Publicidade

Home » Nutrição » Dieta detox

Dieta detox

Dieta detoxSÃO PAULOA dieta detox tem estado em evidência ultimamente. O principal objetivo desse regime alimentar é eliminar as toxinas que o corpo acumula, melhorando as funções do organismo e promovendo mais saúde. Um dos bons resultados da dieta detox é o emagrecimento. Seja para perder peso ou eliminar impurezas, os alimentos chamados de detox podem ser incluídos na alimentação diária. 

Publicidade

O que é a dieta detox?

O corpo acumula toxinas, muitas delas oriundas do tipo de alimentação e do estilo de vida. Alimentos embutidos, industrializados, ricos em gordura e açúcar, dentre outros, estão entre os grandes vilões para o organismo. Além disso, o fumo, o consumo de bebidas alcóolicas e hábitos de vida sedentários contribuem para o acúmulo de “sujeira” no corpo.

É nesse ponto que os alimentos e a dieta detox entram em cena. Certos alimentos ajudam o corpo a se desintoxicar, melhorando o funcionamento de órgãos, a circulação do sangue e o metabolismo. Além disso, pesquisas ainda apontam que a limpeza regular do organismo rejuvenesce as células, recarregando as energias do corpo.

Entretanto, é preciso prestar atenção quando iniciar uma dieta detox. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso fazer jejum para desintoxicar o corpo nem tão pouco tomar medicamentos para eliminar as impurezas. Estudos recentes apontam que o consumo equilibrado de alimentos e origem vegetal, produtos sem gordura e líquidos (de preferência água e chás de ervas) aceleram a eliminação de toxinas. A duração desse tipo de dieta também deve ser limitada. Há planos de dieta detox variando de 1 dia até 1 semana. Antes de começar um plano desse tipo, converse com um médico ou um nutricionista.

Alimentos que limpam o corpo

Alimentos que limpam o corpoEm linhas gerais, alimentos de origem vegetal e de fácil digestão são privilegiados na dieta detox. Esses alimentos são geralmente ricos em fibras, água, vitaminas e antioxidantes. Entram no prato também substâncias com propriedades anti-inflamatórias.
Normalmente na primeira fase da dieta detox, a pessoa se alimenta de alimentos líquidos, como sopas, chás e vitaminas. Algumas opções são as seguintes:

– Café da manhã: shake de banana com leite desnatado e linhaça, leite de soja ou água de coco batido com frutas e sucos de frutas como abacaxi e melancia.

– Almoço e jantar: sopa de legumes com grãos integrais (quinoa, linhaça, chia).

– Entre as refeições principais: sucos de frutas desintoxicantes (melancia, abacaxi, limão, melão) batido com grãos, suco de legumes (cenoura, beterraba, couve) batido com gengibre, etc.

Na segunda fase da dieta detox, entram alimentos sólidos ricos em proteínas e pobres em gorduras. Alguns alimentos que podem ser incluídos nessa fase são:

Dieta detox omega 3– Legumes e folhas verdes: espinafre, beterraba, cenoura, couve, pimentões, tomates, pepino, alface e folhas verdes em geral.
– Grãos integrais: quinoa, aveia, linhaça, chia, amaranto, arroz integral.
– Frutas: maça, laranja, romã, melancia, melão, pera, abacate, pêssego.
– Mel, azeite e condimentos como pimenta, canela, cravo, noz-moscada.

Frutas secas oleaginosas: amêndoas, castanhas, nozes, avelãs e outras frutas secas (como ameixas, damascos, tâmaras).

– Peixe cozido ou assado, menos frito.

– Chás de ervas: erva-doce, chá de hortelã, etc (com exceção do chá mate).

Como a opção de alimentos é maior, essa fase da dieta é flexível e pode se adaptar a diversos paladares. É importante ressaltar que a pessoa deve se alimentar constantemente (de preferência a cada 3 horas) e ingerir muito líquido.

Resumo de alimentos fundamentais na dieta detox

Resumo de alimentos fundamentais na dieta detoxAlguns alimentos devem fazer parte do seu plano de limpeza do corpo, pois eles ajudam a eliminar impurezas. Eles incluem:
– Melancia: essa fruta é rica em fibras e tem propriedades diuréticas. Faça suco sem eliminar as sementes para aumentar o seu poder desintoxicante.
– Folhas verdes: são ricas em clorofila, fibras e vitaminas que facilitam a digestão, reduzem a absorção de gordura e combate radicais livres.
Abacaxi: fruta rica em bromelina, enzima que facilita a digestão de proteínas.

Limão: ajuda a bile a ser secretada e facilita a digestão de gorduras.

– Quinoa, aveia e linhaça: esses grãos são ricos em fibras, ácidos graxos não essenciais e vitaminas.

– Maçã: fruta rica em pectina, fibra que retarda a absorção de gordura. Prefira consumi-la com a casca.

Alimentos que não devem ser consumidos na dieta detox

Alimentos que não devem ser consumidos na dieta detox

Alguns alimentos não devem ser consumidos durante o processo de limpeza do organismo pois eles carregam quantidade acentuada de toxinas. Eles são:

– Carnes vermelhas e ricas em gordura.

– Frango e laticínios, devido ao alto teor de hormônios.

– Alimentos com glúten.

– Frituras.

– Açúcar e doces industrializados.

– Embutidos e alimentos curados.

– Refrigerantes e alimentos adoçados artificialmente com açúcar refinado.

– Bebidas alcóolicas.

– Café e outras bebidas com cafeína.

É importante conversar com um médico e um nutricionista antes de iniciar uma dieta detox para um plano detalhado e uma lista dos alimentos que deverão ser ingeridos e dos que deverão ser evitados.

Leia também: 12 alimentos desintoxicantes12 alimentos ricos em fibras

16 de Março de 2015. Texto escrito por Matheus Malta de Sá (farmacêutico USP). Fotos: Criasaude e Fotolia.com

Observação da redação: este artigo foi modificado em 30.06.2017

Publicidade