Publicidade

Home » Plantas medicinais » Chapéu-de-couro

Chapéu-de-couro

Resumo

Chapéu-de-couroChapéu-de-couro: planta medicinal utilizada principalmente em casos de artrite reumatóide e hipertensão devido ao seu efeito antiinflamatório, imunossupressor e vasodilatador.
Popularmente é utilizada como diurético, depurativo do sangue, inchaço nos pés, contra inflamação de pele e de garganta, contra micose e para eliminar excesso de ácido úrico.

Nomes

Nome em português: Chapéu-de-couro, chapéu de couro, aguapé, chá de campanha, congonha do brejo, erva do brejo, erva do pântano
Nome binomial: Echinodorus macrophyllus (Kunth) Micheli, Echinodorus muricatus, Echinodorus grandiflorus (fotos)

Publicidade

Família

Alismataceae

Constituintes

Polifenóis, iodo, flavonóides (isovitexin e vitexin), xantonas, taninos e triterpenos.

Partes utilizadas

Folhas

Efeitos

Anti-inflamatório, imunossupressor, vaso dilatador (dilata veias e artérias) e diurético.

Indicações

– Doenças reumatismais auto-imune (artrite reumatóide)

– Hipertensão

– Utilizado popularmente para tratar sífilis, fígado gorduroso, colesterol elevado, gota,  arterosclerose, lesões na pele, micoses e inchaço dos pés.

Chapéu-de-couro

Efeitos secundários

Nenhum efeito secundário relatado na literatura.

Contra-indicações

Não deve ser utilizado por pessoas que possuem pressão arterial baixa.

Interações

Pacientes que tomam medicamentos contra hipertensão devem tomar cuidado ao usar o chapéu-de-couro com a hipotensão (pressão arterial baixa).

Toxicidade

Um experimento realizado com ratos, demonstrou a ausência de efeito genotóxico, porém hepatoxicidade subclínica em caso de super dosagem. Lembre-se que nenhum fitoterápico deve ser utilizado por mais de 3 meses consecutivos.

Preparações

Uso interno

– Infusão

– Tintura

– Pó

Uso externo

– Cataplasma

Onde cresce ?

A planta geralmente cresce em solos alagados do Brasil, Guiana e Argentina, como vazantes, beira de rios, águas pouco profunda, entre outros. No Brasil pode ser encontrada no nordeste, centro-oeste, sudeste e sul.

Quando colher o chapéu-de-couro ?

Suas folhas podem ser colhidas em todas as épocas do ano.

Observações

O chapéu-de-couro é uma planta semi-aquática, podendo ser utilizada como planta ornamental em aquários e depurativa de lagos poluídos. A planta também é utilizada na produção de alguns refrigerantes como Mineirinho e Mate Couro.

Perguntas e Respostas

“Estou com problemas na pele dos braços, coceiras intensas. Já usei varias pomadas e não percebi nenhuma melhora. Estou tentando produto com um homeopata, que receitou cápsulas de chapéu de couro. Eu li que o chapéu-de-couro não é indicado para quem toma medicamentos para hipertensão, que é o meu caso. Minha pergunta é a seguinte: É realmente contra indicado, quem é hipertenso não deve tomar chapéu-de-couro?”

Resposta do farmacêutico (por Adriana Sumi)

A planta que conhecemos como chapéu-de-couro é a Echinodorus macrophyllus, no entanto, por se tratar de um nome popular é possível que em diferentes regiões do Brasil o nome popular se refira a diferentes espécies, por isso é importante verificar qual espécie que geralmente é chamada de chapéu-de-couro em sua região. Este é um cuidado que também deve ser tomado na hora da compra de uma planta medicinal, para não haver enganos, recomendamos que sempre compre através do nome científico.

A Echinodorus macrophyllus é uma planta que possui principalmente o efeito diurético, anti-inflamatório e imunossupressor. Por ser diurético é indicada em casos de hipertensão (sempre consultar um especialista antes de utilizar), e deve ser tomada com cautela por pessoas que já fazem uso de medicamentos para controlar a pressão arterial, mas não é contra indicada. O cuidado que se deve ter para quem toma medicação anti -hipertensiva é monitorar a pressão arterial para ver se não baixa muito, também é necessário monitorar o nível de potássio, que pode baixar por causa do efeito diurético, mas que geralmente uma alimentação balanceada já é o suficiente para não haver problemas.

Foto Chapéu-de-couro

Chapéu-de-couro

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade