Publicidade

Home » Plantas medicinais » Tomilho

Tomilho

Resumo

Tomilho resumoPlanta medicinal com um forte efeito desinfetante, utilizada contra tosses, bronquites ou dor da garganta. É apresentada sob forma de chá, tintura, cápsulas ou xarope.

Publicidade

Nomes

Nome em português: tomilho, timo
Nome binomial: Thymus vulgaris L.
Nota: o gênero Thymus contém de 80 a 400 espécies diferentes, de acordo com os cientistas. As duas espécies mais conhecidas são o Thymus vulgaris e o Thymus serpyllum.
Nome inglês: Thyme
Nome espanhol: tomillo
Nome francês: thym, thym des jardins, thym vrai
Nome alemão: Thymian
Nome italiano: timo

Família

Lamiaceae

Constituintes

Óleo essencial de tomilho (timol, carvacol), flavonóides, taninos, luteolina.

Partes utilizadas

Sementes, folhas, flores.

thymus-vulgaris-pic-2016-fotolia

Efeitos

Desinfetante, antisséptico, antitosse, antiinflamatório, fluidificante (para a tosse), broncoespasmódico, expectorante, aromático (utilizado principalmente na culinária), bactericida, cicatrizante, antifúngica.

Indicações – Para que serve?

Uso interno (infusão):
Contra os problemas das vias respiratórias superiores, como tosse, dor de garganta, bronquite, resfriadogripe, sinusite, asma, coqueluche (na Alemanha, o tomilho é indicado para tratar sintomas desta doença infantil 1), dor de cabeça, problemas digestivos.

Uso externo (gargarejo):
– Gargarejos: dores de garganta, aftas.
– Inalação: resfriados, sinusite.
– Em spray: Utilizado para desinfecções de superfícies. Como possui um efeito repulso o spray também pode ser utilizado contra os insetos, feridas.

Efeitos secundários

Risco alérgico (óleo essencial)

Contra-indicações

Alergia ao tomilho

Interações

Desconhecidas

Preparações

Chá de tomilho (infusão de tomilho)

– Inalação de tomilho (contra a tosse, bronquite)

– Capsulas (contra a tosse, bronquite)

– Tintura (contra as aftas)

Xarope de tomilho (contra a tosse, bronquite)

– Óleo essencial (contra as picadas de inseto).

Remédio à base de tomilho e mel

Loção de tomilho

Compressa de tomilho

– Banho de tomilho (coloque 100g de ervas secas de tomilho em 1 litro de água fervente, deixe em infusão por 15 minutos, filtre e despeje na água do banho. Remédio ideal em caso de resfriado)

Onde cresce o tomilho?

O tomilho cresce no mundo inteiro, especialmente nos países mais quentes. No Brasil o tomilho é cultivado no Sul e Sudeste. O tomilho é originário da região mediterrânea.
Como o tomilho, o serpilho gosta de um ambiente seco e ensolarado. O tomilho, um pequeno arbusto, atinge uma altura entre 10 e 30 cm.

Quando colher o tomilho?

O tomilho é colhido no final do verão (para preparações medicinais). Na Europa, a floração geralmente ocorre de abril a junho

O tomilho é uma planta que seca facilmente. Aconselha-se colher o tomilho logo antes da florada, para a obtenção do máximo de aromas. Para conservar o tomilho, mantenha-o em um recipiente bem fechado, seco e ao abrigo da luz.

Plante você mesmo
É em plena luz solar que esta espécie dá origem aos melhores aromas. O tomilho também vive muito bem em jardineiras.
Saber mais: Ebook – 
50 plantas medicinais para serem cultivadas em seu jardim ou varanda

tomilho-2017

Observações

– O tomilho, com seu cheiro forte e particular, tem um forte poder desinfetante. Em determinados países da África do Norte, são efetuadas desinfecções hospitalares a base de óleo essencial de tomilho como medida de economia. A preparação do tomilho em infusões é muito indicada e eficiente contra a tosse há muito tempo.

Ler também: 12 plantas medicinais que podem ser cultivadas no seu jardim.

– O termo Thymus, do nome científico, viria do grego antigo thyo e significa “perfumar”. Na época da Grécia antiga, cheirar tomilho supostamente dava coragem e força. Mas o termo thyo também pode significar “coragem”. Outra possibilidade da origem do termo Thymus também vem do grego para thumon e significa “que é tomado como um sacrifício”, porque a planta foi queimada em ritos religiosos.

– O tomilho pertence às Ervas Provençais, tais como notadamente o alecrim, a lavanda, o hissopo, a sálvia, o funcho ou erva-doce, etc. Essas plantas crescem em condições secas e quentes durante a “belle saison”, tal qual no Sul da França. Também encontramos o tomilho no Bouquet Garni, uma seleção de plantas aromáticas em forma de buquê, utilizada em inúmeras receitas culinárias. Graças às suas propriedades digestivas, o tomilho é frequentemente usado com alimentos gordurosos.

– Os egípcios antigos utilizavam o óleo essencial de tomilho para embalsamar seus mortos.

– O termo Thymus que define o gênero no nome científico (Thymus serpyllum L.), vem do grego antigo Thyo  e significa “perfume”. Na época da Grécia antiga, o odor do Thymus (especialmente o tomilho) era utilizado para dar coragem e força. Mas o termo Thyo também pode significar “coragem”. O nome da espécie serpyllum vem do latim e significa “rastejar”. De fato, está é uma espécie rasteira.

– Na Idade Média, o serpilho era aconselhado pelo famoso botânico alemão Hildegard de Bingen principalmente em casos de lepra.

– Um estudo publicado em 2018 na Phytotherapy Research (DOI: 10.1002/ptr.6109) mostrou uma forte atividade antiviral e antibacteriana do tomilho.

Saber mais: Ebook – 50 plantas medicinais para serem cultivadas em seu jardim ou varanda

Fontes & Referências: 
Fontes: 
National Geographic, Science & Vie (edição especial de julho de 2020)
Referências (literatura): 
Molecule (DOI: 10.3390/molecules200712016), Pesquisa Fitoterápica (DOI: 10.1002/ptr.6109)

Última atualização:
26.03.2021

Fotos:
Criasaude.com.br, Adobe Stock

Redação:
Xavier Gruffat (farmacêutico)

Planta medicinal tomilhoOnde cresce o tomilho ?

Esta informação foi útil?

Fontes de rodapé:

  1. National Geographic, Healing Remedies, 2018 edition
Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade