Publicidade

Home » Medicamentos » Contracepção (FAQ)

Contracepção (FAQ)

O que fazer em caso de atraso da menstruação (para um ciclo de 30 dias)?

Contracepção (FAQ)

O ciclo feminino é muito diferente de uma mulher para outra. Entre 28 e 40 dias (às vezes), existem aquelas que têm períodos regulares e outras que possuem o ciclo irregular!”

Publicidade

Se você não tem outros problemas de saúde (hemorragias, dores), eu aconselho você a anotar o primeiro dia da menstruação de cada mês, no seu calendário. Depois, você pode mostra-la a seu ginecologista, no seu próximo controle ginecológico. Assim esse pode ser avaliado.

Lembre-se que um controle ginecológico deve ser feito pelo menos a cada dois anos para mulheres com menos de 50 anos. Isto é especialmente importante, pois, dessa forma o ginecologista fará um controle e pode excluir ou não uma infecção por HPV( Papiloma Vírus Humano) e tratar, a fim de prevenir as complicações de um câncer de colo do útero.

Em mulheres acima de 50 anos, recomenda o controle a cada ano.

Resposta de Van, farmacêutico no fórum do creapharma

 

Perguntas e Respostas
“ Tomo Perlutan há 3 meses, esse mês tive muita dor no lugar da aplicação e uma especie de calombo. É possivel eu estar gravida? “

Resposta do farmacêutico (por Adriana Sumi)
Resposta do farmacêutico (por Adriana Sumi) Contracepção (FAQ)A aplicação da injeção anticoncepcional, que é o caso do Perlutan, pode causar dor devido à característica oleoso do líquido injetado, assim como outras injeções viscosas. Casos de dor fora do normal podem ocorrer devido a uma falha na administração ou devido a uma inflamação prévia do local.
O calombo também pode ser formado devido a uma aplicação inadequada superficial.
A aplicação correta é feita via intramuscular profunda, no músculo do bumbum (glúteo) ou alternativamente, no braço (região deltoide). Antes da administração deve ser feita desinfecção (limpeza) do local de aplicação. A injeção deve ser administrada lentamente, sempre por um profissional qualificado e treinado. Após a aplicação é recomendado proteger o local de aplicação com uma compressa limpa para evitar perda de solução. Não se deve massagear ou aplicar compressas frias ou quentes no local.
A aplicação adequada é essencial para que os hormônios fiquem depositados no músculo e seja absorvido pela corrente sanguínea gradualmente.

Em caso de dúvida sobre a ação adequada do anticoncepcional injetável deve-se utilizar outro método para prevenir a gravidez, como a camisinha, e consultar um ginecologista.

Perguntas e Respostas (Fórum do Criasaude)
“Gostaria de saber mais sobre a laqueadura, pois é um assunto muito polêmico, é possível mesmo com a laqueadura engravidar? Pode realmente as trompas se regenerarem?”

Resposta do farmacêutico (por Adriana)
A laqueadura, que é um fechamento das tubas uterinas (ligação entre os ovários e útero) impedindo a descida do óvulo para o útero. Apesar de ser considerado um método contraceptivo definitivo, o método não é 100% eficaz e existem cirurgias de reversão.

Apesar de raros, existem casos de reconexão das tubas uterinas (trompas), portanto probabilidade de engravidar. Cada organismo se regenera de uma maneira, mas parece que a possibilidade de falha depende da técnica utilizada.

Existem 15 diferentes métodos de laqueadura e, segundo a literatura médica, a reconexão das tubas pode ocorrer em 0,5 a 1% dos casos, independente do método utilizado.

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 14.10.2015

Publicidade