Publicidade

Home » Plantas medicinais » Cranberry

Cranberry

Resumo

CranberryPlanta medicinal utilizada principalmente em prevenção ou como desinfetante das vias urinárias, em caso de cistites repetitivas, é freqüentemente apresentada em forma de suco.

Nomes

Nome em português: cranberry, oxicoco, uva-do-monte
Nome binomial: Vaccinum macrocarpon
Nome francês: Canneberge, cranberry, airelle des marais, airelle à gros fruit, atoca, atoka
Nome inglês: cranberry
Nome alemão: Cranberry
Nome italiano: cranberry

Publicidade

Família

Ericaceae (Ericáceas)

Constituintes

Antocianinas (proantocianinas), flavonóides, taninos.

Partes utilizadas

Bagas

cranberry-2016-fotolia

Efeitos do cranberry

Desinfetante das vias urinárias (por depósito de um biofilme protetor sobre as paredes do sistema urinário) adstingente, antiviral.

Indicações do cranberry

Infecções urinárias como a cistite, principalmente em caso de cistites repetitivas, o efeito é preventivo. Prevenção de infecções intestinais (do tipo viral). Prevenção das cáries (graças ao depósito de um biofilme). O cranberry é considerada capaz de reduzir o colesterol ruim (LDL)

Cranberry

Efeitos secundários

Desconhecemos

Contra-indicações

Desconhecemos

Interações

Uma pessoa que bebeu vários litros de suco de cranberry por dia e tomou warfarina (um medicamento, ou mais precisamente uma molécula utilizada para fluidificar o sangue) foi vitima de problemas ligados à coagulação (sangramento).  De fato, uma dose alta de cranberry tem um papel de inibidor enzimático e aumenta a concentração de  determinados medicamentos  (como a warfarina). Peça conselhos ao seu farmacêutico ou médico se  você for usuário deste tipo de medicamento. Este caso, no entanto, permanece raro e é importante ressaltar que esta pessoa em questão, bebia muito suco de cranberry todos os dias.

Preparações

– Suco

– Cápsula

– Cataplasma

Onde cresce o cranberry ?

A uva-dos-montes (cranberry) é principalmente encontrada na América do Norte. Ela seria originária do Nordeste da América do Norte.
Atualmente, grande parte da produção mundial da fruta provém do seu cultivo em unidades agrícolas industriais situadas sobretudo na América do Norte (Estados Unidos e Canadá).

Foto abaixo: colheita de uva-dos-montes no Fraser Valley, na Colômbia-Britânica (região de Vancouver), no Canadá.

cranberry-2016-recolte

Colheita do fruto
As uvas-dos-montes boiam sobre a água, pois contêm bolsas de ar.
Para a colheita, os produtores inundam as plantações com uma fina camada de água. Para soltar os frutos da planta de uva-dos-montes e fazer com que subam à superfície, os produtores utilizam uma máquina especial. Quando chegam à superfície, todas as frutas podem ser reunidas, tal como exibido na foto abaixo. Essas frutas colhidas com água servem sobretudo para produzir suco e medicamentos (ex. cápsulas). Pequena parte da produção é igualmente colhida diretamente na planta, com o uso de máquinas e sem a utilização de água (inundação), visando a obtenção de frutos frescos.
A planta de uva-dos-monte é um pequeno arbusto que alcança altura entre 15 e 20 cm.

Quando colher o cranberry?

Na América do Norte, os frutos de uva-dos-monte são colhidos no final do outono.

Observações

– Os indígenas norte-americanos empregavam as uvas-do-monte como alimento e igualmente em virtude das suas propriedades medicinais, especialmente na forma de cataplasma, por exemplo, em caso de ferimentos.

– O suposto efeito (ler abaixo) da uva-do-monte na cura das cistites data do final do século 19 (final dos 1800).

Um estudo realizado pela Universidade de Yale nos Estados Unidos e publicado em outubro de 2016 na revista especializada JAMA, mostrou que a ingestão de 2 cápsulas de cranberry (cada um contendo 36 mg do principio ativo: proantocianidina) por dia por mulheres idosas residentes de casas de repouso, não teve efeito significativo sobre a incidência de cistite. Os pesquisadores compararam os efeitos do cranberry com um placebo. Mais de 180 mulheres com idade média de 86 anos participaram deste estudo.

Créditos fotográficos: Creapharma.ch, Fotolia.com

Cranberry

Esta informação foi útil?

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade