Publicidade

Home » Plantas medicinais » Sabugueiro

Sabugueiro

Resumo

Sabugueiro resumoPlanta medicinal usada contra resfriados (flor), febre (flor), tosse (frutos), congestão (flor). É muitas vezes apresentada sob a forma de chá de ervas ou xarope.

Publicidade

Nomes

Nome em português: sabugueiro, sabuguéiro, sabugueiro-negro, sabugueirinho, sabugueiro-da-Europa, sabugueiro europeu, flor-de-sabuguéiro
Nome binomial: Sambucus nigra L.
Nome francês: Sureau, sureau noir
Nome inglês: elder (elderberries)
Nome alemão: schwarzen Holunder
Nome italiano: sambuco

Família

Caprifoliaceae

Constituintes

Flavonol glicosídeos (flavonoides e glicosídeos), esteroides, taninos, ácidos graxos, alcaloides, óleos essenciais (especialmente nas flores), triterpenos, vitamina C.

Partes utilizadas

Flores e bagas. Na medicina popular, especialmente na Alemanha, a raiz e a casca de sabugueiro são ou foram utilizadas durante o reumatismo.

Efeitos

Febrífugo (diaforético ou sudorifico: ajuda a transpirar) (flor), diurético (flor), antitosse (fruto ou baga), antioxidante.

Indicações

Indicações do sabugueiroFebre (flores)tosse (frutos ou bagas), resfriado (flores e frutos), dores de garganta e algumas afecções virais (frutos ou bagas e flores), rinites.

Efeitos secundários

Desconhecemos

Contra-indicações

Desconhecemos

Interações

Desconhecemos

Preparações à base de sabugueiro

Infusão 

Xarope (Xarope de bagas de sabugueiro)

– Balas

– Cápsulas (por exemplo, para rinites em adultos)

– Tintura-mãe  (por exemplo, para rinites em adultos)

– Suco (utilizado atingamente na medicina popular contra a constipação e também contra dores de cabeça)

Onde cresce o sabugueiro?

O sabugueiro cresce em toda a Europa, na Ásia e também no Sul do Brasil. O sabugueiro tem a forma de uma pequena árvore (arbusto) a poucos metros de altura. Ele pode crescer nas planícies, mas também nas montanhas (por exemplo, nos Alpes).
Ele aprecia os lugares ensolarados, portanto, pode ser encontrado principalmente nas orlas.

Quando colher o sabugueiro?

As flores do sabugueiro geralmente são colhidas na primavera (outubro-dezembro) os frutos ou bagas no outono (abril-junho no Brasil, já na Suíça é de outubro-novembro e nos Estados Unidos de agosto a setembro).

Observações

– Você pode preparar ou comprar uma infusão ou um xarope à base de sabugueiro, pois ele é muito eficaz contra os males que já mencionamos anteriormente. Além disso, o sabugueiro pode ser encontrado com facilidade na natureza, principalmente na Europa, o que facilita a preparação caseira.  Antigamente, na Europa,  ele era chamado de “remédio do pobre”, pois além de ser encontrado com bastante facilidade ele auxília no tratamento de inúmeros males sem grandes dispêndios.

– O sabugueiro (sob a forma de flor) é uma planta medicinal reconhecida pela OMS para tratar as rinites. O sabugueiro tem um efeito estimulante para a transpiração quando for tomado, por exemplo, no início de uma rinite. Estima-se que o sabugueiro pode secar a mucosa nasal e então diminuir o corrimento nasal. As crianças podem tomar chá e os adultos podem tomar preparações mais concentradas, tais como cápsulas ou tintura-mãe.

– Você deve evitar utilizar folhas velhas por via oral, porque elas contêm um glicosídeo cianogênico (ácido cianídrico) tóxico. É possível utilizar as folhas mais velhas externamente como em um cataplasma.

– Para consumir frutos e bagas do sabugueiro, eles devem estar maduros. Alguns efeitos colaterais podem ocorrer, tais como náuseas e vômitos, ou diarreia e, por vezes, confusão. Além disso, evite comer a fruta (bagas) fresca. Na verdade, as bagas devem ser preferencialmente cozidas, como no caso de um xarope, por exemplo.

– Já no século IV antes de Cristo, o célebre médico grego Hipócrates recomendava o sabugueiro para a cura de diferentes doenças.

Fotos

Quando colher o sabugueiro Preparações à base de sabugueiro

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade