Publicidade

Home » Plantas medicinais » Capuchinha

Capuchinha

Resumo

CapuchinhaPlanta medicinal com efeito antibiótico e antitussígeno, indicada principalmente para tratar a tosse e resfriados. Suas folhas ricas em vitamina C também são utilizadas contra o escorbuto. Encontrada geralmente como chá ou decocção.

Nomes

Nome em português: capuchinha, capucina, chagas, cinco-chagas, capuchina-de-flores-grandes, flor-de-chagas, agrião-do-méxico, agrião-grande-do-peru, sapatinho-do-diabo.
Nome binomial: Tropaeolum majus L.
Nome francês: Capucine, cresson du Pérou, grande capucine
Nome inglês: garden nasturtium
Nome alemão: Große Kapuzinerkresse
Nome italiano: nasturzio
Nome espanhol: Capuchina

Publicidade

Família

Tropaeolaceae

Constituintes

Flavonóides, glucotropaeolina (após hidrólise libera o isotiocianeto de benzila), vitamina C (especialmente as folhas) e sais minerais (ferro, cálcio, iodo, potássio, enxofre), ácidos graxos, glicosídeos sulfurados, carotenoides, ferro, sulfureto, heterosídeo sulfurado

Partes utilizadas

Flores, folhas, sementes.

Efeitos

Antisséptico, antibiótico, diurético, antitussígeno e expectorante.

Indicações

Uso interno (ex.chá ou decocção)
Tosse
Bronquite
– Problemas respiratórios
Gripe
Resfriados
– Escorbuto (provocado pela deficiência de vitamina C)
– Cistite
 Sinusite

Uso externo (ex.decocção)
– Problemas bucais
– Feridas

Uso cosmético (loção)
– Para o cuidado do cabelo

Capuchinha

Efeitos secundários

Nenhum conhecido (em nossa opinião).

Contra-indicações

Úlceras gastrointestinais, distúrbios renais, crianças pequenas.

Interações

Nenhuma conhecida (em nossa opinião).

Preparações

– Infusão

– Tintura

– Decocção

– Loção para cabelo

– Dalada de folhas ou flores (as folhas são especialmente ricas em vitamina C, no entanto possuem um sabor especial parecido com agrião)

– Tintura-mãe

Onde cresce a capuchinha ?

A capuchinha é basicamente uma planta nativa dos Andes na América do Sul em países quentes desta região (da Bolívia para a Colômbia). A capuchinha cresce hoje em muitas outras partes do mundo que a América do Sul como a Europa, América do Norte, Ásia. Trata-se de uma planta trepadeira. A capuchinha é uma planta anual, ou seja, ele morre todo ano.

Quando colher a capuchinha?

De uma maneira geral, na América Latina podemos colher flores e folhas de capuchinha o ano todo (clima tropical ou subtropical), mas deve-se esperar a planta ter uma quantidade considerável de folhas e flores. Em outras partes do mundo, como na Europa, a planta deve ser colhida na primavera ou verão. O florescimento da capuchinha ocorre na Europa geralmente de junho a outubro.

Observações interessantes

– Devido ao elevado número de plantas para tratar a tosse (leia: remédio natural tosse) talvez esta não seja a planta medicinal mais eficaz para esta indicação (Criasaude prefere: tomilho, alho, etc), mas têm se mostrado um bom complemento e também ajuda a tratar e prevenir resfriados através de seu efeito antibiótico e suas folhas ricas em vitamina C.

– Na primavera e no verão, não hesite em plantar capuchinha no jardim ou na sua varanda e colocar um pouco de capuchinha em sua salada, porque as folhas são ricas em vitamina C e são, portanto, muito interessante nutricionalmente.

– O termo Tropaeolum, criado pelo botânico Carl Linnaeus, provém do grego antigo tropaion, fazendo referência às folhas e flores de capuchinha, semelhantes a um troféu de um campo de batalha.

– A introdução da capuchinha na Europa, em proveniência da América do Sul, ocorreu em 1684.

– Coloque algumas folhas (ricas em vitamina C) e flores de capuchinha em sua salada. O sabor se assemelha ao de agrião, razão pela qual esta planta muitas vezes é chamada de “agrião do Peru”.
Prefira as folhas jovens para uma salada.

– Esta é uma das poucas plantas medicinais que se deve evitar secar, pois perde eficácia.

Capuchinha

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade