Hissopo
Resumo
Planta medicinal espectorante e fluidificante utililizada principalmente em casos de bronquite e geralmente apresentada em forma de chá.
Nome: Hissopo
Nome latim: Hyssopus officinalis
Nome francês: Hysope, hysope officinale
Nome inglês: Herb Hyssop
Nome alemão: Ysop, Josefskraut
Nome italiano: issopo officinale
Nome espanhol: hisopo
Lamiacea
– Oleos essenciais
– Marrubina (ação espectorante)
– Flavonóides
– Taninos
Flores, folhas, raiz e óleo essencial
Espectorante, fluidificante, sedativo e inibidor da digestão de carboidratos complexos.
Existem indícios de que em doses muito elevadas possa causar estímulo de sistema nervoso central provocando reações epiléticas.
Não é recomendado que mulheres grávidas e epiléticos utilizem o hissopo.
Nenhuma interação conhecida.
Uso interno
– Chá (10g de folhas e flores de hissopo para 1 litro de água. Ferver por 10 minutos. Adicionar eventualmente15g de lavanda ou mel a gosto).
O hissopo cresce espontaneamente na região do Mediterrâneo. É uma planta perene, ou seja, pode viver vários anos. É possível encontrar o hissopo especialmente perto das rochas.
O hissopo quando cultivado em condições ideais pode ser colhido 2 vezes ao ano, no final da primavera e no começo do outono, geralmente quando as pontas estão floridas. Geralmente, a erva fresca é utilizado na culinária e para fins medicinais após secagem em condições adequadas. Na Europa, a floração ocorre de julho a outubro.
– É interessante que o hissopo aparece em sete diferentes livros da Bíblia (o Novo e o Antigo Testamento). Exemplo, no Salmo 51:7 “Purifica-me com hissopo e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.”
Há mais de 2.000 anos os judeus apreciavam esta planta medicinal que era utilizada principalmente para purificar os leprosos. Para essa indicação, eles utilizavam as partes verdes do hissopo. No nível espiritual e em termos figurativos, o hissopo serve para apagar os pecados, como pode ser visto no Salmo de Davi mencionado acima, que implora a Deus que perdoe suas falhas.
– Hoje notamos que hissopo parece ser muito interessante para tratar a bronquite através de suas propriedades expectorantes, especialmente por causa da marrubina, um princípio ativo do hissopo.