Publicidade

10 dicas para combater a foliculite

foliculite A foliculite é um problema que atinge tanto homens quanto mulheres. Trata-se de uma infecção dos folículos pilosos por bactérias que normalmente se encontram na pele e que é favorecida pelo excesso de umidade, suor ou alguma lesão na pele, como depilação. A foliculite se apresenta como pequenas bolinhas vermelhas, salientes, que podem ou não conter pus e dão à pele um aspecto áspero e de irritação. Com a chegada do calor, a foliculite torna-se mais comum. Veja nossas dicas para prevenir e tratar a foliculite adequadamente.

1. Mantenha sempre a pele limpa. A higiene é uma das principais medidas para evitar qualquer espécie de infecção na pele. Use sabonetes adequados para lavar as regiões que mais transpiram, como rosto, peito, e costas. Dê preferência a produtos que sejam suaves para a pele e não a ressequem.

2. Evite o uso de roupas apertadas. O uso prolongado de calças e outras peças de roupa causa irritação na pele por abrasão. Sempre que possível, opte por usar bermudas, saias ou roupas mais largas nas estações mais quentes.

3. Faça esfoliações constantes. Use agentes que retirem a camada de células mortas da pele. O ideal é que esse procedimento seja feito 1 vez por semana. ATENÇÃO: converse com um dermatologista para saber qual o melhor agente esfoliante e qual a frequência, uma vez que esfoliações excessivas podem lesionar a pele.

 Prepare a pele antes de depilar ou se barbear4. Prepare a pele antes de depilar ou se barbear. Use hidratantes adequados e cremes para depilação/barbear que sejam suaves com a pele. Uma dica importante é fazer a barba ou a depilação durante o banho, pois o vapor e a água quente ajuda a abrir os poros. Após o procedimento, lave a região com água fria para fechar os poros. ATENÇÃO: deixe o creme de barbear ou depilatório em contato com a pele pelo menos 10 minutos antes de usar a lâmina.

5. Hidrate a pele após a depilação/barbeamento. Hoje em dia existem diversos produtos para hidratar a pele depois desses procedimentos. Escolha aquele que seja mais adequado ao seu tipo de pele.

6. Use produtos para desencravar pêlos. Normalmente cremes e géis com ácido glicólico e ácido salicílico são grandes aliados para desencravar os pêlos e evitar a foliculite. ATENÇÃO: antes de usar esses produtos, veja se sua pele não é sensível a nenhum tipo de ácido. Converse com o dermatologista ou farmacêutico para saber mais detalhes.

7. Se você tem muitos pêlos, considere a depilação a laser. Normalmente homens têm muitos problemas com pêlos na região do tórax e costas, e a foliculite normalmente atinge esses locais. A depilação definitiva a laser ajuda a reduzir os pêlos encravados e a foliculite.

8. Ao se depilar ou barbear, evite usar a lâmina no sentido contrário do pêlo. Use a lâmina no sentido que o pêlo cresce para evitar irritações.

Ao se depilar ou barbear, evite usar a lâmina no sentido contrário do pêlo.9. Se você tem foliculite, faça tratamento adequado. Normalmente recomenda-se cremes e géis com antibióticos para tratar a infecção e produtos com ácido retinóico para prevenir e tratar o aparecimento de problemas. ATENÇÃO: o uso de ácido retinóico deve ser acompanhado pelo uso de protetores solares.
10. Evite usar hidratantes oleosos, sobretudo no rosto. Esse tipo de produto aumenta a oleosidade da pele e pode fechar os poros, causando inflamação.

Foto: ©Igor Mojzes – Fotolia.com

Observação da redação: este artigo foi modificado em 26.10.2015

Publicidade