Publicidade

Home » Nutrição » Selênio

Selênio

NOMES

selênio tosseNome em português: selênio
Nome científico: selenium (Se)

DOSE DIÁRIA

A dose diária recomendada é de:

– 55 µg

Observações:
– Em um país como a França, o consumo médio diário é de 40μg/dia [fonte: Destino Santé SAS, Setembro de 2010]

– Para a prevenção de diversos tipos de câncer, a dose de selênio diária recomendada pode ser de até 3,8 vezes a dose cotidiana, que é cerca de 200 mg/dia.

NUTRIENTES QUE CONTÊM SELÊNIO

– Carne (rins de porco ou carne bovina crua), frutos secos (castanha-do-Pará), peixes (atum cru, lula, linguado,…), frutos do mar (ostras) e cereais, alho, ovos e laticíneos, frutas e vegetais cultivados em solos ricos em selênio (atenção: há grandes variações de concentração de selênio no solo por região e país. Por exemplo, na Bolívia os solos são muito mais ricos em selênio).

EFEITOS

– Antioxidante (componente de algumas enzimas), intervém no funcionamento do hormônio tireodiano, combate os radicais livres, estimula o sistema imunológico.

INDICAÇÕES

Resfriado, diversas infecções.

– Prevenção possível de certos tipos de câncer (tomando 200 mg/dia), como câncer de próstata, câncer de pulmão ou câncer colorretal.

CARÊNCIA

– Cardiomiopatia (doença de Keshan)

EXCESSOS

– Tóxico, em caso de alta dosagem: 900ug por dia

OBSERVAÇÕES

– Poderia ter um papel importante na prevenção e terapia da síndrome gripal.

– O selênio é cada vez mais recomendado na prevenção de vários tipos de câncer (de próstata, do pulmão, etc.) Os pesquisadores descobriram que os países com solos ricos em selênio, como a Bolívia, tiveram menores taxas de câncer do que outros países ou regiões pobres em selênio como algumas regiões do Brasil. Ingerir o selênio presente na dieta ou através de suplementos é um excelente conselho para a prevenção de câncer.

No entanto, você deve saber que as causas do câncer são freqüentemente múltiplas. Será necessário realizar mais estudos para confirmar o efeito do selênio na prevenção do câncer.

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 30.06.2017

Publicidade