Publicidade

Legionelose

Definição

A legionelose é uma doença infecciosa de origem bacteriana potencialmente grave que afeta os pulmões. Os patógenos ocorrem naturalmente em quase todos os ambientes aquosos e úmidos, mas normalmente em pequenas quantidades.

Publicidade

Histórico
A legionelose também é conhecida como “doença do legionário” ou “doença dos legionários”, isso porque o primeiro caso conhecido desta doença ocorreu em uma convenção da American Legion de 1976 na Filadélfia, nos Estados Unidos. Durante este congresso, uma epidemia de pneumonia aguda, que acabou sendo chamada de legionelose, atingiu 182 veteranos da American Legion, 29 dos quais morreram. A investigação revelou que o ar condicionado de um dos hotéis onde os participantes do congresso causou a infecção.
O nome legionelose ou doença do legionário foi escolhido 1 ano depois, em 1977.

Causas

A legionelose, também conhecida como doença do legionário, é uma doença pulmonar grave causada por várias bactérias Legionella. Embora existam pelo menos 60 espécies de Legionella, a Legionelose é mais comumente causada por uma bactéria chamada Legionella pneumophila.
É difícil para os especialistas traçar a causa exata da doença, no sentido de saber onde a bactéria foi transmitida. Geralmente são casos individuais. As bactérias da legionelose, por exemplo, foram encontradas em solo de compostagem.

Água
Essas bactérias Legionella podem ser encontradas naturalmente na água – especialmente em águas estagnadas a temperaturas entre 25 e 45oC, de preferência a 37oC. Nessas condições, eles se multiplicam de maneira particularmente fácil
Como resultado, os encanamentos de água, torneiras, chuveiros, banheiras de hidromassagem e sistemas de ventilação são afetados.
A 60°C, as bactérias são mortas. Assim, a água no ponto de amostragem deve estar pelo menos a 50°C para evitar a multiplicação de bactérias.

Transimissão
A infecção ocorre através da inalação de gotículas de água contaminadas, ou seja, após a inalação de uma mistura de ar e pequenas partículas de água contendo bactérias (Legionella). No trato digestivo, as legionellas são consideradas inofensivas. Não há transmissão entre humanos (transmissão de humano para humano).

Processos bioquímicos
A fim de controlar os processos celulares e neutralizar o sistema imunológico, a bactéria Legionella pneumophilia libera centenas de enzimas. O que torna a Legionella tão perigosa é sua capacidade de se multiplicar nos fagócitos do sistema imunológico, secretando fatores de virulência.

Tempo de incubação
O tempo de incubação da legionelose é de 2 a 10 dias. Algumas fontes falam de 3 a 10 dias.

Sintomas

A legionelose se manifesta principalmente por uma pneumonia de gravidade variável (leve a grave).
Sintomas moderados a graves
Os sintomas gerais, como a febre que pode ser alta (febre muitas vezes acima de 40°C), as dores musculares, as dores de cabeça (cefaleia) e perda de apetite geralmente aparecem primeiro. O paciente também pode tossir com expectoração parcialmente sanguinolenta, às vezes acompanhada de dor no peito e falta de ar que depende da respiração. A tosse geralmente é seca pelo menos no início, depois pode ser mais produtiva (algum escarro). A tosse com sangue (hemoptise) é outro sintoma possível. O paciente também pode apresentar alterações mentais, como confusão.

Em um quarto a metade dos casos, ocorre diarreia aquosa. Com menos frequência, pode ocorrer confusão como sinal de inflamação cerebral grave ou insuficiência renal que requer diálise.
Sintomas leves
Muitos casos de legionelose são inofensivos e se assemelham a resfriados ou gripes (cold em inglês).

Mortalidade
Se a Legionelose for tratada corretamente, a infecção pulmonar (pneumonia) é fatal em 5 a 10% dos casos. Se não tratada, a legionelose é fatal em 30 a 80% dos casos1.
A morte pode ocorrer em poucos dias, é mais comum em pessoas idosas ou com fatores de risco (ex. diabetes, imunossupressão).

Diagnóstico

Uma radiografia (ex. raios-X ou tomografia computadorizada) pode ser utilizada para examinar os pulmões. Estes podem ser ambos opacos ou somente um.
A pesquisa da bactéria (ex. Legionella pneumophilia) na expectoração ou líquido coletado por broncoendoscopia, bem como na urina, ajuda fechar o diagnóstico correto.

Tratamentos

Por se tratar de uma doença de origem bacteriana, o tratamento da legionelose baseia-se na administração de antibióticos (ex. fluoroquinolonas e macrolídeos). Os antibióticos são frequentemente administrados por via intravenosa.

Nas formas graves, a assistência respiratória pode ser oferecida pela equipe médica.

O paciente provavelmente precisará permanecer no hospital durante o tratamento.

Dicas & Prevenção

– Será uma questão de monitorar e desinfectar se necessário as várias instalações onde circula a água, como os sistemas de ar-condicionado. Os hospitais e hotéis estão particularmente em risco de legionelose, especialmente com sistemas de ar-condicionado deficientes. A gerência desses estabelecimentos pode reduzir o risco de legionelose mantendo e desinfetando adequadamente os sistemas de água e ventilação.

– Conforme observado abaixo, a água no ponto de amostragem deve estar a pelo menos 50°C para impedir a multiplicação de bactérias. Por exemplo, a temperatura da água quente na saída da caldeira pode ser de 60°C, na torneira ainda deve ser de 50°C.

– Se as torneiras, como chuveiros ou outros acessórios para a formação de aerossóis, não forem usadas por mais de uma semana, elas devem ser lavadas antes da reutilização.

Leia também: tosse, pneumonia

Fontes & Referências:
Nature (DOI : 10.1038/s41586-019-1440-8)

Redação do artigo:
Xavier Gruffat (farmacêutico)

Data da última atualização do artigo:
14.10.2022

Bibliografia e referências científicas:

  1. Artigo da Cleveland Clinic (Health Library) – Legionnaires’ Disease, datado de 27 de julho de 2022, acessado por Creapharma.ch em 2 de setembro de 2022
Observação da redação: este artigo foi modificado em 13.10.2022

Publicidade