Arnica
Resumo
Planta medicinal antiinflamatória utilizada em uso externo, em caso de contusões ou hematomas, é apresentada em forma de pomada.
Nome em português: Arnica
Nome binomial: Arnica montana L.
Nome francês: Arnica
Nome inglês: arnica
Nome alemão: Arnika
Nome italiano: arnica
Asteraceae
Óleos essenciais, lactonas sesquiterpênicos, flavonóides.
Flores, (folhas)
Observação: no passado, especialmente no século 19, também eram utilizadas as raízes da arnica.
Uso externo (pomada, tintura)
Antiinflamatório, antiflogístico.
Para especialistas, mecanismo reacional: o efeito da arnica repousa sobre uma inibição da proteína NF-kappaB, que tem um papel importante no mecanismo inflamatório, assim como na ativação da fosfolipase (molécula chave no mecanismo inflamatório).
Uso externo (pomadas, tinturas)
– Golpes, contusões, dores nas costas, hematomas, artrite, artrose, entorse.
Uso interno (ingestão)
– Não utilizar em tratamentos fitoterápicos, por ser tóxico ! Em homeopatia, é possível ingerir remédios homeopáticos à base de arnica.
Risco de alergia de contato. Se ocorrer esse efeito secundário por favor, pare a aplicação de arnica.
Lembrete: Não ingerir, porque a arnica pode levar a problemas cardíacos e respiratórios graves.
Contra indicado em caso de alergia à arnica.
Desconhecemos
– Tintura de arnica
– Pomada de arnica
– Gel de arnica
– Infusão de arnica para uso externo (não ingerir)
– Compressas e bandagens
– Tintura-mãe
Receita: utilizar 2g de flores de arnica e deixar em infusão em 100ml de água fervente. Aplicação por via externa.
A arnica cresce na Europa, de preferência nas montanhas e em particular nos Alpes. A palavra arnica vem do latim Arnica montana (montanha). A arnica cresce também na Ásia e especialmente na Sibéria. Ele cresce particularmente bem em áreas úmidas. A arnica pode ser encontrada nos Alpes em até 2800m de altitude.
As flores de arnica são colhidas durante a floração, normalmente de junho a agosto. A arnica é uma planta perene, ou seja, pode viver por vários anos.
– Em algumas pessoas, a aplicação de preparações de arnica podem provocar alergias de pele. Neste caso, deverá interromper o tratamento e passar a usar outras plantas ou drogas químicas sintéticas.
Eficácia da arnica, não tão evidente
A arnica é encontrada em pomadas conhecidas com uma eficácia frequentemente citada pelos fabricantes. A arnica parece particularmente útil em casos de quedas, contusões ou hematomas. No entanto, uma edição especial da revista francesa Science & Vie sobre plantas medicinais publicada em julho de 2020 estimou que o efeito das flores de arnica contra hematomas, entorses e contusões ainda precisa ser demonstrado, por falta de estudos científicos de qualidade publicados nesta planta.
– A arnica é particularmente útil em caso de queda, hematomas ou contusões.
– Na homeopatia, a arnica (5CH) é certamente o remédio mais utilizado para a queda ou hematomas.
– É interessante notar que em muitas preparações de arnica à venda em farmácias, a matéria-prima não é sempre baseado na espécie Arnica montana (como descrito nesta página). Na verdade, Arnica montana é muitas vezes uma espécie protegida. Na Suíça, assim como em outros países europeus é proibido colher a arnica (Arnica montana) na natureza. Portanto, a indústria utiliza a arnica de origem americana, Arnica chamissonis Less. A planta arnica é provavelmente uma das plantas medicinais entre as mais vendidas no mundo.
– A arnica não deve ser consumida em uso interno, porque esta planta pode ser tóxico para o corpo, incluindo o sistema nervoso (como um chá por ex.). Várias mortes foram registradas no passado, porque algumas pessoas estavam usando a arnica oralmente em altas doses pelo seu efeito abortivo. Na homeopatia, como já vimos acima, é possível usar a arnica oralmente (cápsulas, etc.).
Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)
Atualização:
Este artigo foi modificado em 20.01.2021
Fotos:
Adobe Stock, Pharmanetis Sàrl