não terei mais celulite.http://hojesim.wix.com/viverbem#!bemvindo/mainPage
Wilda
03.10.2012 15:36
Re: Celulite
muito obrigada por me proporcinar o exclarecimento quanto ao significado da celulite. com relaçao a sua formaçao e elevaçao na pele. achei completo!
marta cleane
05.09.2012 17:56
Re: Celulite
Obrigada pelas dicas.

Por acaso soube dessas dicas há pouco quando fui fazer um tratamento de drenagem linfática. Também foi feito por uma fisioterapeuta nas Clínicas BodyScience http://www.bodyscience.pt/ . Chama-se Endermologia o tratamento. É uma maquininha com dois rolos que tratam de mandar embora os nódulos da gordura. Fica mesmo lisinho. Tinha na zona das coxas...atrás.

Mas sim! o que interessa é uma pessoa se mexer e mudar os hábitos alimentares.

Também aprendi que há vários estágios de celulite e cada vez maior o estágio, pior a situação.

O que interessa é força de vontade e motivação.

Parabéns pelo blogue.
Joana Loureiro
Adicionar um comentário

Quickinfos top

Temas



IMC

NOTÍCIAS

Como adaptar o organismo ao horário de verão

SÃO PAULO - O horário de verão pode afetar a vida de muitas pessoas. Saiba como regular o seu organismo durante o período.

Comer maçãs ajuda a emagrecer, o papel da flora intestinal

Comer maçãs ajuda a combater a obesidade e doenças associadas, segundo estudo da Universidade do Estado de Washington.

_________________________

Facebook

  

______________________

    farmavagas.com.br



© Criasaude.com.br


Última atualização do site: 21.10.2014